ARTETERAPIA DESENVOLVIDA NA INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA - APAE

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Assim a compreensão de todos os conceitos que arteterapia tem como o desenvolver enriquecedor da criança e jovem que tem deficiências intelectuais e motoras podendo atingir um desenvolvimento cognitivo e motor na construção do histórico-social do sujeito. PALAVRA-CHAVE: Desenvolvimento. Educação Especial. APAE. ABSTRACT In this article we present as art therapy plays an important role in special education with children who have different disabilities as metal, auditory, visual and motor. Sendo que algum desses aspectos estiver em desequilíbrio haverá a dificuldade de aprendizagem. Portanto devemos compreender como inserir a arteterapia no contexto do sujeito para que todos os conceitos teóricos desenvolvidos na construção do sujeito no processo de aquisição linguagem oral e escrita, logico matemática, motora artística e ambiental conseguir socializar.

Souza Neves (2014) a aprendizagem possui tipos de condições como as externas, na qual é comum a criança com problema de aprendizagem apresentar algum de conceitos da aprendizagem de adaptação. Assim, como a adaptação é o equilíbrio entre a assimilação e a acomodação do objeto de aprendizagem, tendo os elementos alterados para proporcionar a transformação na vida do sujeito. Vamos compreender neste artigo como é desenvolvido o trabalho da arteterapia no contexto da criança e jovem na educação especial. Segundo Ferreira (2010) as expressões artísticas, como artes visuais, a música, as artes cênicas e a expressão corporal, facilitam o contato com conteúdo do inconsciente e a experiência verbal e não verbal. Portanto, arteterapia considera a expressão criadora elemento indispensável para seu instrumento de trabalho no desenvolvimento do indivíduo, a fim de que possa exprimir com mais clareza seus sentimentos.

Os conhecimentos adquiridos com trabalhados desenvolvidos com arteterapia, tem sendo muito contribuída para o desenvolvimento cognitivo, motor e social, de que crianças com deficiências intelectual, motora e múltiplas. Assim, entendemos como como arte junto com a psicologia sendo trabalhada de forma coerente tem como ser enriquecedor para a construção do indivíduo. Segundo Ferreira (2010) a prática terapêutica por meio da arte também auxilia a todos que queiram trabalhar o autoconhecimento, desenvolver a autoestima e resolver os conflitos internos. O DESENVOLVIMENTO MÚLTIPLOS DA CRIANÇA, JOVEM E ADULTO Vamos compreender como os aspectos do desenvolvimento do ser humano é muito importante, quando se referimos as pessoas com deficiência intelectual, motor e múltipla temos que trabalhar de formas diferenciadas a utilização da arteterapia é uma das metodologias que tem o desenvolvimento constante do sujeito.

Segundo Ciornai (2004) acredita-se que a arteterapia cuida da pessoa humana em sua totalidade e sua essência mais profunda, integrado as áreas básicas do homem (neurológico, cognitiva, afetiva e emocional). Assim, promovendo o aprimoramento das funções egóicas (percepção, atenção, memória, pensamento, capacidade de previsão, exploração, execução, controle da ação). Ciornai diz,. buscar uma arteterapia exercida com dignidade e conhecimento, iniciamos o ateliê terapêutico no curso de Arteterapia, trabalhando com as alunas do primeiro ano. Sendo assim, a compreensão dos estágios de evolução da pessoa com deficiência intelectual, motor e múltiplas sempre deve ser constante e formativa. Segundo Ferreira (2010) arte faz parte importante da vida da criança, tem como ela se comunicar de várias maneiras, espontânea e criativa por natureza.

Assim, a criança tem contato com arte, demostra a sensibilidade com a organização e harmonia com aprendizados de cores, formas, sons e movimentos, criando, recriando e vivenciando sua vida cotidiana. No trabalho com crianças é fundamental entender o que pensam, sentem, e também o interesse manifestado por elas em cada faixa etária do seu desenvolvimento por meio das diferentes expressões criadoras. O adulto, ao reprimir a espontaneidade de uma criança, pode levá-la a uma vida de insegurança, de isolamento, fazendo com que ela perca a criatividade que é inerente a toda criança. ARTETERAPIA DESENVOLVENDO NA INSTITUIÇÃO FILATRÓPICA – APAE Vamos compreender todos as metodologias, didáticas, conteúdos desenvolvidos em instituições como APAE, tem para fazer o trabalho de processo de ensina aprendizagem da criança, jovem e adulto.

Sendo assim, tem como concepção diferenciadas para construção do indivíduo seja formativa, enriquecedora e constante. Segundo Ferreira (2010) é necessário que o adulto, que convive diariamente com criança sempre busque na afetividade, um mundo de confiança. Sendo assim, o educador tem que utilizar materiais diversificados para desenvolver a comunicação na verbal. Tais como,. Portanto, nesse processo de transformação que requer a aprendizagem, tanto o sujeito que aprende quanto o que ensina recebem influências da cultura e atuam sobre ela, um jogo de interações recíprocas. CIORNAI, 2005, p. Assim compreendemos como conhecimento do processo de ensino aprendizagem faz a transformação da criança, jovem e adulto com deficiências intelectuais, motoras e múltiplas. Sendo, todos os conteúdos inseridos de forma criativas, formativas e construtivas do indivíduo.

Ciornai exemplifica (2005) que quando se utilizado matérias diferenciais tem como desenvolvimento da pessoa com deficiência tem a compreensão dos materiais diferenciados sendo utilizados podem ser originais e autênticos. Não basta, porém que se interprete o fazer artístico da criança; é essencial conhecer o pensamento da criança, e saber de que maneira acontece seu desenvolvimento com as diferenças linguagens criadoras. FERREIRA, 2010, p. Segundo Fritzen (2008) as produções culturais têm como contribuir para criar situações importantes de aprendizagens culturais, educativas e estáticas, tendo uma transformação que vivenciam as experiências culturais de formação, sendo necessário saber como as escolas articulam. Sendo assim, tendo o conflito da tradição das aprendizagens básicas e essenciais, e a contemporaneidade de outras aprendizagens que ainda não são consideradas muito importantes.

No rastro das grandes transformações que têm marcado a sociedade contemporânea na busca de linguagens mais adequadas às visíveis mudanças operadas em todos os âmbitos e modalidades das práticas sociais, especificamente na prática educativa permanecem um dilema e um paradoxo para a construção significativa do conhecimento: necessidade de operar com informações tecnológicas críticas e criativamente na universalização do ensino, de um lado, e, de outro, o acesso a tais bens culturais restrito apenas a uma parcela da população. Assim tendo suas características cognitiva, motora, afetiva e social. Compreendemos todos os conceitos na educação especial com a utilização de metodologia da arteterapia desenvolvidas com criança e jovem que tem deficiências intelectuais e motoras na instituição filantrópica – APAE.

Portanto, o trabalho adquirido com a estimulação múltiplas do sujeito tende como o seu desenvolvimento enriquecedor e constante na construção histórico-social. Portanto trabalhar com arteterapia com indivíduo é realizar a concepção de duas junções entre a arte e psicologia. Assim, podendo ocorrer o desenvolvimento intelectual e motor com a utilização das didáticas diferenciadas na instituição filantrópica – APAE para que haja evolução em suas múltiplas capacidades. google. com. br/books?id=I5sBur4EtzwC&printsec=frontcover&dq=arteterapia&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiHt5yM-s_LAhXGFJAKHXDhC3IQ6AEIJTAA#v=onepage&q=arteterapia&f=false> acessado em 05 de março de 2016. CIORNAI, Selma. Percursos em Arteterapia: ateliê terapêutico, arteterapia no trabalho comunitário, trabalho plástico e linguagem expressiva, arteterapia e história da arte/ Selma Ciornai e (org.

com. br/books?id=adcbBAAAQBAJ&pg=PA18&dq=arteterapia+educacional&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjVjf2LiNDLAhUDHZAKHXd7DbAQ6AEIWTAJ#v=onepage&q=arteterapia%20educacional&f=false> acessado no dia 25 de março de 2016. FRITZEN, Celdon, MOREIRA, Janine e (orgs. Educação e Arte as linguagens, artísticas na formação humana/ Celdon Fritzen, Janine Moreira e (orgs. – Campinas, SP: Papirus, 2008. br/books?id=tFTYCQAAQBAJ&pg=PA84&dq=arteterapia+educacional&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwj2z_qiiNDLAhUCCpAKHVSVAPQ4ChDoAQgpMAA#v=onepage&q=arteterapia%20educacional&f=false>acessado no dia 02 de abril de 2016.

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