A BRINCADEIRA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Portanto, o letramento do sujeito é primordial para seu desenvolvimento em seus aspectos cognitivo, psicomotor e afetivo no contexto escolar. Desta forma, compreendemos nesse artigo a concepção da leitura na Educação Infantil, proporcionando o conhecimento para criança através de metodologia, didática, dinâmica e brincadeira lúdica utilizada com estímulos para construção da leitura e escrita do sujeito na escola. Assim, podendo desenvolver características que proporcionem a interação com o mundo da leitura, brincadeira, fantasia e imaginação no processo de ensino aprendizagem da criança no contexto escolar de forma formativa, construtiva e qualitativa. PALAVRA-CHAVE: Alfabetização. Desenvolvimento. Development. Just kidding. Child education. INTRODUÇÃO Neste artigo vamos apresentar a concepção da brincadeira no desenvolvimento da criança na Educação infantil, podendo compreender como a alfabetização e letramento são aspectos primordial no processo de ensino aprendizagem do indivíduo.

Assim, proporcionando metodologia lúdica que possam ser inseridas no contexto escolar, para realização do aprendizado na linguagem oral e escrita de forma construtiva, formativa e qualitativa. Podemos compreender que a alfabetização e letramento é um trabalho desenvolvido na Educação Infantil, onde deve ser proporcionando de forma estimulante, lúdica, enriquecedora e prazerosa para que a criança tem um aprendizado formativo, construtivo e qualitativo no ambiente escolar. Assim, o docente tem papel importante para a construção desse processo de ensino aprendizagem da linguagem oralidade e escrita. Portanto compreendemos nesse artigo a concepção da leitura na Educação Infantil, proporcionando o conhecimento para a criança através de metodologia, didática, dinâmica e brincadeira lúdica utilizada com estímulos para construção da leitura e escrita.

Assim, podendo desenvolver características que proporcionem a interação com o mundo da leitura, brincadeira, fantasia e imaginação no processo de ensino aprendizagem da criança no contexto escolar de forma formativa, construtiva e qualitativa. PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA Vamos compreender nesta parte do artigo a importância do processo de alfabetização da criança na Educação Infantil. O professor deve munir-se de conhecimentos teóricos e metodológicos que possibilitem a compreensão do desenvolvimento infantil que são necessárias para criança pequena. Assim, podendo apresentar os trabalhos que possam vislumbrar uma Educação Infantil de qualidade. VERCELLI, STANGHERLIM, 2015). Portanto as metodologias e didáticas utilizadas na Educação Infantil tem como o docente instruir a criança pequena para que aconteça o processo de ensino aprendizagem.

Assim, podendo desenvolver a oralidade e escrita do sujeito, mas sempre estimulando com brincadeiras, leituras e imagens, mas sempre de forma prazerosa e enriquecedora para criança. Quando gesticulam, desenham, falam ou escrevem o que vivenciaram, as crianças expressam significados inativos, icônicos e simbólicos. É esse o processo que leva ao letramento. FARIA, MELLO, (ORGS. p. Assim compreendemos todos aspectos importante de desenvolvimento da criança, quando se referimos em alfabetização e letramento do sujeito na Educação Infantil. Portanto o papel do docente na Educação Infantil tem seu fator crucial para a construção de uma nova sociedade. Segundo Beskow, Beskow (2010) todas as práticas de teorias construtivista, ao longo das últimas décadas mudaram, para trazerem o resgate da praxe educacional do resgate importantes dimensões na aprendizagem significativa e das interações, bem como a construção da escrita e leitura.

Portanto a alfabetização é um processo longo e desafiador, sendo assim, a criança pode ter uma concepção mais ampla de letramento. Pensar e repensar a alfabetização. Rever metodologias, conviver com angústias daquilo que ainda não sabemos. Portanto todas as metodologias, didáticas e dinâmicas utilizadas na Educação Infantil para a construção do próprio sistema de leitura e escrita da criança. Assim, o processo de ensino aprendizagem da oralidade e escrita da criança é desenvolvido de forma constante e enriquecedora, sendo assim, essas concepções apresentam que o letramento são aspectos importante para o desenvolvimento da alfabetização do sujeito e a sua construção histórico-social. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Podemos compreender que todo trabalho desenvolvido na Educação Infantil deve ser proporcionando de forma estimulantes, enriquecedoras e prazerosas para que a criança tem um aprendizado alcançado.

Assim, o docente tem papel importante para a construção desse processo de ensino aprendizagem da linguagem oralidade e escrita. Segundo Beskow, Beskow (2010) toda educação tem seu processo pelo qual é transmitido, entre gerações e gerações que acumulam conhecimentos. Devemos lembrar que a aquisição da leitura e escrita está intimamente ligada aos contatos com o universo escrito desde 0 aos 6 anos. Cada criança é única, fato que precisa ser respeitado por escolas e famílias. A percepção da singularidade da criança é o que dará a medida do tempo apropriado, o que permitirá que não antecipe nem se adie a alfabetização. BESKOW, BESKOW, 2010, p. Podemos compreender que todo trabalho desenvolvido na Educação Infantil tem como construção o processo da leitura e escrita, que é primordial para criança nessa fase.

Sendo assim, toda a qualidade da criança demostra com seus desenhos, configuram e apresentam informações dos seus acontecimentos vivenciados. Assim a compreensão de todas essas metodologias desenvolvidas para que a criança adquira o conhecimento da linguagem oral e escrita, com a formação de sílabas, frases, entre outras concepções da importância do aprendizado da criança para construção histórico-social. Segundo Mortatti (2004) que o processo de alfabetização da criança passou, portanto, as modificações no momento histórico, assim, designar um processo de caráter funcional e instrumental. Sendo assim, o processo escolarizado e cientificamente fundamentado, pela aquisição individual da cultura e envolvendo ensino e aprendizagem escolares que proporcionam o aprendizado da leitura e da escrita. Belintane diz,. CONSIDERAÇÕES FINAIS Podemos concluir nesse artigo que a brincadeira no desenvolvimento da criança na Educação infantil, pode ser inserida no processo de alfabetização e letramento, tendo como formação no aspecto cognitivo, psicomotor, afetivo e social.

Assim, o papel do docente é proporcionar metodologia, didática e dinâmica lúdica que possam ser inseridas no contexto escolar, para realização do aprendizado na linguagem oral e escrita de forma construtiva, formativa e qualitativa. Podemos compreender que o processo de alfabetização da criança é um dos conceitos mais desafiador para o docente, como um aspecto relativo que se baseia na função de ensino da linguagem oral e escrita para o sujeito que tende suas dificuldades para assimilação da oralidade e sendo transformada para a escrita. Nessa fase a criança precisa de um ponto de referência, desta forma o docente utiliza imagens e brincadeiras para desenvolver o processo de ensino aprendizagem da criança. Portanto o conceito da educação apresentou avanços com passar das décadas, quando mencionamos nesse artigo a Educação Infantil e as modificações de um novo modelo de praxe educacional, onde a criança aprende a leitura e escrita do alfabeto, nome e numeral no contexto escolar.

Oralidade e alfabetização: uma nova abordagem da alfabetização e do letramento / Claudemir Belintane. Ed. – São Paulo: Cortez, 2014. Documento digital em formato E-book disponível em <https://books. google. O mundo da escrita no universo da pequena infância / Ana Lúcia Goulart Faria; Suely Amaral Mello; (Orgs. – Campinas, SP: Autores Associados, 2005. Documento digital em formato E-book disponível em <https://books. google. com. com. br/books?id=NcOUAAAAQBAJ&pg=PT266&dq=alfabetiza%C3%A7%C3%A3o+e+letramento+na+educa%C3%A7%C3%A3o+infantil&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjq75WGi9LNAhVIDpAKHaezA7A4FBDoAQhgMAg#v=onepage&q=alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20letramento%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o%20infantil&f=false> acessado no dia 07 de setembro de 2017. KISHIMOTO, Tizuko Morchida; FORMOSINHO, Júlia Oliveira; (Orgs.

Em busca da pedagogia da infância / Tizuko Morchida Kishimoto; Júlia Oliveira-Formosinho; (Orgs. – Dados Eletrônico. com. br/books?id=yOT0QjgUhSAC&pg=PA73&dq=alfabetiza%C3%A7%C3%A3o+e+letramento+na+educa%C3%A7%C3%A3o+infantil&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwit9KOGitLNAhWIHZAKHfBuDhA4ChDoAQhVMAY#v=onepage&q=alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20letramento%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o%20infantil&f=false> acessado no dia 09 de setembro de 2017. REZENDE, Neidi Luzia; RIOLFI, Claudia Rosa; SIQUEIRA, Idméa Semeghini; (Orgs. Linguagem e educação: implicações técnicas, éticas e estéticas / Neidi Luzia Rezende; Claudia Rosa Riolfi; Idméa Semeghini-Siqueira; (Orgs. – São Paulo: Associações Editorial Humanitas, 2006. br/books?id=kjFcCgAAQBAJ&pg=PA7&dq=alfabetiza%C3%A7%C3%A3o+e+letramento+na+educa%C3%A7%C3%A3o+infantil&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwilh7jyhtLNAhWKPpAKHThmDXQQ6AEIQTAC#v=onepage&q=alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20letramento%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o%20infantil&f=false> acessado no dia 12 de setembro de 2017.

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