Ideias de melhores títulos para o seu redação e textos

Publicado em 30.11.2023 por Juliana N. Tempo de leitura: 13 minutos

O título é uma parte muito importante de qualquer texto. A principal função dos títulos é gerar curiosidade para a leitura e dar uma ideia para o leitor sobre o que ele vai encontrar ali. Dentro da realidade acadêmica o título de redação - seja de artigos, textos dissertativos, TCC, resumos, resenhas, entre outros - também precisa trazer a ideia central do que o estudante vai dizer dentro do texto. Para te ajudar a desbloquear, preparamos um guia completo sobre como você pode criar títulos de textos criativos e chamativos para qualquer tipo de trabalho acadêmico.

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O que é um título impactante

O título impactante é aquele que instiga a curiosidade e a vontade do leitor de continuar a ler o seu texto. É o famoso headline, a primeira linha, ou a linha de abertura. As headlines alinham as expectativas entre o autor e o leitor.

O objetivo aqui não é fazer um título bonito e sim dar um nome estratégico ao seu trabalho, a fim de conquistar o professor e conseguir uma boa nota de avaliação. Para isso, é preciso entender algumas questões antes de criar títulos impactantes.

Você precisa ter em mente que os títulos não devem ser longos. Deve ficar no máximo em duas linhas. O ideal é que seja apenas uma.

Por que é preciso colocar títulos chamativos na redação acadêmica

Por que é preciso colocar títulos chamativos na redação acadêmica

Em primeiro lugar, um título é o nome que você dá ao trabalho já desenvolvido por você. É ele que vai te diferenciar dos outros alunos, que vai dar não só o seu toque pessoal, mas servirá como estratégia para o desenvolvimento do conteúdo.

E segundo, que através do título é que o leitor vai começar a entender o que você vai abordar e pode chamar a atenção para continuar com a leitura. Não é obrigatório que todos os textos acadêmicos tenham títulos, embora seja altamente recomendado.

Nos textos que possuem natureza de dissertação argumentativa, por exemplo, a atribuição de um nome ao texto pode estar diretamente relacionada à nota que será obtida após a correção daquela mensagem escrita pelo professor. Em geral, todo texto dissertativo argumentativo precisa ter um título.

O ideal é que o estudante procure por uma cartilha da redação acadêmica, ou outro material que deve ser disponibilizado pela universidade ou faculdade que frequenta. Só assim saberá dos elementos que são obrigatórios ou não para a redação.

Sobre textos de natureza dissertativa-argumentativa

Os textos dissertativos argumentativos fazem parte, não só da rotina de um estudante acadêmico, mas também dos vestibulandos e de quem escolheu estudar para concurso. Por isso é uma dúvida recorrente saber se um texto dissertativo precisa de título ou não.

Primeiro precisamos esclarecer: texto dissertativo tem título sim. Sobre esta dúvida, no entanto, a melhor resposta que podemos dar é que, a não ser que exista uma orientação bastante clara quanto à desconsideração do título na atribuição de nota, ele integra o texto de maneira intrínseca. Portanto, será avaliado em relação à coerência com os demais conteúdos escritos. Se o título não for obrigatório, você deve ter em mente que poderá atribuir título ou não:

  1. Se, por acaso, optar por não atribuir, tenha em mente a certeza de que não será descontada nota por isso;

  2. No entanto, se o título for opcional, e mesmo assim você optar por elaborá-lo, ele passa a fazer parte da redação e, desse modo, será devidamente avaliado em relação ao conteúdo que tenha sido desenvolvido por você. É preciso levar em conta a coerência.

No caso de serem textos para provas, em geral, não é obrigatório colocar titulo em redação de concurso ou do Enem, a não ser que seja expressamente orientado. Caso seja, as suas headlines precisam ser altamente impactantes para conquistar a banca, mas como o tempo é um pouco escasso na hora da prova, deixe para fazê-la no final.

Dentro do contexto acadêmico é sempre bom colocar títulos para textos de natureza dissertativa-argumentativa. Ele reforça o seu conteúdo, dando um nome a tese que será apresentada e diz um pouco sobre o que o leitor - no caso o professor - vai encontrar ali.

Preste atenção: o título da redação só é obrigatório se isso vier expressamente informado na prova. Nos outros casos, é opcional. Seja cauteloso ao optar por fazê-lo, pois, por vezes, é preferível deixar sem incluir algo impreciso, confuso ou mal feito.

Como criar títulos impactantes para os meus trabalhos

Como criar títulos impactantes para os meus trabalhos

Antes de te falar como criar um título, é preciso que você entenda que ele é mais do que uma parte da estrutura de uma redação. Ele precisa passar uma ideia eficiente e forte sobre o teor do que ali se escreveu. Precisa evidenciar qual a mensagem que se tentou transmitir e qual o posicionamento que o autor tem sobre determinado tema.

Parece complicado, mas não é. Para começar a ter uma noção de como fazer o seu, busque por modelos de títulos em materiais já prontos na biblioteca da faculdade, porque estes são os principais exemplos de títulos profissionais que você poderá ter.

Estude os títulos prontos para redação e comece a perceber o padrão que há em todos eles. É isso que você deve seguir. Deve-se observar as regras da língua portuguesa, como concordância dos verbos; evitar palavras muito difíceis, que a maioria das pessoas não entende de primeira; e priorizar palavras simples, mas que tenham impacto.

Para exemplificar melhor a concepção de um bons títulos, vamos analisar como o processo de criação funciona dentro do marketing, que é uma área que praticamente tem como base criar boas headlines.

O segredo do mundo do marketing é criar estratégias que instiguem o leitor a consumir o seu conteúdo seja em site, emails, redes sociais (como instagram e youtube). Tudo é estratégico até para criar um site e pensar nas páginas que o vão compor desde o menu até a pesquisa e quem somos. O objetivo final é ganhar mais clientes, ou seja, gerar resultados financeiros para o negócio.

Tendo isso em consideração, pense no seu trabalho como o de um criador de conteúdo que quer chamar a atenção para um post que fez no instagram, ou uma chamada para o vídeo do youtube ou ainda convidando alguém para abrir seus e-mails.

  • O que faz uma pessoa parar para ler ou assistir esse conteúdo?
  • Como que aquelas pessoas conseguem atrair visitantes e criar audiência?
  • Por qual razão alguém clica num post ou vídeo?

Faça o exercício de olhar com outros olhos para tudo o que você lê. Preste atenção nos padrões, veja comentários em post e o resultado que ele gerou para o criador de conteúdo. Os tipos de título entre os do marketing e do trabalho acadêmico não são iguais, mas o desafio é o mesmo: mostrar no título o que vem em seguida, mas fazer com que o leitor perceba os benefícios de ter começado a ler a sua redação.

O Google Keywords tem uma excelente funcionalidade. Como estudante, essa ferramenta pode trazer o benefício de pesquisar por palavras mais procuradas dentro do tema da redação que estiver redigindo. Ela funciona quase como um gerador de títulos para textos. Você pode organizar as palavras-chaves que ele mostra e montar títulos bonitos e atraentes para redação.

Um dos princípios da criação de títulos chamativos são as pesquisas. No marketing, fale-se muito em persona. É entender o tipo de pessoa que consome o seu conteúdo, a sua audiência. No seu caso é o professor ou a banca examinadora. O que você acha que seria um diferencial?

Depois disso, faça uma lista com todos os nomes que te chamaram a atenção e comece a criar os seus, baseando-se nestes exemplos de títulos de redação.

Dicas, vídeo e ideias de títulos para redação

Na hora de escolher os melhores títulos, algumas dicas são muito úteis. Fuja um pouco de argumentos repetitivos, pois um título pode e deve ser criativo. Além disso, usar palavras como: porque, como, saiba, ou apenas reproduzir o tema no título podem fazer com que sua avaliação não seja tão boa - se for o caso de o título ser avaliado.

Alguns exemplos de ideias de título para redações:

  • Açúcar: ele é mesmo o mal do século?
  • Estudo de caso: relação entre o uso do celular e o aumento da obesidade infantil
  • Proposta de intervenção: mudanças drásticas no Senado

Essas são apenas algumas dicas de títulos que vocês podem utilizar na redação. Percebam que as frases anunciam sobre o que o texto tratará, porém, deixam o leitor com curiosidade suficiente para ter interesse em ler mais sobre o assunto. A forma como as frases são escritas aguçam a curiosidade.

Separamos ainda um vídeo especialmente para aprofundar um pouquinho mais o tema e te fazer entender como você deve pensar para criar o título perfeito para o seu trabalho. Neste vídeo, o autor falar especificamente sobre marketing, mas a ideia central é a mesma. Aproveite este conteúdo para refinar o seu trabalho acadêmico e se destacar entre os alunos da sua turma.

Títulos para trabalho acadêmico: erros mais comuns

É natural que os estudantes cometam erros ao colocar headlines nos seus textos acadêmicos. Nós separamos aqui alguns dos principais erros para você evitar a qualquer custo reproduzi-los no seu trabalho:

  1. Frases muito longas: evite ao máximo frases grandes demais, porque além de poder ficar muito confuso, o leitor pode perder totalmente o interesse no seu texto, ainda que ele seja muito bom. Usar muitas palavras pode parecer muito vago. É o mesmo que não dizer nada.

  2. Usar palavras difíceis: Alguns estudantes acreditam que usar palavras prolixas podem causar uma boa impressão, mas na verdade, algumas delas podem retirar a atenção do leitor para a leitura. Evite sempre que puder e busque por sinônimos.

  3. Ser muito generalista: Não coloque nos seus títulos exemplos muito amplos e gerais, porque pode causar uma má impressão. "Direitos das mulheres no Mundo". É muito provável que você não fale de todos os países do mundo no seu trabalho, portanto, é melhor ser mais específico sobre o quê exatamente tem ali como: "Direitos das mulheres: diferença das leis entre os países X,Y e Z"

  4. Divergir entre título e o tema: é comum que os estudantes confundem um pouco e usem o tema como título. Ou ainda ,que pensem demais no que ficaria legal de escrever, mas fogem totalmente do assunto que foi abordado no texto.

  5. Não conseguir criar clareza: seja muito claro e objetivo na ideia do que você quer passar. Não se limite a pensar que está montando um quebra-cabeça com as palavras. Basta resumir a ideia central da redação de forma muito simples e objetiva.

Tema e Título No Texto Acadêmico

Quando se fala nesses dois tópicos, título e tema, é muito comum confundi-los, e isso acontece mais do que você imagina. Justamente para ajudar você, vamos mostrar exemplos de cada um deles. O título faz referência ao assunto que vai ser abordado no texto, de forma vaga e sucinta, geralmente utilizado no início da redação.

O tema, por sua vez, é o assunto que vai ser abordado, todos os dados e não apenas um resumo de uma frase deste. Vamos ver alguns exemplos:

Assunto e Título

Tema

Saúde: "A pandemia e o descaso com a saúde"

A pandemia causada pelo Covid-19 veio para expor de vez o descaso com a saúde pública, que por anos permaneceu esquecida e sucateada.

Educação: "Aulas remotas: a realidade brasileira"

Com o fechamento das escolas devido a pandemia, houve a necessidade de dar continuidade às aulas remotamente, o que expôs a desigualdade brasileira, mostrando que muitos alunos não possuem sequer um computador com acesso a Internet em suas casas.

Saúde: "A importância da vacina"

Desde que foi criada pelo homem a vacina tem protegido a humanidade contra uma série de doenças que por vezes matam milhares. Atualmente sua eficácia e necessidade têm sido discutidas novamente.

Direitos da criança e do adolescente: "As crianças são o futuro do Brasil: o país tem cuidado bem do seu?"

A Constituição do Brasil afirma, em seu artigo 227, que o Estado, a família e também a sociedade devem garantir prioritariamente às crianças, aos adolescentes e aos jovens todos os principais direitos (à vida, à saúde, à alimentação, à educação, dentre outros), além de protegê-los de negligências, discriminações, explorações, violências e todo tipo de crueldade e de opressão. Como o país tem aplicado este artigo? O Brasil tem seguido suas leis?

Meio ambiente e desenvolvimento econômico: "Economia e sustentabilidade podem caminhar juntas"

Diante de dois conceitos aparentemente opostos, o de preservação do meio ambiente e o de desenvolvimento econômico das nações, fica um questionamento a respeito de ser possível ou não conciliar os interesses dos envolvidos de um lado e de outro. Em um país como o Brasil, em que as leis ambientais são cada vez mais desvalorizadas e negligenciadas, a dúvida é ainda maior.

Direito ao voto: "Uma votação é muito mais do um feriado para apertar uma tecla"

Os cidadãos, e mais especificamente os jovens, envolveram-se em grandes lutas sociais nos anos de 1980 no Brasil para garantirem seu direito ao voto. Como a população pode fazer com que esta conquista seja uma forma de promoção das transformações sociais que o país mais precisa?

Violência: "O fim da violência: uma questão complexa"

Desigualdade social profunda, tentativas de solução do problema que passam pelo uso da força, ausência de ação do poder público. O problema é um só, a violência, mas os fatores envolvidos são muitos. Sendo assim, como mudar a realidade violenta do Brasil?

Meios de comunicação e liberdade: "Liberdade de expressão é essencial, mas existem limites"

Durante muitos anos, os anos da Ditadura, os direitos de informação, comunicação e expressão do povo brasileiro foram tolhidos. Com a redemocratização, novos questionamentos surgiram. Como garantir aos meios de comunicação e aos cidadãos a liberdade de informação e evitar os abusos?

Infância e direitos sociais: "Infância explorada e interrompida"

O trabalho infantil é crime no Brasil, além de ser imoral. Ainda assim, com frequência são relatados na imprensa flagrantes de casos desse tipo. Um problema social imenso, de graves e imensuráveis consequências à infância do país. O  trabalho infantil no Brasil no século XXI ainda é uma realidade, sendo assim, como combatê-lo?

Diversidade: "Conviver com o diferente no dia a dia: além da romantização das experiências"

Em um país continental como o Brasil, as diferenças são inevitáveis. Diferenças culturais, sociais, de raça, cor, opinião, orientação sexual, dentre outras. Embora muitos expressam desejar viver em meio a toda essa multiplicidade e a tudo que ela traz de enriquecedor, na prática, o que se vê muitas vezes são conflitos. Como superar o desafio de conviver com as diferenças?

Precisa de ajuda com o seu trabalho acadêmico?

Este artigo procurou responder a uma indagação comum aos estudantes: a redação precisa de título? A resposta genérica para isso é não. Mas nós aprofundamos as explicações.

Apresentamos uma série de dicas bem pontuais e práticas, para que você não erre e se sinta seguro nesta etapa. Afinal de contas, a atribuição de um título é para ser feita depois da parte mais difícil, que é a escrita da sua redação. Não deve ser algo complicado nem algo com o que você perca tempo em excesso.

Também incluímos alguns exemplos para que você possa entender o que é um assunto, uma proposta ou tema e um título (o nome da sua redação especificamente). Esperamos que você tenha entendido mais sobre títulos impactantes e que se sinta mais tranquilo em relação a este tópico.

Se você começou agora na carreira acadêmica pode ser que ainda encontre uma série de dificuldades para desenvolver as suas headlines. A primeira delas é: como fazer um título impactante?

Nesse artigo trouxemos algumas dicas sobre como fazê-los e quais são os principais fundamentos para ter um título perfeito para os seus trabalhos, mas sabemos que é absolutamente normal que você continue com alguma dificuldade.

Não tem problema! Você não precisa se sentir culpado, perder noites de sono ou se estressar por conta disso. Você pode obter a ajuda de um profissional qualificado para te auxiliar com os títulos, que são tão importantes quanto o próprio texto em si.

Você poderá contatar um profissional da StudyBay e pedir ajuda com todas as suas dúvidas referente a títulos, escolha de temas, produção de monografias, referências bibliográficas e normas da ABNT. Está esperando o quê? Entre logo em contato conosco e receba um orçamento personalizado para a sua necessidade. Boa sorte e bons estudos sempre!

Perguntas frequentes

Como fazer um título chamativo?

Para fazer um título chamativo, primeiro é necessário entender o que chamaria a atenção de um leitor. Estudar qual a estrutura que funciona bem no títulos de redação acadêmica, lendo artigos disponíveis na biblioteca da sua universidade/faculdade. Ou ainda, vendo o que empreendedores fazem com o conteúdo das suas empresas e analisar seus casos de sucesso. Feito isso, monte uma lista para ter mais ideias de títulos fáceis para fazer.

O que devo levar em consideração para criar títulos para meus trabalhos?

As frases não devem ser muito longas e precisam conter a ideia principal da temática que foi trabalhada dentro do seu texto. De preferência, que instigue a curiosidade do seu leitor e faça com que ele queira saber mais.

Como fazer títulos de redação dissertativa?

Os textos dessa natureza, quase sempre precisam de uma boa headline. E seguem basicamente a estrutura já dita anteriormente: seja direto e objetivo, pesquise referências de títulos para redação, evite frases longas, e o título de texto deve ter relação direta com o conteúdo escrito.

Quais trabalhos acadêmicos precisam de títulos?

Em geral, e idealmente, todos - artigos, resenhas, TCC, etc. Porém, procure orientação nesse sentido com o seu professor. Nós recomendamos sempre colocar títulos em qualquer trabalho do Ensino Superior.

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Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.