SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Palavras-chaves: Supervisão. Orientação. Processo. Ensino-Aprendizagem. INTRODUÇÃO A supervisão e orientação educacional estão presentes em todo ambiente de aprendizagem e ensino, participando da gestão ativamente. O espaço para alimentação e intervalo, banheiros com suas especificidades, atendimento de alunos com necessidades especificas e a tudo o que é presente em um ambiente comum de ensino e aprendizagem. Nessa realidade da gestão pública do ensino ou gestão privada, a administração escolar é uma realidade global, presente em qualquer lugar do mundo, tão comum devido a ocorrência real sem ser denominado a lugar, região ou etnia. O relacionamento humano que existe nessa atuação profissional reverbera as relações interpessoais, no qual o superviso faz parte de uma equipe qual vai gerir uma instituição que tem como foco pessoas e conhecimento, objetos materiais e condições prediais.

Sendo o superviso agente importante no processo de ensino-aprendizagem, possibilitando o funcionamento bem como normatização das atividades dentro da escola, faculdade, universidade, colégio ou qualquer outro tipo de instituição de ensino. A organização da coordenação tem como parte a supervisão, podendo ter características definidas no PPP ou plano de carreira, sendo a administração escolar uma ramificação da administração geral, tendo caráter pedagógico. Primeiro: durante o processo de produção, a avaliação se faz presente imprescindivelmente, na medida em que, para o processo ter êxito no alcance do objetivo, é preciso avaliar ininterruptamente as atividades de sua realização, para que elas estejam de acordo com o projeto ou o caminho traçado para se chegar ao fim almejado. Segundo: diante do produto já pronto, é possível avaliá-lo para averiguar a sua qualidade, ou seja, em que extensão o produto é portador dos atributos e das características que dele se espera.

Pode-se então falar, respectivamente, em avaliação em processo e avaliação de produto. ” (2011) Contudo a educação é em si uma avaliação, sendo o processo educativo avaliado para verificar, saber onde o aluno se encontra em grau de entendimento, domínio de especifico assuntou, perguntas, problemas e questões que cientificam o que foi estudado. Avalição tem que ser benéfica para o discente, docente, processo de ensino-aprendizagem, global, imparcial, aberta e ao alcance dos alunos, eficaz, ter tempo e condições de ser realizada plenamente. Nesse sentido a gestão do ambiente escolar deve estar voltada para beneficiar o processo de ensino-aprendizagem e facilitar todo sua ocorrência como estabelecimento da avalição geral e individual. Leal; Henning (2010) ”É uma prática autorizada a regular e, por isso mesmo, a disciplinar a ação docente, que, por sua vez, também se justifica pela sociedade disciplinar em que vivemos.

Saindo dos limites da disciplina ou de uma sala de aula. CONCLUSÃO Fica-se amarrada historicamente a supervisão na inspeção, afastando da gestão escolar ou administração escolar, porém o controle presente do supervisor é ligado diretamente à diretoria e coordenação pedagógica. A pedagogia sem ficar muito presa ao didático ou metodologias referentes ao processo de ensino-aprendizagem, a bula que soluciona as diversidades. Eliminando toda e qualquer cultura de vigilância como já se foi visto comumente o papel do supervisor, não existe o ato de vigiar, mas o de aplicar a disciplina necessária pra garantir a lisura do processo educacional ali gerenciado por um corpo técnico habilitado. O comprometimento é crucial para este personagem supracitado, afinal onde existe um grupo de pessoas, existe a necessidade de um ou mais gestores, quanto maior o número de pessoas dentro desse grupo, maior a quantidade de gestores, então o supervisor junto diretor, vice-diretor e a equipe da coordenação pedagógica consegue garantir que uma instituição de ensino onde geralmente tem um fluxo grande de pessoas, tenha sua funcionalidade diária, mensal, bimestral e semestral organizada, efetuando a garantia de ensino e aprendizagem com qualidade.

Contextualizando a supervisão, é de cunho comum classificar como gestor educacional, aquele capaz de orientar o processo de educativo do inicio ao fim do cronograma previsto, reunir professores para aplicar o plano de ensino garantindo a construção dos planos de anos também como todas as demandas da instituição de ensino qual o mesmo participa da administração. SUPERVISION AND EDUCATIONAL ORIENTATION: IN THE PROCESS OF TEACHING AND LEARNING. Abstract This article focuses on the simplified explanation of the act of supervising and guiding the teaching-learning process with bibliographic research in articles quoted from current authors, constituting the role of the supervisor of the school, educational supervisor within the process of curricular evaluation, of the discipline mistakenly seen as surveillance or control, of didactics in the school environment.  Ensaio: aval.

pol. públ. Educ.   Rio de Janeiro ,  v. org/10. S0104-40362012000300005. PARO, Vitor Henrique. Progressão continuada, supervisão escolar e avaliação externa: implicações para a qualidade do ensino.  Rev. access on  08  Mar.   http://dx. doi. org/10. S1413-24782011000300009. br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000200017&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  08  mar.   http://dx. doi.

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