ESTILOS DE LIDERANÇA: OS DIFERENTES ESTILOS DE LÍDERES EM UMA ORGANIZAÇÃO

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Há de se levar em consideração diversos fatores, não só profissionais como emocionais, individuais, casuais, cotidiano, entre outros. Hoje em dia, as qualidades de liderança são reconhecidas universalmente como um elemento-chave em administração. Um bom administrador deve ser por definição, um líder. Basicamente, o líder deveria além de servir de exemplo, possuir e, talvez, até mesmo personificar as qualidades esperadas ou requeridas em seu grupo de trabalho. O estudo das teorias sobre liderança tem por finalidade elucidar a natureza singular da figura do líder através de várias abordagens teóricas da liderança. Onde a imaturidade profissional e o acumulo de emoções tem um posicionamento maior do que um bom desenvolvimento interno e boa influência comercial.

Resumidamente falando, o mercado está incapacitado com pessoas ineficientes, que não se adaptam a mudanças impostas, e nem tem a iniciativa esperada para desenvolver uma liderança, e suprir as expectativas das empresas. Existem 3 tipos clássicos de liderança. Autocrático; Democrático e Liberal. E 2 lideranças “atuais” Situacional e Coaching. O gestor de empresa com esse regimento, acredita que cada funcionário sabe de suas obrigações e deixa as coisas fluírem de forma autônoma. A sua ausência tira a credibilidade, e faz com que não se desenvolva referências de qualidade dos trabalhos. Esse estilo gera individualismo entre os colaboradores e pouco respeito pelo líder. SITUACIONAL O líder trabalha com maturidade, identificando as necessidades e os atenuantes negativos de seus liderados, fornecendo direção para desenvolver suas habilidades e reestabelecer seus desempenhos.

Sendo flexível a cada caso. • Feedbacks. • Crescimento da empresa. • Resultados mais rápidos. • Trabalho em equipe. • Liderança receptiva. Segundo Bergamini (1994, p. a maior parte dos autores conceitua liderança como processo de influência de um indivíduo sobre outro indivíduo ou grupo, com vistas à realização de objetivos em uma situação dada", ou seja, dessa forma o conceito de liderança varia entre os autores e dentro das organizações. De acordo com Hollander (1978) citada por Bergamini (1994). Para se formar o processo de liderança é necessário um relacionamento voltado para o entendimento de objetivos mútuos, seja na sociedade ou organização. Assim, a liderança não é definida apenas como um cargo, mas uma cooperação de ambos os sentidos, líder e liderados.

Outro ponto mencionado por Tourinho (1981) e que se verifica na prática, é a dificuldade de aceitação da chefia com a liderança, pois o chefe tem a obrigação de defender os interesses da empresa, já o líder tem a grande vontade de alcançar um objetivo para seu grupo. Uma má liderança cria desnecessários problemas à empresa, como conflitos, estimula jogos de poder e desmotiva a equipe. Caso os líderes não percebam os desafios enfrentados por suas equipes, a empresa fica sem objetivo definido. A liderança é hoje um dos caminhos das organizações ao alcance da excelência e da própria superação, isso atrai diversas teorias e incentiva a formulação de pesquisas sobre modelos e aplicações utilizados para identificar, desenvolver e avaliar o potencial dos executivos e pessoas dentro das empresas, juntamente com o desempenho das equipes de trabalho Para Chiavenato (1992, p.

a princípio, para que as pessoas trabalhem com satisfação e realização profissional elas necessitam de liderança, já que constitui uma grande necessidade de trabalho em equipe e para que isso de certa forma funcione e haja uma excelente produção de resultados satisfatórios, o gerente precisa desempenhar muitas funções ativadoras e dentro deste, sobressai a então liderança. Gerenciando pessoas: o passo decisivo para a administração participativa. São Paulo: Makron Books, 1992. p. CAMPUS, Elsevier. Gerenciando pessoas: transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas. KOTTER, John P. Liderando Mudança. Rio de Janeiro: Campus, 1997. p. CASTILHO, Marcos André Martins. p. GIL, Antônio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001. ROHDEN, Huberto. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2009 BENNIS, Warren.

A essência do líder – O grande clássico de liderança - Ano: 2010 Autor: Warren Bennis / Editora: Campus COVEY, Stephen. Oitavo Hábito, O - Da Eficácia à Grandeza - Ano 2005 Autor Stephen Covey / Editora Campus CrBasso https://www. crbasso. com. com. br/artigos-do-presidente/quais-os-estilos-de-lideranca Info Escola https://www. infoescola. com/administracao_/tipos-de-lideranca/ Prezi https://prezi. com/ua4wjdsrb4e9/estilos-de-lideranca/.

1334 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download