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Brincadeiras e jogos e a sua relação com a aprendizagem infantil, Educação, Artigo - 1394

Número do pedido
1394
Disciplina
Processando
29 Março 2018
COMPLETO EM
30 Março 2018
Preço
R$303,00
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Artigo bibliográfico sobre o papel da brincadeira e do lúdico na educação infantil.
Compreende-se que a brincadeira é constitutiva do universo da criança e, que ela necessita de brincar para entender o mundo dos adultos, para mediar o conhecimento e para se constituir como sujeito. Ao brincar, a criança ultrapassa o plano material e imagina, cria outros modos de se relacionar com o mundo, de agir sobre os objetos e de se comportar.
O lugar da infância é cultural e, no Brasil, a criança ganha importância a partir da Constituição Federal de 1988 que passa a considerá-la um “sujeito de direitos”. Deste modo, a Educação, a Psicologia, a Antropologia e outras ciências se debruçam sobre as necessidades e características deste ser em desenvolvimento.
Pesquisadoras (es) como Kishimoto (2002), Pasqualini (2010) e Santos (2013) estudam a brincadeira e o lúdico na infância.
ARIÈS, P. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação. Brasília-DF, Vol. 1, 2, 3. 1998.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, Ministério da Educação. Secretaria de Educação. Brasília-DF 1998. Disponível em: Acesso em 20. março.2018.

BRITO, T. A. Música na educação infantil: proposta para formação integral da criança. 4ª ed. São Paulo: Peirópolis, 2003.208p

DOHME. Vânia. Técnicas de contar histórias. Papyrus digitais; São Paulo, 2009.

DIDONET, V. O. O Direito de brincar. In:____; O brinquedista. Ed. N7. Associação Brasileira de Brinquedotecas, 1995. P 4-7.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens. Perspectiva: São Paulo, 2008.
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