O CONSUMIDOR VIRTUAL E A PESQUISA DE MARKETING
Tipo de documento:Projeto de Pesquisa
Área de estudo:Marketing
SANTA BARBARA D’ OESTE-SP 2019 O CONSUMIDOR VIRTUAL E A PESQUISA DE MARKETING Resumo A pesquisa de marketing é a função que liga o consumidor, o cliente e o público ao profissional. Informações usadas para identificar, definir oportunidades e problemas de marketing para gerar, refinar e avaliar ações, monitorar o desempenho e para melhorar a compreensão do marketing como processo. Com base nos conhecimentos de marketing, analisamos a empresa Choco zero, empresa alimentícia focada em produtos sem lactose, em estratégia central, onde foi definido a empresa assim como sua missão, valor e visão. Analisa-se também o posicionamento competitivo desta empresa em cadeia de valor, análise da concorrência, segmentação de mercado, previsão de demanda e analise do macroambiente. E por fim, implementamos a empresa Choco zero no mercado de chocolates sem lactose no Brasil, através de uma proposta de endomarketing, análise de parcerias e alianças e a criação de um método de comunicação com os clientes, um website.
O intuito é chegar à fabricação de um maior portfólio de produtos sem lactose. O público alvo será pessoas com intolerância a lactose. A finalidade é vender em supermercados. A Choco zero visa a sustentabilidade utilizando somente produtos orgânicos e não pratica a colheita de cacau de árvores nativas. Identificação e caracterização dos stakeholders Portanto stakeholders é todo e qualquer grupo ou indivíduo identificável que pode afetar a consecução dos objetivos da organização ou que pode ser afetado por tais objetivos. Sua concentração em leite de vaca é em torno de 5%, e o ser humano é capaz de digeri-la graças à produção interna da enzima lactase. De forma geral, recém-nascidos apresentam alta produção dessa enzima pela grande demanda na ingestão de leite materno.
Com o passar da infância, pode ocorrer uma redução nessa produção, levando à incapacidade parcial ou completa de digerir esse açúcar existente no leite, seus derivados e produtos que possuem a bebida na sua composição. Quando não digerida, a lactose não é absorvida e chega intacta ao intestino grosso. A pressão osmótica do intestino aumenta, retirando água de tecidos adjacentes. Além do que, o perfil dos consumidores de produtos zero lactose tem mudado. Atualmente, além dos intolerantes à lactose, pessoas em geral tem se tornado consumidoras por se sentirem cada vez mais confortáveis com essa linha. A demanda por produtos mais específicos e personalizados é cada vez maior. Portanto baseadas nesses dados e atento em novas oportunidades de negócios, as indústrias têm investido no desenvolvimento de diferentes produtos com baixo.
Teor ou zero lactose. Grupos estratégicos Um grupo estratégico é um conjunto de organizações que fazem parte da mesma indústria e adotam estratégicas semelhantes. Estrategicamente a Choco zero se caracteriza por ser iniciante, adaptativa a novas tecnologias e especializadas em um produto único e segmentadas, ou seja, com uma linha de produtos reduzida inicialmente a chocolates de soja. A empresa que faz parte de um grupo similar a Choco zero é a Bastos Alimentos, a qual utiliza a sua tecnologia em uma linha ampla de produtos, não só direcionado a intolerantes a lactose, mas também alimentos sem glúten, sem proteína do leite animal, sem açúcar, ao vegetarianismo, reeducação alimentar, perda de peso, e também ao público que busca na alimentação uma maneira mais saudável de viver.
PORFÓLIO DE PRODUTOS Chocolate que contenha nos seus ingredientes a enzima lactase para digestão da lactose. Novos produtos sem lactose, como bolachas doces e salgadas. Porém essa pesquisa é desatualizada, então será feita uma pesquisa sob encomenda, que oferece flexibilidade de planejar a pesquisa para atender exatamente às necessidades de clientes. Primeiro será realizado uma pesquisa qualitativa para depois passar para uma pesquisa quantitativa. Usando a técnica qualitativa, a ênfase será dada à aquisição da compreensão e da profundidade dos dados, para isso uma discussão informal em grupo com um moderador preparado será realizada com o objetivo de obter informações sobre os produtos sem lactose, a qualidade, as preferências, as críticas, os sentimentos e sugestões dos participantes. Isso será uma investigação prévia para auxiliar nas escolhas das perguntas para a pesquisa quantitativa.
A técnica da pesquisa quantitativa será abordada através de entrevistas pessoais com perguntas e respostas de pessoas intolerantes a lactose, a fim de saber as necessidades dos indivíduos que utilizam dos produtos do Choco zero e no que pode ser melhorado. Concorrentes da empresa em diferentes dimensões Em primeiro nível a único e principal concorrente identificada é a Bravo Alimentos, uma empresa que já produz chocolate de soja sem lactose assim como outros produtos destinados ao mercado de alimentos funcionais. Seus produtos são revendidos online e nos supermercados, porém, ao realizar visitas a vários supermercados e também pesquisa online pode-se afetar que é a única empresa que produz chocolates sem lactose destinados a revenda online e nos supermercados. Em dimensões superiores, podem-se caracterizar como concorrentes indiretos no mercado de produtos sem lactose, as lojas que vendem produtos específicos naturais e destinados à alimentos funcionais, que podem vir a vender chocolates artesanais sem lactose.
Considera-se a Bravo Alimentos a líder de vendas no setor de produtos de lactose, logo a Choco zero adotou o sistema Benchmarking para análise da concorrência. Assim dado aos recursos escassos e restrição de tempo será resumido a escolha de alguns processos chave de sucesso da concorrente para análise comparativa. Cadeias de valor – ativos de marketing da empresa As atividades primárias da Choca zero são: logística interna, organizar o fluxo dos ingredientes para aperfeiçoar o processo e adquirir, trazer e armazenar materiais dentro da empresa; operações, conversão dos materiais em produtos finais, os chocolates a base de soja; logística externa, entregar os produtos finais atendendo os prazos dos clientes; marketing e vendas, comercialização e promoções dos produtos finas; serviços pós-vendas, para acrescentar valor ao produto oferecido.
Enquanto as atividades de apoio são: infraestrutura da empresa, planejamento, gestão da qualidade, administração, contabilidade e finanças; gerência de recursos humanos, contratação, formação, remuneração, determinação das qualificações e da motivação do pessoal da nossa empresa; desenvolvimento de tecnologia, investimento em novas pesquisas para a melhoria dos processos e dos nossos produtos; e aquisição dos materiais, compra de matéria-prima. Capacidades de marketing da empresa Sendo a Choco zero uma empresa iniciante no mercado, de pequeno porte, deverá concentrar as suas estratégias de marketing dentro das suas características e possibilidades que permitam enfrentar uma concorrência de uma grande empresa estabelecida. Dentro desse pequeno porte, a Choco zero pode se distinguir perante o mercado de produtos de soja da seguinte forma: a) Contato pessoal mais direto com os seus iniciadores de processo, os distribuidores.
b) Vantagens tributárias na produção c) Maior flexibilidade d) Investimentos em uma unidade produto enxuta, nova e revisada. Para prever a demanda, dado o inicio da empresa Choco zero, não poderá ser aplicadas técnicas baseadas na demanda atual nem em demandas passadas, assim sendo, a técnica mais apropriada seriam previsões pela experimentação do mercado. Dentro desta técnica, irá ser descrito as seguintes ações: a) Testar conceitualmente os produtos do Choco zero com possíveis consumidores; b) Promover pré-testes de consumo para introduzir o novo produto no mercado em ambientes de compras simulado; c) Promover a degustação estimulada em ambientes de consumo; d) Buscar opiniões de especialistas de compra do produto em pequena e grande escala. Todos esses dados deverão ser tabulados e alimentados continuamente para a evolução do produto e da empresa.
Através deles será conhecido o nível de aceitação dos produtos do Choco zero e sua respectiva demanda prevista. A partir de uma demanda real, os processos de mensuração poderão ser modificados, tabulando e extrapolando dados aplicando os conceitos de previsão de demanda passada através da análise de tendências, ciclos, sazonalidades e eventos irregulares apresentados durante o período. PLANEJAMENTO DE UMA PESQUISA O posicionamento competitivo de uma empresa, segundo Hooley (2008) está relacionado com a imagem que os consumidores têm sobre a empresa e seus produtos. Assim como para McKenna (1989), onde diz que os consumudores, quando pensam em produtos e marcas, sempre os relacionam a outros produtos ou marcas, estabelecendo uma hierarquia entre eles em suas mentes. Porter (1999) afirma que o posicionamento é a essência da estratégia e deve ser estabelecido a partir da observação do comportamento da concorrência dos fornecedores, dos clientes, das oportunidades e das ameaças do ambiente.
Portanto para realizar uma pesquisa de posicionamento primeiro é necessário analisar o posicionamento da empresa em relação aos seus principais concorrentes e aos seus desejos e necessidades. Para isso a empresa Choca zero realizou e alguma pergunta sobre si mesmo, como por exemplo: “Quem é você?”, “A quem você serve e quais são suas necessidades?”, “Em que negócio você está”?”““, “ Com quem você está competindo?” “O que torna você diferente do seu competidor?”, Desta forma a Choco zero já iniciar seu processo de posicionamento. Dentre os processos de definição de mercados existentes, a Choco zero adota a estratégia alternativa de definição de mercado alvo, o marketing concentrado, por focarmos a atenção somente no mercado de produtos sem lactose. Sendo uma empresa de pequeno porte consegue ter mais intimidade com os consumidores atendendo as suas necessidades.
Estratégias Novas tecnologias têm incrementado a internacionalização do capital, da produção e do conhecimento, acirrando a concorrência nos mercados globalizados. Este processo tem feito às indústrias brasileiras a acharem alternativas para aumentar sua competitividade nestes mercados. Diante deste cenário, o desenvolvimento de alianças é necessário em nossa empresa. Para empresa Choco zero o canal direto tem grande importância para interação mais direta com seus cliente, para isso a empresa criou uma fanpage e um site para vendas online. b) Mercado intermediário É composto por clientes com perspectivas distintas, com requisitos moderados de relacionamento/serviço. Trata-se da relação cliente/vendedor. O mercado intermediário utilizado pela empresa é o varejista, ou seja, os supermercados, onde eles irão possuir outras marcas e produtos, e são eles que dão o preço final ao produto.
c) Contas principais Possuem altos requisitos de relacionamento/serviço e é geralmente grande visto pelos fornecedores, porém se encaixam em um relacionamento comprador-vendedor convencional. c) Desenvolver e por em prática táticas para programar as estratégias. d) Desenvolver e implementar controles para monitorar o sucesso de implementação das etapas e depois o sucesso no alcance dos objetivos estratégicos (Shank & Govindarajan, 1993, p. Pode-se concluir diante da pesquisa e análise dos dados voltando-se ainda aos objetivos principais deste trabalho, a importância da relação de fidelização com o cliente, análise depossíveis aberturas de novos negócios, parcerias, um bom endomarketing, definição correta da atuação da empresa, boa análise da cadeia de valor (agregando valor corretamente), inovação com relação aos novos meios de comunicação, tudo isso com beneficio para a organização.
O mesmo poderá ser o responsável pelo sucesso da organização, através da injeção de ideias inovadoras. Cabe aos gestores da nossa empresa cada vez mais lembrar-se da importância desses conceitos para ter sucesso na organização. MELO, N. R. PEREIRA, A. F. SILVA, C. Estratégia de Marketing e posicionamento competitive. a Edição. São Paulo: Pearson, 2001. LORANGE P; ROOS J. Aliança estratégicas: formação implementação,evolução. K. GOVINDARAJAN, V. Strategic cost management: the new tool for competitive advantage. New York: The Free Press, SILVA, Chrystiane. A reinvenção do capitalismo: a Wal-Mart leva a máxima do corte de custos a níveis desconhecidos e ganha consumidores, mas também críticas. br/noticias/57-do-total-de-consumidores-digitais-de-chocolate-no-brasil-sao-mulheres/>Acesso 25 de abril de 2019.
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