Artigo Cientifico JOGOS PEDAGÓGICOS PARA ENSINO DE CARTOGRAFIA

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

com. br; 2Professor orientador: Flávia Bortoloti, Mestre em Geografia. Manaus – AM, Novembro de 2017. INTRODUÇÃO A cartografia é a ciência que trata da representação da terra ou parte dela através de mapas, cartas e outros tipos de projeções cartográficas. A primeira tentativa de representar o mundo foi babilônica, mas sua concepção de mundo era limitada à região entre os rios Eufrates e Tigre, o que não diminui a importância do feito. no inicio foi explicado todas as regras do jogo e a 1º rodada do jogo foi apresentado pelo pesquisador que explicou os principais objetivos do jogo e quais as principais estratégias poderiam ser utilizados neste jogo. Logo após o jogo foi repassado um questionário para alunos responderem se gostaram do jogo e quais foram os principais aspectos que mais chamaram atenção deles para jogo A pesquisa documental e de campo foram realizadas entre o período do mês de agosto e setembro.

Apartir disso no mês de outubro realizamos o processo de análise do material coletado para organizar as informações e fazer uma análise observativa para a comparação dos dados coletados e a realidade vivida em sala de aula. Após esta etapa faremos a análise comparativa dos dados, e conseguiremos chegar a um resultado conclusivo para a elaboração do artigo. O questionario que foi elaborado para pesquisa foi direcionado aos professores de Geografia do ensino médio da Escola Maria da Luz Caderaro no Município de Manaus-AM,foram 5 professores de Geografia que participaram desta pesquisa,logo abaixo podemos verificar quais foram as perguntas solicitadas e quais objetivos queriamos atingir com estas perguntas. Assim, propõe-se por meio da cartografia desenvolver jogos geográficos que servirão como material pedagógico para a aprendizagem de questões ligadas ao território brasileiro.

O aspecto ludico dos jogos ele altera o comportamento dos alunos em sal de aula,trazendo mais motivaçâo,interação,e maior confiança para os alunos. O jogo possibilita novas experiências com os colegas, em que a opinião e a discussão são importantes, pois fazem com que os alunos pensem, criticamente, a respeito de suas respostas em comparação com as dos outros. Através desse modo de expressar as suas opiniões, o aluno formará novos conceitos com maior segurança, pensando no que dirá, que fará, para ser compreendido. RESULTADOS E DISCUSSÃO Ao partimos para analise dos resultados na pesquisa,atraves da entrevista com os professores de geografia, e a aplicação do jogo de estrategia para os alunos e sala de aula.

Para que esta realidade possa mudar,precisaremos de uma integração e empenho maior por parte das Escolas,poder Publico,Alunos,Familia e Comunidade em geral para que o ensino seja um processo transformador da realidade vivida pelos alunos em sociedade. Aos professores,será necessario maior dedicação e amor a profissão,tão importante e significativa na vida dos alunos,buscar nos alunos o despertar para desejo em apreender e viver o que se apreende e contruir seu proprio conhecimento atraves da autocritica no ensino apredizagem. O modo de ensinar influencia significativamente ao aluno dentro de sala de aula,a participação da escola no fornecimento da estrutura necessario,será fundamental para que o planejamento proposto pelo professor aconteça na sua totalidade. No processo educativo o essencial é aproveitar tudo aquilo que o aluno tem de conhecimento no seu campo cognitivo e utilizar como norte para o desenvolvimento da aprendizagem.

Para que essa aprendizagem aconteça o aluno deve ter vontade em aprender, ou todo o esforço por parte do professor tornará a aprendizagem mecanizada. Lincoln (Orgs. Handbook of qualitative research (pp. Thousand Oaks: Sage. Banister, P. Burman, E. P. A. Guareschi, Trad. Petrópolis: Vozes (Original publicado em 2000). Brandão, C. Frankfurt: Fischer. CASTELLAR, S. M. V. A cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. Org. Motivações hodiernas para ensinar geografia: representações do espaço para visuais e invisuais. ed. Florianópolis: s. n. Elaboração de atlas escolares municipais: o que é importante saber? NOGUEIRA, Ruth E. Org. Motivações hodiernas para ensinar geografia: representações do espaço para visuais e invisuais. ed. Florianópolis: s. BROUGÈRE, Gilles. Jogo e Educação.

Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998 STEFANELLO, Ana Clarissa.

901 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download