Jogos enquanto Prática pedagógica

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Do ponto de vista do ensino tradicional, basta que o professor tenha o domínio dos conteúdos a serem ensinados para ensinar bem, e ainda, as falhas no processo de aprendizagem, na maioria das vezes, são justificadas pela pouca atenção, capacidade ou interesse do aluno, o que de acordo com D’Ambrósio (1989), tem sido o foco da discussão pela comunidade de pesquisadores em educação. Atualmente, nossa sociedade vive inserida num contexto de diversidade de formas e meios de comunicação, no qual é essencial ser competente na leitura e compreensão das diferentes linguagens (Carvalho & Gomes, 2005), fazendo-se necessário que se reconheça essas diferentes modalidades de comunicação (expressões gestuais ou corporais; formas visuais; formas gráficas e verbais). No entanto, o que se tem visto na realidade, de forma geral, é somente o uso da leitura e escrita como representações convencionais nas atividades escolares (Cordazo et al.

Dias & Costa, 2009) Segundo Rizzi e Haydt (2007), o ato de jogar é tão antigo quanto o próprio homem, pois este sempre manifestou uma tendência lúdica, isto é, um impulso para o jogo. Tem uma função vital para o indivíduo, não só para distinção e descarga de energia, mas principalmente como forma de assimilação da realidade, além de ser culturalmente útil para a sociedade como expressão de ideais comunitários. ou intelectuais (cartas, xadrez, etc. regulamentados por regras previamente estabelecidas, que norteiam a cooperação e a competição entre os participantes. Além dos estudos de Piaget, foi por meio dos estudos de Cardoso (1996) eu as brincadeiras foram ocupando lugar de destaque. Pode-se notar este fato, numa sociedade que se desenvolveu do ponto de vista tecnológico e de suas relações sociais.

No que diz respeito a essa mesma perspectiva sócio-histórica vale destacar as pesquisas desenvolvidas por SzundY (2005). Referencias Carvalho AM, Alves MMF, Gomes PLD. Brincar e educação: concepções e possibilidades. Psicologia em Estudo. Cordazzo S, Vieira DT, Luís M. A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e desenvolvimento. SZUNDY, P. T. C. A Construção do Conhecimento do Jogo e Sobre o Jogo: ensino e aprendizagem de LE e formação reflexiva. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Laboratório de Estudos da Linguagem. O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tra. Do grupo de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos – Departamento de Ciências Biológicas da USP. São Paulo: Martins Fontes (orig. VIGOTSKY, L.

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