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Alfabetização e Letramento, Educação, Artigo - 291

Número do pedido
291
Disciplina
Processando
11 Outubro 2017
COMPLETO EM
12 Outubro 2017
Preço
R$347,00
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Escritor
Páginas: 20
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A história do analfabetismo no Brasil remonta ao período colonial. Desde há muito tempo o país vem lutando para a erradicação deste problema social. O contexto do analfabetismo está rodeado por problemas sociais que contribuem para que os índices, ainda nos dias de hoje, sejam alarmantes. A educação é um direito de todos e a própria Constituição Federal (1988) garante isso no seu artigo 6º: “são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”. O letramento leva o indivíduo a um outro estado onde as suas capacidades são potencializadas sob vários aspectos: social, cultural, cognitivo, linguístico, histórico, Mostrar todos
A educação é um direito de todos e a própria Constituição Federal (1988) garante isso no seu artigo 6º: “são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”.
Partindo desse princípio, compreende-se que a educação e uma sociedade letrada são de fundamental importância para o desenvolvimento e crescimento de uma país. Uma sociedade bem desenvolvida é uma sociedade bem alfabetizada. O letramento leva o indivíduo a um outro estado onde as suas capacidades são potencializadas sob vários aspectos: social, cultural, cognitivo, linguístico, histórico, entre outros. A pessoa passa a fazer parte das decisões de tran Mostrar todos
Conceituar o termo alfabetização parece algo simples, algo que já é dado como conhecido, familiarizado, é um termo que já está no vocabulário de pessoas letradas e não letradas. Entende-se, dessa forma, como um conceito definido e expresso na própria linguagem do senso comum. Não se torna assim tão difícil interpretar e conceituar o termo no limite da consciência daqueles que não sabem ler e nem escrever.
Para que se entenda de forma clara e precisa, faz-se mister analisar o termo Alfabetização dentro de uma compreensão etimológica. O significado etimológico parte do sentido de levar à aquisição do alfabeto, isto é, ensinar a ler e a escrever. Assim, a especificidade da Alfabetização é a aquisição do código alfabético e ortográfico, através do desenvolvimento das habilidades de leitura e Mostrar todos
BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e leitura. São Paulo: Cortez, 1994.

CAGLIARI, C. L. Alfabetização e linguística: pensamento e ação na sala de aula. São Paulo: Editora Scipione, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1987. – Coleção Leitura.

FREIRE, A. M. A. Analfabetismo no Brasil. São Paulo: Cortez, 1989.

GAGNÉ, R. M. Princípios essenciais da aprendizagem para o ensino. Tradução: Rute V. Ângelo. Porto Alegre: Globo, 1980.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

VASCONCELLOS, M. A. S.; GREMAUD, A. P.; TONETO JÚNIOR, R. T. Economia Brasileira Contemporânea. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 1999.

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