O personagem trágico de Antígona

Publicado em 14.06.2023 por Juliana N. Tempo de leitura: 4 minutos
aacute;lise da peça Antígona e considerando seus personagens trágicos, é compreensível que possa haver muitas oportunidades diferentes. Antígona é o personagem principal que é claramente demonstrado para o trágico. Esta mulher desempenha o papel tão grandemente, porque ela tem tudo o que atende aos requisitos do personagem. A propósito, seu caráter trágico inclui a falha trágica e a queda.

A definição do personagem trágico é a pessoa que sofre uma queda durante a peça. E o caráter trágico desta peça também tem uma falha trágica, e é o evento que traz a queda do personagem principal.

O enredo da peça pode nos dar muitas pistas ou dicas que podem revelar o caráter mais trágico da peça notada. No jogo “Antígona” são oferecidas muitas pistas que determinam o caráter trágico. E, claro, é Antígona nessa peça. O personagem principal tem uma falha trágica. Por exemplo, ela escolhe enterrar seu irmão Polynices. Mas a realidade mostra que a lei proíbe tais ações devido ao fato de seu irmão ser um traidor. A queda de Antígona é a morte dela. O personagem principal morreu depois que ela enterra seu irmão Polynices. A mulher é pega e trazida para Creonte, cujo filho Haimon estava pronto para se casar com ela. Ele a baniu pelas diferentes razões e trancou na caverna. Aqui o personagem principal se enforca e com o tempo Haimon também se mata porque ele não quer viver sem ela.

A tragédia da peça é que a personagem trágica principal Antígona decide enterrar seu irmão, que se bane e depois se mata, se fechando em uma caverna. Os leitores e espectadores se preocupam com o personagem principal, porque, do ponto de vista deles, ela fez tudo certo. Quem pode abusar dela porque ela queria enterrar o irmão? Todos nós entendemos que é um desejo normal e adequado, que deve ser real. Mas é o fim da história, que termina quando ela comete suicídio e se enforca. Depois disso, Haimon também se mata e todos sofrem com suas ações, pensando em suas mortes. O conceito do destino atrai atenção e efeitos sobre as ações, feitas pelo caráter principal e trágico, e isso é tão importante. O destino do ponto de vista da Antígona é que ela tinha o direito de fazer uma escolha. Mesmo que essa escolha a leve a cometer o suicídio. No entanto, é sua escolha, e ninguém fez isso por ela. Este é o sentido real do caráter trágico no jogo mencionado que é chamado de "Antígona".

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.