Educação Infantil, Relato de Experiência, Projeto, Aprendizagem

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Percebeu-se que o espaço educacional se configura como um instrumento para as transformações que ocorrem no desenvolvimento, apresentando-se como um espaço de interação, fortalecendo ações e atividades, permitindo a articulação dos saberes com o cotidiano dos atores envolvidos. Tal atividade contribuiu para a construção e o aprimoramento do saber-fazer. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica e a observação da teoria na prática nos momentos de aplicação do projeto. Sendo assim, espera-se que ao findar dos estudos, graduandos e alunos e demais envolvidos neste processo de ensino e aprendizagem tenham participação efetiva e significativa de maneira a mudar a realidade no ambiente escolar e social. Palavras-chave: Educação Infantil, Relato de Experiência, Projeto, Aprendizagem 1Graduanda do 6 termo do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário de Adamantina - UNIFAI, xxxxxx@gmail.

De acordo com Zabala(1998), afirma que um bom profissional deve ser competente em seu ofício, essa competência é adquirida pelas experiências e conhecimentos através do espaço, organização da avaliação, das sequências didáticas. A noção de sequência didática aqui adotada segundo a aspecto de Zabala (1998) é entendida como “um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos tanto pelo professor como pelos alunos” (p. Em uma perspectiva em que o educando está no centro do processo uma sequência didática é cuidadosamente planejada de maneira que as atividades ordenadas em etapas se configurem experiências que tenham coerência e continuidade entre si, sendo, pois desafios que se sucedem de maneira contextualizada e significativa.

As sequências didático-pedagógicas devem ser flexíveis, pois muitas vezes necessitam ser modificadas (ou estendidas) na busca por estratégias investigativo-produtivas pertinentes às curiosidades e interesses das crianças. Tem como finalidade de despertar a leitura nos alunos, de aprimorar a capacidade intelectual, mantem o raciocínio ativo, e mostrar desde pequeno que a leitura é divertida e importante para a nossa vida. Salamanca defende a pedagogia diante das necessidades dos alunos, pois a escola desenvolve a prática contribui na aprendizagem das crianças, construção de conhecimentos, garantindo as afetividades físicas e cognitivas das crianças, buscarem trabalhar com os conhecimentos com que as crianças já possuem. Salamanca diz ainda: A educação assume as funções: social, cultural e política, garantindo dessa forma, além das necessidades básicas (afetivas, físicas e cognitivas) essenciais ao processo de desenvolvimento e aprendizagem, a construção do conhecimento de forma significativa, por meio das interações que se estabelece com o meio.

BRASIL, 2001, P. PROBLEMA Este projeto abordará a experiência vivenciada por graduandos do Curso de Pedagogia, na aplicação prática de um projeto interdisciplinar. Problematizou-se qual a contribuição de projetos interdisciplinares na formação do pedagogo e os benefícios desse trabalho? Quais os desafios enfrentados pelos professores? Responderemos essas questões no desenvolvimento do projeto, pelas leituras e pesquisas dos autores mencionados nas referencias. O trabalho apresentado é resultado do projeto interdisciplinar desenvolvido e intitulado “A Joaninha que perdeu as Pintinhas”. Será aplicado em uma turma da 2° etapa do Ensino Infantil da EMEI Criança Feliz, localizada no município de Flórida Paulista, no interior do estado de São Paulo. O objetivo que se busca neste espaço é um trabalho de estudo, reflexão e análise sobre a prática pedagógica na perspectiva da pesquisa e da produção do conhecimento, contribuições na formação profissional.

Esse estudo trata-se de uma pesquisa descritiva de campo e qualitativa, a aplicação do projeto interdisciplinar: A joaninha que perdeu as pintinhas, que tem como objetivo possibilitar a criação, formação e transformação de conhecimentos cotidianos de forma dinâmica, interativa e lúdica. Apresentaremos o projeto aos 16 alunos da faixa etária de 5 e 6 anos, atendidas pela Educação Infantil da 2° fase E, da EMEI Criança Feliz, na cidade de Flórida Paulista, interior do Estado de São Paulo. A leitura possibilita-nos novos conhecimentos, raciocínios e ideias, para o desenvolvimento cognitivo, enriquecimento de vocabulários, desenvolvendo a criatividade. Estimular nas crianças o hábito de leitura, nos anos iniciais e demonstrar a importância, é o objetivo das escolas, para a formação de seres críticos e pensantes.

Propiciar o acesso à leitura, levar os aluno a terem contato com os livros, deixar expressarem de sua maneira, desde cedo nos anos iniciais, não só a escola demostrar essa importância, mas também a família, pois é muito importante essa parceria entre a família e a escola, reforçando em casa o aprendizado adquirido na escola, e a paixão pelos livros. PROJETO REALIZADO NO 2° TERMO- PEDAGOGIA A pesquisa baseia- se na experiência pedagógica, do projeto: A joaninha que perdeu as pintinhas, vivenciada no 2° Termo do curso de licenciatura de Pedagogia, na UNIFAI, explorando o livro infantil com o objetivo: • Desenvolver o conhecimento nas dimensões socioculturais proporcionando ao individuo contra qualquer discriminação de desigualdade, baseadas nas diferenças culturais individuais e sociais na cidadania, tratando assim da igualdade com todos; • Questionar a realidade da sociedade entre pais e filhos, utilizando assim o pensamento lógico diante da realidade em que vivemos; • Adquirir e construir conhecimentos diante da historia em relação ao mundo atual, através disso desenvolver a criatividade e a capacidade de análise crítica contribuindo para o intelecto moral e crítico.

O resultado final foi um o jogo de dominó, por ser uma atividade lúdica como objetivo de trabalhar o raciocínio lógico e matemático das crianças. Foram feitas as seguintes perguntas: 1. Vocês conhecem a história? 2. Quais são os personagens? 3. Quem foi o bichinho que ajudou a joaninha? 4. Porque a mãe da joaninha não a reconheceu como filha? No dia seguinte foi aplicado o jogo do dominó, ápos a explicação a sala foi dividida em grupos de quatro crianças, foram feita as seguintes perguntas? 1. v. ––––––Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil Brasília: MEC/SEF, 1998. v. ––––––Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil Brasília: MEC/SEF, 1998. v. Ed. Petrópolis: Editora Vozes,2002,p. GIL, Antônio Carlos.

Como formular um problema de pesquisa. In. ZABALA, A. A prática educativa como ensinar. ed. São Paulo, 1995.

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