FUSÕES & AQUISIÇÕES

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Analisando a estratégia empresarial em alguns setores, observa-se que o número de transações referente a fusões e aquisições vem aumentando gradativamente, principalmente no setor bancário, devido à concorrência acirrada que obriga as empresas, que desejam prosperar, a procurar crescimento inorgânico por meio de aquisições, cenário este que conduziu o foco desta pesquisa. Para um bom objetivo foi realizada uma pesquisa explicativa/qualitativa em forma de questionário e de caráter bibliográfico que empregou artigos, livros e sites das instituições envolvidas e as evidências encontradas mostram que, após a mudança de planejamento, algumas instituições ainda não atingiram o melhor desempenho, comparado as instituições que originaram o Itaú/Unibanco. No entanto, os resultados finais apresentados pela nova organização passaram a ser mais constantes.

Palavras Chave: Fusões - Aquisições - Instituições INTRODUÇÃO: Pela necessidade de lucros maiores, e o surgimento de novos produtos e atuações em outras regiões geográficas o processo de fusão vem ocorrendo com bastante frequência em diversos setores da economia. Neste sentido, destaca-se o setor bancário, que nos últimos anos realizou várias fusões e aquisições. Desde a sua origem, na década de 40, cada degrau conquistado foi alcançado com a compra de uma nova instituição. A marca Itaú, inclusive, nasceu a partir da fusão dos bancos Federal de Crédito, da família Setubal, e Federal Itaú, de uma família mineira, em 1964. A união criou a 16. ª instituição financeira do País. Desde então não parou de crescer.

REFERENCIAL TEÓRICO: 2. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: A palavra “Estratégia” deriva do grego strategos, ou “A arte do general”, ou seja, o general no comando das tropas. O general é responsável por múltiplas unidades em múltiplas frentes e por múltiplas batalhas ao longo do tempo. O desafio colocado ao general é a orquestração e a visão do conjunto. Seu uso já era conhecido há 500 anos a. Com essa grande estratégia de aquisição, o banco ficou mundialmente conhecido pelos seus ativos, e o negócio se expandiu no Chile e Uruguai, Argentina, Europa Ásia e Estados Unidos. Apesar das aquisições e do crescimento vigoroso nos últimos anos, o Itaú correu risco de perder a segunda colocação no ranking quando o Santander anunciou a compra do ABN Amro Real, mas a organização que tem como uma das maiores acionistas Milú Villela, conseguiu reverter a situação e de acordo com os balanços referente ao primeiro semestre, Santander e ABN ficarão com o posto de terceiro maior banco privado do País.

O Itaú faz parte da holding Itaúsa, que reúne, além das instituições financeiras - banco e a financeira Itaú BBA -, empresas de outros setores como a Duratex e Deca (de louças e metais sanitários), Elekeiroz (químico), Itautec (tecnologia) e Itaúsa Empreendimentos (imobiliário). Portanto, segundo a economia, as aquisições agregaram valores expressivo ao banco brasileiro, e as fusões acabaram se tornando uma estratégia de crescimento fortalecendo as empresas. LEEUWEN 2008) (PEREIRA e ARAGÃO 2008). E temos também Administração Operacional, que tem uma ligação com planejamento operacional, pois formaliza os objetivos e procedimentos implementados das ações previamente desenvolvidas pelos baixos níveis de gerência (Nível Tático). A finalidade é estabelecer os planos táticos de cada departamento em planos operacionais para cada tarefa.

Algumas definições sobre missão: “Missão organizacional é a proposta para a qual, ou a razão pela qual, uma organização existe, e é considerada como sendo uma declaração muito ampla da diretriz organizacional” (Samuel Certo - 2003). “Missão é a determinação do motivo central do planejamento estratégico, ou seja, a determinação de “onde a empresa quer ir”. Corresponde a um horizonte dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar. COMPETITIVIDADE: O termo “Vantagem Competitiva” foi potencializado com a obra de POTER (1999), que se referia como objetivo central de uma organização ao abordar sobre o assunto como sinônimo de sucesso estratégico, ou como o próprio autor definiu: “A conquista de uma posição que que possibilitaria ganhos acima da média”. E nessa mesma visão que o autor estipulou ele diz que “ A vantagem competitiva de ser sustentável”, ou seja, entendo que a mesma deve ser a base para um desempenho acima da média, pois resulta na habilidade que a empresa deve ter para lidar melhor com seus rivais.

Segundo FAHY (2000) o estudo da vantagem competitiva está no centro da literatura como sobre gerenciamento estratégico. E segundo AHARONI (1993), independentemente das diferentes definições dos conceitos de estratégia, sua essência está na tentativa de sustentar a vantagem competitiva sobre os concorrentes. Depois de muitas pesquisas e leitura sobre o termo competitividade, observa-se que historicamente as primeiras referências relativas ao assunto vantagem competitiva surgiram na obra de ANSOFF (1997), que a definiu como a capacidade de perceber de forma proativa e de antecipar as tendências de mercado ajustando as ofertas de acordo com a percepção obtida. envolve também riscos, e devem ser consideradas dentro de um modelo geral de risco empresarial. Outra reflexão do autor afirma que: A exposição ao risco é um dos maiores desafios à sobrevivência das organizações.

“Gerenciar adequadamente os riscos a que ela se expõe significa possibilitar que a organização tenha um futuro. ” (PADOVEZE E BERTOLUCCI, 2013, p. Os processos de fusões e aquisições no Brasil passou a ter mais força a partir do ano de 1990, quando mudanças estruturais e estratégicas foram adotadas na economia, e a competitividade começou a aumentar entra as instituições financeiras. É importante abordar esses temas, pois nós como futuros administradores temos que saber planejar, organizar e dirigir uma empresa. Também utilizei artigos e reportagens dos sites abaixo, selecionando estudo de caso sobre o tema abordado: www. portal-administracao. com www. metaissanitarios. O processo de fusão e aquisição seria em último caso, afinal existem outros meios para uma organização reerguer-se sem pôr em risco o nome de uma empresa e o valor empregatício de um bom funcionário.

BIBLIOGRAFIA: Biblioteca virtual da Estácio (www. estacio. br). CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração. São Paulo, Atlas 2012. CHIAVENATO, Idalberto. Teoria, processo e prática. São Paulo, Makron books 1994. metaissanitarios. blogspot. com/2008/08/deca-duratex-e-itau. html) PEREIRA, RENÉE, e MARIANNA ARAGÃO. História do Itaú é feita de fusões e aquisições.

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