Neurociência, neuropsicopedagogia

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

NEUROCIÊNCIA Conceito A neurociência compreende o estudo do sistema nervoso e suas ligações com toda a fisiologia do organismo, incluindo a relação entre cérebro e comportamento. O controle neural das funções vegetativas – digestão, circulação, respiração, homeostase, temperatura, das funções sensoriais e motoras, da locomoção, reprodução, alimentação e ingestão de água, os mecanismos da atenção e memória, aprendizagem, emoção, linguagem e comunicação, são temas de estudo da neurociência. Faz-se necessário destacar que a neurociência pode ajudar muito a todos os indivíduos, mas especialmente aqueles com transtornos, síndromes e dificuldades de aprendizagem uma vez que se tem o entendimento da plasticidade cerebral, da busca de novos caminhos para o aprender.

Histórico 4000 a. C: Sumérios escrevem sobre a euforia provocada pela semente de papoula. C: O filosofo grego Aristóteles reitera a crença antiga de que o coração é o órgão superior; o cérebro, diz ele, é um radiador que impede o superaquecimento do corpo.   170 a. C: O médico romano Galena lança a teoria de que o temperamento e o caráter humanos são decorrentes do quatro “humores” (líquidos mantidos nos ventrículos do cérebro). A ideia persistiu por mais de 1000 anos. As descrições de anatomia de Galeno, usadas por gerações de médicos, tiveram como base principal em macacos e porcos.   1862 – 1874: Broca e Wernicke descobrem as duas áreas principais da linguagem no cérebro.   1873: O cientista italiano Camilo Golgi publica o método do nitrato de prata, possibilitando a observação completa dos nervos.

Ganha o Prêmio Nobel de 1906.   1874: Carl Wernicke publica o seu trabalho sobre afasia “distúrbios de linguagem após lesão cerebral. ”   1889: Santiago Ramón y Cajal, em A doutrina do neurônio, propõe que os neurônios são elementos independentes e unidades básicas do cérebro.   1924: Os primeiros eletro encefalogramas (ECG) são desenvolvidos por Hans Berger.   1934: O neurologista português Egas Moniz executa a primeira operação de leucotomia (conhecida como mais tarde por lobotomia). Ele também inventou a angiografia, uma das primeiras técnicas que captava a imagem do cérebro.   1953: Brenda Milner descreve o paciente H. M que perde a memória após remoção cirúrgica de porção da ambos os lobos temporais.  Tem como objeto formal de estudo a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana numa perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional.

Perspectivas para o ensino e aprendizagem Através dos conhecimentos neuropsicopedagógicos existe a possibilidade de entender como se processa o desenvolvimento de aprendizagem de cada indivíduo, proporcionando-lhe melhoras nas perspectivas educacionais e dessa forma desmistifica a ideia de que a aprendizagem não ocorre para alguns; na verdade sempre acontecerá a aprendizagem, entretanto para uns ela vem acompanhada de muita estimulação, atividades diferenciadas, respeitando o ritmo de desenvolvimento do indivíduo. Aplicação no contexto educativo A neuropsicopedagogia objetiva a desconstrução do fracasso escolar, entendendo o erro apresentado pelo indivíduo, como fator importante das habilidades cognitivas no seu processo de conhecimento. Assim, alguns elementos são considerados no contexto educativo: a) Estudantes aprendem melhor quando são altamente motivados do que quando não têm motivação; b) estresse impacta aprendizado; c) ansiedade bloqueia oportunidades de aprendizado; d) estados depressivos podem impedir aprendizado; e) o tom de voz de outras pessoas é rapidamente julgado no cérebro como ameaçador ou não-ameaçador; f) as faces das pessoas são julgadas quase que instantaneamente (i.

e. O profissional de neuropsicopedagogia, portanto, é um dos elementos mais importantes para as instituições que desejam desenvolver um verdadeiro e harmonioso processo ensino-aprendizagem. A primeira etapa de seu estágio, que na realidade será uma amostra do trabalho que desenvolverá, consiste na identificação dos indivíduos que apresentem tais sintomatologias para escolher qual será acompanhado. Escolhido o indivíduo, o registro de todo o acompanhamento deve ser feito desde o início, com uma anamnese a mais completa possível. Isso deve ser efetuado por meio de entrevista por observação própria; por exame de relatório de professores e coordenadores; pela leitura de laudos médicos; por entrevistas com os familiares e todos os que com ele convivem e todos os demais meios que estiveram à sua disposição.

A segunda etapa consiste na análise de todas as habilidades e possibilidades já desenvolvidas pelo indivíduo. Cabe salientar que o neuropsicopedagogo desenvolve atividades em instituições acadêmicas, realizando pesquisa, ensino e supervisão; em instituições hospitalares, forenses, clínicas, consultórios privados e atendimentos domiciliares, realizando diagnóstico, reabilitação, orientação à família e trabalho em equipe multiprofissional. RELAÇÃO DA NEUROCÊNCIA COM A NEUROPSICOPEDAGOGIA As neurociências contribuem para o entendimento dos profissionais de educação, no sentido de que todos os indivíduos são capazes de se desenvolverem e que há estratégias específicas para alavancar os processos de aprendizagem. As neurociências compreendem as disciplinas que estudam o Sistema Nervoso Central e têm como uma das suas abordagens a Neurociência Cognitiva que estuda as capacidades mentais complexas como pensamento, o planejamento do uso da linguagem, a memória e o processo de aprendizagem.

  O processo de aprendizagem ocorre se essas funções mentais estiverem íntegras e, no caso da aprendizagem escolar, se  as práticas pedagógicas forem planejadas com base no conhecimento de como se aprende e de como se deve ensinar.   A Neurociência contribui com a educação ao estudar o sistema nervoso central (SNC), a organização funcional e as áreas especializadas do cérebro responsáveis pela recepção, processamento, sedimentação e recuperação das informações. Cognição, neuropsicologia e aprendizagem. ed. Petrópolis, RJ: Vozes,2008. Moraes, Alberto Parayba Quartim de – O Livro do Cérebro. Vol.

454 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download