ATENDIMENTO AO CLIENTE: QUALIDADE EM PRIMEIRO LUGAR

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo tecer considerações acerca da importância da qualidade no atendimento ao cliente. Para elaboração deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas. PALAVRAS-CHAVE: Qualidade, atendimento, cliente. INTRODUÇÃO Em tempos atuais é fato que o mercado está cada vez mais acirrado, e em decorrência disso, os clientes podem usufruir de inúmeras opções de consumo, a busca de um diferencial tendo em vista tantos concorrentes é essencial, isto é, oferecer um serviço de qualidade apresenta-se como algo de suma importância e para isso investir em treinamento e motivação dos funcionários, para que de fato, estes estejam preparados para oferecer um serviço de qualidade ao cliente. Os clientes estão cada vez mais exigentes em relação ao atendimento, dessa forma, sua satisfação contará com a sua fidelização.

Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo tecer considerações acerca da importância da qualidade no atendimento ao cliente. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com base na revisão da literatura cientifica acerca do tema. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A satisfação do cliente é de extrema importância dentro da organização, pois as empresas dependem exclusivamente deles para sua sobrevivência no mercado. Umas das maneiras que podemos destacar para fidelizar os clientes e obter ao mesmo tempo a satisfação é o atendimento diferenciado e a qualidade no serviço. A gestão de qualidade busca vencer a concorrência e depositar a imagem da empresa no mercado, assim aumentando a confiança dos seus consumidores. Pensar somente no lucro sem qualidade é pensar curto prazo. Os clientes querem cada vez mais qualidade nos produtos e serviços (COSTA; NAKATA; CALSANI, 2013, p.

Para manter-se em um mercado cada vez mais competitivo a forma de atender o cliente torna-se cada vez mais importante nos negócios. Atender bem e com qualidade parece ser uma tarefa difícil, mas com investimento em treinamento e desenvolvimento, o atendimento ao cliente pode ser um diferencial diante de tantos concorrentes (COSTA; NAKATA; CALSANI, 2013, p. Investir em treinamento é sinônimo que a empresa se importa com seus clientes e funcionários, é essencial para lidar com as estratégias para conquistar seus clientes e oferecer segurança a seus funcionários, no sentido de como se comportar diante de um cliente (COSTA; NAKATA; CALSANI, 2013, p. No entanto, é fundamental compreender que o atendimento prestado com qualidade não se resume apenas ao tratamento ou cortesia, mais do que isso, significa acrescentar benefícios a produtos e serviços, com o objetivo de superar as expectativas do consumidor (COSTA, SANTANA; TRIGO, 2015, p.

Oferecer um atendimento de qualidade proporciona que o cliente, além de voltar a sua empresa, a indique aos amigos, aumentando assim a lista de clientes das empresas, porém, um atendimento de má qualidade pode ocasionar propaganda negativa da organização e consequentemente perdas de clientes (COSTA, SANTANA; TRIGO, 2015, p. Um consumidor insatisfeito não apenas deixa de voltar a empresa como conta sua experiência decepcionante para outras pessoas, no dia-a-dia, o esforço na fidelização de clientes é um investimento que garantirá o aumento das vendas e redução das despesas ou seja, garantir a satisfação de seu cliente é fundamental para as empresas manter-se ativa no atual mercado globalizado (COSTA, SANTANA; TRIGO, 2015, p. O atendimento é tão importante quanto o produto final, ou seja, uma boa recepção, um ambiente agradável e receptivo, funcionários prestativos e atenciosos, menos burocracias e processos mais rápidos e eficientes constituem, também, as expectativas de qualquer cliente ao ser atendido.

A qualidade do atendimento ao cliente só pode ser alcançada através de uma busca constante de melhoria. Campinas: Alínea, 1999. COSTA, A. S. de. C; SANTANA, L. br/riccairu/pdf/artigos/2/10_QUALIDADE_ATEND_CLIENTE. pdf. Acesso em 21/03/2019 HENRIQUE, A; ET AL. Qualidade na prestação de serviço como diferencial competitivo: um estudo de caso em um escritório de contabilidade no município de Três Lagoas/MS, 2013. Disponível em http://www. n. p. jan. jun.

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