A redação de artigo de Educação – uma breve visão

O propósito de um artigo de Eduação é de formar um problema, estudá-lo, adequar hipóteses, coletar dados, prover uma metodologia própria, e, concluir ou, eventualmente recomendar.

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Escrever artigos não é diferente de produzir uma obra de arte, pois precisam de inspiração, ideias originais, conhecimento de técnicas, um conjunto de ferramentas e para finalizar um meio de divulgação de sua obra. É uma tarefa nada fácil, pois mesmo a pessoa que tem um trabalho intelectual ao longo de muitos anos, ela precisa estar aprendendo a escrever todos os dias.

Para escrever artigos tem que haver um planejamento e preparo. Os problemas de uma boa escrita estão nos erros ortográficos, erros de acentuação e pontuação, a dificuldade de manter uma estrutura linear ao tema solicitado, a fuga da linha do pensamento na introdução causando a perda da sequencia logica, ocasionando uma redação não muito clara, concisa e harmônica.

Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos dessas, responsável pela sua manutenção, perpetuação, transformação e evolução da sociedade a partir da instrução ou condução de conhecimentos, disciplinamentos (educar a ação), doutrinação, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade, ou seja, é um processo de socialização que visa uma melhor integração do indivíduo na sociedade ou no seu próprio grupo.

Enquanto processo de sociabilização, a Educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade. Nesse sentido, Educação coincide com os conceitos de socialização e endoculturação, mas não se resume a estes. A prática educativa formal - que ocorre nos espaços escolarizados, que sejam da Educação Infantil à Pós Graduação - dá-se de forma intencional e com objetivos determinados, como no caso das escolas. No caso específico da Educação formal exercida na escola, pode ser definida como Educação Escolar.

Abaixo seguem as dicas para escolher um tópico de artigo de Educação:

  • Interesse: Escolha um tópico de interesse, pois um tema deinteressante para o akuno resultará em um artigo de pouco valor científico.
  • Conhecimento: É importante o aluno dominar bem o assunto sobre o qual pretende escrever.
  • Um tópico demasiado amplo: Um tópico muito amplo pode-se tornar muito incontrolável, o que prejedicaria a clareza do texto. Porém,por outro lado, um tópico muito pode-se tornar desinteressante e extremamente difícil de pesquisar. É importante tomar o equilíbrio.
  • Diretrizes: Acompanhe cuidadosamente as diretrizes do orientador, pois podem ajudar a evitar que se selecione um tópico inadequado e / ou metodologia de pesquisa.

A Pesquisa de Educação abrange áreas de instrução de currículo, bem como administração, política, financiamento e questões sociais relacionadas. O banco de dados fornece indexação e resumos para um número muito grande de revistas, bem como texto completo para mais de mil revistas. Os tópicos abrangidos incluem todos os níveis de educação desde a primeira infância até o ensino superior, e todas as especialidades educacionais, tais como educação multilíngüe, educação em saúde e testes.

Como há um modelo único e estilo ou maneira certos de escrever, na maioria das vezes um artigo científico, incluso o artigo de Educação é composto da seguinte forma:

  • Elementos pré-textuais: (Título e subtítulo (opcional); nome do autor; resumo na língua original do texto e palavras-chave; resumo (abstract) em uma língua estrangeira, geralmente em inglês e palavras-chave); Metodologia.
  • Elementos textuais: Introdução, Desenvolvimento e a Conclusão.
  • Elementos pós-textuais: Referências/ Bibliografia; Glossário; Apêndices ( Tabelas, gráficos, fotos, questionários ), e/ou Anexos (materiais de outra autoria, artigos da internet, imagens, listas etc.).

Resumo: Qualquer artigo necessita de um resumo. Muitas vezes, o resumo costuma ser de 100 a 300 palavras, o que geralmente fornece uma visão ampla, porém breve e nunca ultrapassando mais de uma página. O resumo descreve a essência, o tema principal do artigo. Inclui a questão de pesquisa colocada, seu significado, a metodologia e os principais resultados encontrados. Notas de rodapé ou trabalhos citados nunca são listados em um resumo. Lembre-se de ter muito cuidado na composição do resumo. É a primeira parte de todo o trabalho que o leitor irá ler. Deve impressionar com um forte conteúdo, bom estilo e apelo estético geral. Jamais deve ser escrito ás pressas ou descuidadamente.

Introdução e Declaração do Problema: Uma boa introdução apresenta o principal problema de pesquisa e argumento de tese. O que exatamente se esta estudando e o porquê é importante e original.

Metodologia: É o lugar da discussão da metodologia de pesquisa, da apresentação dos métodos de pesquisa (qualitativa ou quantitativa), se foi utilizado um questionário ou entrevista, amostrar como foi a coleta de dados e assim por diante.

Denvolvimento: Esta é geralmente a parte mais longa do texto.É onde o autor suporta a tese e constrói o argumento. Contém a maioria das citações e análises. Esta seção deve se concentrar em um desenvolvimento racional da tese com raciocínio claro e sólida argumentação em todos os pontos. Um foco claro, evitando digressões sem sentido, fornece a unidade essencial que caracteriza um artigo educativo relevante.

O processo de pesquisa descobre o que outros escritores escreveram sobre seu tópico. Seu artigo de Educação deve incluir uma discussão ou revisão do que é conhecido sobre o assunto e como esse conhecimento foi adquirido.

Conclusão: Depois de passar a escrita do desenvolvimento, introduzindo e argumentando os pontos no corpo principal do artigo, a conclusão traz tudo junto e sublinha o que tudo isso significa. Uma conclusão estimulante e informativa deixa o leitor informado e bem satisfeito. Uma conclusão que faz sentido, quando lida independentemente do resto do artigo, irá receber elogios.

Referências/ Bibliografia: Para qualquer trabalho de pesquisa , escrever uma bibliografia é essencial para dar crédito justo ao trabalho de autores anteriores no campo. Escrever uma lista de referências também permite que o leitor verificar as fontes originais se eles exigem mais detalhes.

Apêndices: Artigos de pesquisa sobre educação geralmente contêm um ou mais apêndices. Um apêndice contém material que é apropriado para ampliar a compreensão do leitor, mas isso não se encaixa muito bem no corpo principal do papel. Esse material pode incluir tabelas, gráficos, resumos, questionários, perguntas de entrevista, estatísticas longas, mapas, fotos, fotografias, listas de termos, glossários, instrumentos de pesquisa, cartas, cópias de documentos históricos e muitos outros tipos de material suplementar. Um artigo pode ter vários apêndices. Eles geralmente são colocados após o corpo principal do papel, mas antes da bibliografia ou obras citadas seção. Geralmente são designados por títulos como Apêndice A, Apêndice B, e assim por diante.

Ao corrigir o texto, muitos alunos deparam com grande quantidade de erros de síntaxe, gramaticais e ortográficos. Por isso,é sempre importante revisar e corrigir todos estes erros no seu artigo de Educação.

Avalie também os aspectos estéticos do texto. Outro ponto para se redobrar atenção para uma correção diz respeito aos aspectos estéticos. Atentar-se também a margens regulares e se a paragrafação está bem feita. A exposição do título é outro elemento para ser checado.

Redobre atenção aos aspectos gramaticais, os elementos que cobram a coesão e a coerência de um texto devem ser claramente representados nele. Por isso, é importante ter total atenção quanto aos elementos da norma culta, se estão sendo plenamente atendidos ao longo da redação, para evitar que o aluno seja prejudicado. Acentuação, ortografia, concordância, todos esses aspectos devem ser claramente marcados para que se perceba os pontos de melhoria que precisa implementar dentro do texto.

Quanto à estilística, o que deve ser observado:

  • Repetição de palavras, com atenção especial ao pronome “que” e também de ideias: empobrecem o texto.
  • Frases longas: deixam o texto confuso.
  • Se há elementos conectivos: são essenciais para a coesão (mas, porém, contudo, entretanto, etc.)
  • Emprego de palavras ou de argumentos em lugares errados.

Depois de escrever o artigo acadêmico, o autor necessita submetê-lo à publicação. As publicações são feitas em revistas científicas classificadas por área e podem ser da Universidade (curso ou departamento), nacionais ou internacionais. Procure escolher o periódico que melhor se ajusta ao tema que abordará. Assim que tiver escolhido a revista em que pretende publicar, deve-se acessar o site da mesma para consultar as normas de preparação do artigo, pois cada periódico tem regras específicas.

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João São marcos

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Nayara sousa

Você é o melhor escritor que eu já vi. Muito obrigado pela sua ajuda!  
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Esse cara realmente sabe escrever um ensaio incrível! Muito obrigado!
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Giovana Machado

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