Desenvolvimento Regional

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Área de estudo:Administração

Documento 1

Adm. Orlando Rodrigues Mini - Currículo Prof. M. Sc. Adm. Criatividade e Inovação; 2. – Gestão, Planejamento e Desenvolvimento; 2. – Educação empreendedora. Desenvolvendo Lideranças para o Desenvolvimento Regional 3. Gestão por Competências; 3. Sociedade, Educação e Cultura. RJ. Vozes, 2002. WAGNER III, John A. Comportamento Oganizacional.  Em condições de perfeita mobilidade, os trabalhadores procuram as regiões com salários mais altos; os capitalistas aplicam seus capitais nas áreas com maior taxa de retorno e os vendedores colocarão seus produtos nos mercados que oferecem os maiores preços. Aspectos da gestão organizacional e da Divisão do trabalho no contexto do Desenvolvimento Regional.  O trabalho ao longo da história das sociedades, independente das posições ideológicas advindas da relação força de trabalho e modo de produção, têm em comum o fato de que o trabalho é o esforço humano necessário à aquisição dos meios de subsistência humana.

 Contemporaneamente, o que se busca em termos de teoria das organizações é uma constante quebra de paradigmas, por conta da própria reestruturação produtiva e acirrada competitividade, a exigir dos administradores, visão sistêmica do todo organizacional, senso crítico e flexibilidade.  O espaço de ação dos trabalhadores é ampliado e ganha importância em relação as qualificações intelectuais e sociais, através de uma maior necessidade de comunicação e cooperação.  Criatividade e Inovação.  Capacidade de encontrar soluções viáveis para solução de problemas.  Capacidade de criar novos produtos e serviços.  Capacidade de encontrar novos caminhos, novos processos. Tem sempre uma sugestão, mesmo que não seja a melhor.  Competição Significa sobrepujar as outras partes no conflito promovendo os próprios interesses às custas dos interesses dos outros;  Acomodação As diferenças são aplainadas para manter a harmonia superficial;  Abstenção Recusa em assumir um papel ativo nos procedimentos de resolução de conflito;  Colaboração As partes tentam satisfazer a todos mediante a consideração das diferenças e a busca de soluções que resultem em ganho para todos os interessados;  Transigência Busca-se a satisfação parcial de todos mediante troca e sacrifício, buscando o aceitável ao invés do ótimo.

O acerto dessas abordagens depende da situação que envolve o conflito e disponibilidade de tempo para um acordo negociado. NEGOCIAÇÃO, EMPOWERMENT E MUDANÇA •Qualquer possibilidade de alteração no status quo pode gerar barreiras entre os colaboradores; •O cuidado extremo com as pessoas da organização deve ser refletido no seu dia-a-dia, sem maiores surpresas, impactos ou novidade; •O indivíduo merece tratamento especial. ATIVIDADE: Em qualquer organização sempre existe algum grau de insatisfação, seja de indivíduos isoladamente, seja de grupos. Isso ocorre porque uma organização é um local de vários interesses, em que subsistem diferentes objetivos ou diferentes formas de alcançar objetivos comuns.

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