Projeto de extensão Coral Juvenil

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Esta atividade pôde ser usada como ferramenta para um processo de musicalização da criança, podendo contribuir para o enriquecimento cultural, fomentando o vocabulário do indivíduo e aperfeiçoando sua linguagem e conhecimento musical. E após a realização da proposta de intervenção foi notado grandes benefícios que este ato estimulou no que diz respeito ao avanço de relacionamento interpessoal e intrapessoal dos participantes. Palavras-chaves: intervenção, coral infantil, musicalização. Abstract This study proposes to describe experiences lived in a project of intervention carried out in a Christian Community, to expose the theoretical research done before the practice and the results acquired in all the operation. In a qualitative way, it was aimed to perform the practice of singing through a children's choir.

DESENVOLVIMENTO DA MÚSICA Para Arroyo (2000, p. a história da música está relacionada com o desenvolvimento da humanidade, a milhares de anos o homem pré-histórico confeccionava objetos de pedras, madeiras e osso para utilizar como instrumentos musicais. A música é considerada como uma forma de comunicação e expressão, que está presente no cotidiano e pode trazer muitos benefícios para as pessoas. Porém quando falamos de educação musical temos a ideia de um ensino voltado para a linguagem cênica na qual consiste com abundância no ensino de manuseios de instrumentos árticos, mas está muito além disso. Conforme a Lei nº 11. Sendo necessário também entender como essa linguagem irá se expressar nos educandos, seja através da composição, criação, parte teórica do processo de aquisição ou na execução.

Souza (2004, p. afirma que as linguagens das artes que têm abrangência no campo de ensino e a música, podem ser trabalhadas como um benefício pedagógico através de um processo interdisciplinar. Como exemplo a proposta de um trabalho musical que envolve diversas outras áreas do conhecimento, e esse procedimento de aprendizagem de múltiplas disciplinas que vai garantir que o sujeito consiga vivenciar outros conteúdos mediados pela musicalidade, realizando um procedimento de interface e intercalação entre os processos possibilitando um estudo mais amplo. É importante entender a música como um objeto para o conhecimento, porque estamos acostumados a justificar sua presença na educação como somente um benefício, que poderá acalmar os indivíduos e gerar melhoria no aprendizado, no entanto ela vai muito além.

Nesse sentido então é que a educação musical pode tornar-se um excelente meio de conscientização pessoal e do mundo”. Entende-se que a música promove uma interpretação mais ampla e dinâmica da realidade; problematizando e recontextualizando a visão usual do ser humano sobre o mundo, dando ênfase na importância da observação, da emancipação do ser, e na interrupção dos paradigmas que interfere na relação do ser humano com o meio, ou seja, possibilita e estabelece que o indivíduo tenha relações com as pessoas e suas culturas de uma forma não etnocêntrica. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A instituição escolhida para exercer o estágio a seguir, foi uma comunidade cristã intitulada: Igreja Vineyard. Situada na Rua Iara, nº 1, Bairro Guarujá na cidade de Betim.

O horário de funcionamento é sempre aos Domingos a partir das 18:00 E acontecem outras atividades aos sábados na parte da manhã. O espaço físico é um ambiente aconchegante de decoração rústica. Antes de funcionar uma igreja, o local já foi um ponto turístico da cidade e era conhecido como mirante, pois possui grandes janelas no lugar de paredes, e está situado em uma das partes mais altas de Betim, dando uma ampla vista para toda cidade. O lugar onde funciona comunidade Vineyard está localizado no segundo andar de outro estabelecimento, antigamente conhecido como “Clube do Tira Gosto”. Há somente uma entrada para as escadas, servindo também como saída. No local possui dois banheiros (um feminino e um masculino), uma cozinha, uma sala para crianças, um ambiente para computador e acessórios de informática, um espaço para jogos e o salão principal.

Primeiramente houve a necessidade de recordar o que são “Notas musicais”. Embora sejam infinitas as possibilidade de sons que usamos na música, podemos dizer que notas musicais são sinais que representam a altura do som musical. Para representá-los precisamos apenas de sete notas: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI. Neste momento foi administrado aos alunos um breve ensinamento sobre Respiração diafragmática ou respiração de canto na técnica vocal para iniciantes, seguido de um exercício para trabalhar diretamente no músculo diafragma. Em seguida com o auxílio de um teclado, a professora ministrou uma série de exercícios vocais usando a vibração de lábios, vibração de língua, consoante ‘Z’ e ressonância. Foi possível notar que com a intervenção proposta acima, as crianças participantes não haviam tido muito contato com a teoria musical e do canto, e após e execução do projeto de coral juvenil, elas ficaram, em sua maioria, interessadas em cantar e se expressarem em público que propuseram uma audição individual de cada um deles para os pedagogos, e pediram para que as próximas atividades de recreação fossem relacionadas à musica.

E nas próximas semanas de acompanhamento das alunas da Una na comunidade, notou-se aulas de instrumentos e continuidade de ensaios com o coral juvenil. Algumas à princípio não demonstraram interesse em cantar em conjunto ou individualmente devido à timidez. Porém houve um grande avanço com essas crianças após vários diálogos para compreender como seria possível trabalhar esse fator neles, e também um treinamento semanal individual. Contudo, a proposta de intervenção contribuiu para o avanço no processo de musicalização dos indivíduos, e estimulou o relacionamento interpessoal e intrapessoal dos participantes, e para a conduta correta de postura e impostação deles ao cantar. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. CHICO BUARQUE.

Dorme a cidade. Rio de Janeiro: Marola, 1977. SOUZA, Jusamara. Educação musical e práticas sociais. In: Revista da ABEM. Porto Alegre, nº 10, p.

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