O que é um plano de negócios?

A realidade é que se você está a começar ou a querer dar uma lufada de ar fresco a seu negócio, precisa de ter um plano para que tudo dê certo. Mas a questão principal não deve ser se você escreve o seu plano. Isso tem mesmo que acontecer. O fundamental mesmo é como escrever um plano de negócios que levará a sua empresa onde você quer. Até à sua meta.

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Então se você tem uma empresa média pode continuar a ler o artigo seguido. Mas se você está a começar e sua empresa é muito pequena, tem outros passos que precisa dar primeiro. Siga e frente, diretamente para o título: definindo passos concretos.

O seu plano de negócios é essencialmente as suas respostas para uma extensiva lista de questões. A primeira e mais importante questão é esta: até onde é que quer que o seu negócio vá? Dito de forma diferente, o que quer que o seu negócio seja em três, cinco ou mesmo 10 ou mais anos? Depois há que responder a outras questões como:

  • Qual o nível de receitas e lucros que tem nesse momento?
  • Quantos empregados tem?
  • Em quantos locais está?

E por aí a fora.

Da mesma forma, seu plano de negócios deve conter a resposta a todas essas perguntas para um período de tempo curto, digamos um ano. Imagine-se a responder às mesmas perguntas daqui a um ano e diga as respostas que gostaria de dar. Quer saber o que acabou de fazer? De criar seus objetivos a curto prazo. Ou seja, você vai tomar consciência de quais são os objetivos de seu negócio para o ano atual, e do que você deve realizar para tornar o ano um sucesso.

Bom poderia ser se nosso objetivo fosse apenas dar-lhe um plano de negócios básico e sem aplicação. Porém nosso objetivo é que você tenha algo de concreto para trabalhar. Por isso, uma vez respondidas aquelas perguntas de planejamento de negócios, você claramente tem que responder a perguntas relativas a cada uma das seções principais do plano da seguinte forma:

  1. Análise da Empresa: que produtos e/ou serviços você oferece agora e/ou quais você vai desenvolver e oferecer no futuro?
  2. Análise da Atividade: quão grande é/são o seu mercado(s) e como estão eles mudando? Que tendências os estão afetando e se estas tendências são um bom sinal para o seu futuro sucesso?
  3. Análise da Concorrência: quem são os seus competidores e quais são as suas principais forças e fraquezas? Em quais áreas você terá ou ganhará vantagem competitiva? Como?
  4. Análise de Clientes: quem são os seus clientes-alvo? Quais são os seus perfis demográficos e/ou psicográfico? Quais as suas necessidades?
  5. Plano de Marketing: como você atingirá os seus clientes-alvo? Quais as táticas promocionais e os canais de marketing você usará? Como é que tabelará os seus produtos e/ou serviços? Qual o posicionamento de marca que você deseja para ambos?
  6. Gerenciamento de Equipe: quem forma a sua equipe atual e que contratações chave deve fazer para levar em frente esta oportunidade à sua frente. Você irá formar um Quadro de Conselheiros ou Diretores, e se sim, quem você procurará?
  7. Plano de Operações: qual é o seu plano de ação? Quais são os marcos que você deve realizar para ir de onde você está agora para onde você quer estar no final do ano? No final de cinco anos?
  8. Plano Financeiro: que quantidade de fundos externos (se aplicável) você vai precisar para construir a sua empresa? Em que áreas estes fundos serão investidos? Quais são as suas receitas e os lucros projetados ao longo dos próximos um a cinco anos? Que ativos você deve adquirir?

Responder às perguntas nestas oito seções-chave do plano de negócios ajuda você a formular metas específicas de negócio. Elas também ajudam você a responder à pergunta mais importante a ser incluída quando você escreve o Resumo Executivo do seu plano de negócios, que é o seguinte: por que seu negócio está qualificado para ter sucesso?

Há muitas razões pelas quais o seu negócio pode ser qualificado excepcionalmente para ter sucesso. Por exemplo, poderia ser a qualidade de sua equipe de gerenciamento. Ou a tecnologia exclusiva e/ou parcerias que você criou. Mas, o que é mais importante, se você não tem qualificações únicas, é muito fácil para os concorrentes roubar seus clientes e sua participação no mercado a qualquer.

Assim, se você está pensando agora de forma concreta em escrever um plano, sente-se e comece respondendo às questões delineadas acima. É a parte de pensar e estrategizar que é atualmente a parte mais importante. Claro, se você quer que outros leiam e/ou financiem o seu negócio, o seu plano tem de ser corretamente lido e formatado. Mas é o conteúdo do plano de negócios, a sua estratégia e as razões pelas quais você terá sucesso, que levará outros a investir ou de outra forma juntar-se em sua conquista para construir um próspero negócio!

Tudo isso é muito bonito, mas se seu negócio é pequeno, você não estará familiarizado com todo o palavreado acima escrito. Então, antes que saia disparado, vamos lá concretizar um planos mais simples. Depois, quando estiver a progredir a todo o vapor, volte aqui e refaça seu plano de acordo com as diretrizes faladas acima.

Pronto, sua empresa é bem pequena, Só você trabalha nela ou, no máximo, uma mão cheia de pessoas. O primeiro passo é mesmo definir seu cliente alvo. Para que isso se torne mais simples, imagine se é homem ou mulher e dê nome para ele. Depois comece a criar a personagem de acordo com as várias caraterísticas médias de seu cliente comum: idade, profissão, estatuto social, hobbies… aprenda a conhecer seu cliente como se de um amigo se tratasse. Depois veja porque será ele seu cliente. Ele tem um problema e você tem a solução. De que forma esse problema afeta seu cliente amigo? Qual a sua dor mais profunda e como você pode resolvê-la?

Agora você estará não no mundo puramente comercial, mas na esfera emotiva de seu cliente. E quando você perceber verdadeiramente esta etapa, estará pronto para alavancar seu negócio.

Você vai começar a entender que seu cliente procura você não pelo produto, mas pela capacidade que você tem em resolver seu problema (mesmo que seja vendendo um produto). Ele estará ligado a você emotivamente e nessa altura você irá apresentar uma solução inteligente para seu problema. Mais que isso, você vai mostrar para ele que sabe do que está a falar e vai discursar com autoridade, apresentando seu produto. Não a autoridade de patrão, mas a autoridade do conhecimento. Dará dicas e conselhos únicos e fará seu cliente sentir-se especial. Ele quererá voltar, não pelo produto, pois provavelmente encontra o mesmo produto noutro lugar, mas porque sentiu-se pessoa acolhida, compreendida na sua dor e você resolveu seu problema. Ele terá um sentimento de gratidão que fará com que volte.

Fazendo isto a todo os clientes que entram em contato consigo, você estará a criar uma rede de amigos que vão querer voltar a estar consigo, que vão querer voltar. Seu negócio vai começar a crescer de dia para dia. Então estará na hora de voltar às questões iniciais deste artigo.

Seja qual for o patamar de sua empresa, nós estamos aqui para ajudar você a criar um plano que vai alavancar seu negócio. Entre em contato conosco através dos meios dispostos em nosso site e descubra hoje mesmo o que podemos fazer por você. Somos

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João São marcos

Muito obrigado para a solução de problemas no sistema hidráulico! Tudo é feito de forma rápida e eficiente.
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Nayara sousa

Você é o melhor escritor que eu já vi. Muito obrigado pela sua ajuda!  
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Rômulo Vinícius Reis

Esse cara realmente sabe escrever um ensaio incrível! Muito obrigado!
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WILLYAM SZREIDER

Muito obrigado ao escritor !!! Executivo, responsável, responsivo. Tudo no tempo indicado. Eu recomendo !!!
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Giovana Machado

Um maravilhoso escritor! Todos tiveram um bom desempenh. Muito satisfeito, eu aconselho a todos)
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Raphaela Duarte

Graças ao escritor para urgência e compreensão. Obrigado pela responsabilidade e boa vontade

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