Muitas organizações não conseguem acompanhar as constantes mudanças na legislação e deixam de atender várias novas exigências, sejam elas tributárias, trabalhistas, previdenciárias, recursos humanos, tecnológicas, entre outras.
Portanto, em um mercado tão competitivo, as empresas devem procurar a cuidar de suas atividades fins e direcionar o máximo de esforço para alcançar esse objetivo. Através da auditoria trabalhista, objetiva-se evitar incorreções e ônus adicionais nas rotinas laborais, como: pagamentos a maior de verbas trabalhistas, reclamatórias; multas, pagamentos indevidos ou a maior de INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), contribuições sindicais, entre outros.
O especializado em auditoria trabalhista examina as operações trabalhistas, através de uma análise criteriosa na área de Recursos Humanos, verificando o cumprimento da legislação, identificando irregularidades, como forma de prevenção e redução de custos e riscos na área trabalhista. Os procedimentos realizados são os cálculos da folha de pagamento, verificação da jornada de trabalho, concessão de férias, cálculos e recolhimento do INSS, FGTS, IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte), seguro de acidentes de trabalho revisão das rescisões. O auditor trabalhista, examina desde a admissão até a demissão do empregado.