A Definição de Estudo de Caso e Sua Importância

Para Thomas, G. a definição de estudo de caso é simples: "Estudos de caso são análises de pessoas, eventos, decisões, períodos, projetos, políticas, instituições ou outros sistemas que são estudados holisticamente por um ou mais métodos".

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Este artigo examina a definição de estudo de caso, um método de pesquisa que é usado para olhar indivíduos, um pequeno grupo de participantes, ou um grupo como um todo. Os pesquisadores coletam dados sobre os participantes usando observações diretas, entrevistas, protocolos, testes, exames de registros e coleções de amostras. Iremos detalhar um pouco da história desta metodologia usada para pesquisa, bem como as aplicações e métodos geralmente atualizados. Abordaremos as diferentes formas de lidar com a validade, confiabilidade e generalização.

Realizar esse tipo de estudo é algo muito comum nas áreas das ciências, tais como Psicologia ou Sociologia.

  • É um método de pesquisa comumente usado em ciências sociais.
  • A sua metodologia possibilita que um pesquisador analise e investigue de perto em um contexto em particular.
  • É uma estratégia bastante útil de pesquisa pois é investigação empírica que investiga um fenômeno dentro de seu contexto da forma mais real possível.
  • São baseados em uma investigação aprofundada de um único indivíduo, grupo ou evento para explorar as causas dos princípios subjacentes.
  • É uma análise exploratória e descritiva em relação a uma pessoa, grupo ou evento.
  • Evidencia de forma qualitativa baseando-se em diversificadas fontes de evidência e facilita o posterior desenvolvimento de teorias ou proposições.
  • Por norma, sua metodologia seleciona uma área geográfica limitada ou um número bastante reduzido e controlado de pessoas.
  • Permite uma sistematização na forma de observar eventos, coletar dados, analisar informação e reportar resultados.

Como acontece com quase todos os termos acadêmicos, científicos e teorias cada conceito e sua definição vai sofrendo alterações e adaptações com o passar dos anos e a definição de estudo de caso não foge à tendência.

  • Acredita-se que o método do estudo de caso tenha sido introduzido primeiramente nas ciências sociais com Frederic Le Play em 1829.
  • No século XX, os estudos de caso começaram a ter lugar nas disciplinas de antropologia, sociologia e psicologia.
  • Nas décadas de 60 e 70, investigadores começaram a procurar métodos de pesquisa alternativa, tornando assim possível a evolução dos estudos de caso finalmente aceito como um método válido pela comunidade científica na década de 80.
  • É muito utilizada por historiadores, assistentes sociais, professores, etc como ferramenta de aprendizagem, uma vez que através da cuidadosa análise e discussão de inúmeros estudos de caso, os investigadores conseguem reconhecer fatores cruciais em determinados contextos e, dessa forma, contribuir para a resolução de uma problemática.

A etnografia utiliza esse método e pode ser comumente encontrada em estudos de caso de comunicação. A etnografia é a descrição, interpretação e análise de uma cultura ou grupo social, através da pesquisa de campo no ambiente natural do grupo estudado. O principal método de pesquisa etnográfica é através da observação onde o pesquisador observa os participantes durante um período de tempo alargado dentro do próprio ambiente dos participantes.

  • Ilustrativos: Estes são principalmente estudos descritivos. Eles normalmente utilizam uma ou duas instâncias de um evento para mostrar como é uma situação. Servem principalmente para revelar algo desconhecido e torná-lo familiar assim como dar aos leitores uma linguagem comum sobre o tema em questão.
  • Exploratórios (ou piloto): Estes são estudos de caso condensados geralmente realizados antes de implementar uma investigação em grande escala. Sua função básica é ajudar a identificar questões e selecionar os tipos de medição antes da investigação principal. O principal obstáculo deste tipo de estudo é que os achados iniciais podem parecer suficientemente convincentes para serem liberados prematuramente como conclusões.
  • Cumulativos: Estes servem para agregar informações de vários estudos ou investigações coletadas em momentos diferentes. A intenção deste tipo de estudo é usar estudos anteriores de forma a permitir uma maior generalização sem custo adicional ou tempo gasto em novos estudos.
  • Críticos: Estes examinam um ou mais locais com a finalidade de examinar uma situação muito específica e com pouco ou nenhum interesse na generalização, ou para pôr em questão ou desafiar uma indicação altamente generalizada ou universal. Este método é útil para responder a perguntas de causa e efeito.
  • Históricos: estudam um certo evento ao longo do tempo oferecendo uma análise e descrição holística de um ponto de vista histórico.
  • Observacionais: métodos primários de investigação para coletar dados através de observação participativa reforçada com entrevistas informais e formais.
  1. Particularista – Se foca em algo muito concreto e particular, seja uma pessoa, um evento, um fenômeno ou um grupo.
  2. Descritivo – Graças ao fato de ser totalmente dedicada a apenas um objeto de estudo, o produto final desse tipo de investigação é rico em conteúdo, descrição e informação.
  3. Heurístico – Enriquece o conhecimento e entendimento dos leitores para determinado fenômeno.

Vantagens: Fidedigno, metodologia válida cientificamente, oferece informação detalhada sobre um individuo em um ambiente particular, baseado em situações da vida real, flexível e permite a contextualização do evento.

Desvantagens: Usualmente, não permite generalizar, alguns acham que é muito subjetivo, pode ser dispendioso, algumas questões éticas, tempo dispendido.

Este tipo de investigação permite analisar em profundidade um determinado fenômeno contemporâneo da vida real através de uma análise contextual detalhada de um número limitado de ocorrências ou condições. Alguns deles, têm um caráter longitudinal aplicado relativamente a um único caso ou evento. Esses estudos longitudinais fornecem uma forma sistemática de observar os acontecimentos, dados, analisando informações e relatando os resultados durante um longo período de tempo. Por exemplo, acompanhar o desenvolvimento de gêmeos ao longo dos anos, até alcançar a idade adulta. Se o estudo de caso, por exemplo, é sobre um grupo, descreve o comportamento do grupo como um todo, não o comportamento de cada sujeito no grupo.

Estudos de caso podem ser produzidos seguindo um método formal de pesquisa. Estes estudos de caso são susceptíveis de aparecer em locais de investigação formal, como jornais e conferências profissionais. Os resultados com estudos de caso têm tido um lugar proeminente em muitas disciplinas e profissões, desde psicologia, antropologia, sociologia e ciência política à educação, ciências administrativa ou clínica e trabalho social.

O estudo de caso é uma estratégia de pesquisa, uma investigação empírica que estuda um determinado tópico diretamente em seu contexto. A pesquisa em estudos de caso pode integrar dados quantitativos, e costuma basear-se em múltiplas fontes de evidência, beneficiando previamente o desenvolvimento de futuras teorias. Porém, a pesquisa de estudos de caso não deve ser confundida com a pesquisa qualitativa, pois os estudos de caso podem basear-se em qualquer combinação de dados quantitativos e qualitativos. Ao mesmo tempo, os ensaios repetidos podem fornecer uma estrutura estatística que permite inferir a partir de dados quantitativos.

O estudo de caso é eficaz para generalizar o tipo de teste de Karl Popper, que faz parte da reflexividade crítica. Ele usou o famoso exemplo: "Todos os cisnes são brancos", e propôs que apenas uma observação de um único cisne negro falsificaria essa proposição e, dessa forma, teria um significado mais generalizado e incentivaria outras investigações e construção de teorias.

Um caso crítico é definido como tendo importância estratégica em relação ao problema geral. Um caso crítico permite o seguinte tipo de generalização: "Se é válido para este caso, será válido para todos os outros casos." Em oposição: "Se não é válido para este caso, então não é válido para quaisquer outros casos, ou apenas para alguns". Em alguns campos de estudo, um único caso permite assumir a premissa de que esse resultado será esperado em uma maior amostragem, caso esta tenha exatamente as mesmas características.

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