COMO O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL PODE INFLUENCIAR NA APRENDIZAGEM?

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Assim, ao refletir sobre a importância do desenvolvimento pessoal no processo de aprendizagem é necessário se discutir como os espaços pedagógicos contribui para a criação, trocas e interações entre os atores do processo educativo. Este trabalho fundamenta-se em apresentar como o desenvolvimento pessoal pode influenciar no processo de aprendizagem, refletindo sobre a importância do desenvolvimento pessoal e a sua contribuição para a construção de uma consciência critica e transformadora. Devemos considerar que vivemos em um mundo globalizado, onde as informações e mudanças são extremamente necessárias. Somos seres em construção, por esse motivo nossa formação precisa tornar-se um processo de construção mútua e permanente e o processo de desenvolvimento pessoal contribui significamente no processo de aprendizagem, considerando que cada pessoa é um sujeito ativo, que constrói o seu conhecimento por meio das interações, ou seja, cada indivíduo é um agente de transformação social, com suas diferenças, limitações, conhecimentos e dificuldades, mas que precisa ser respeitadas quanto a sua individualidade e realidade.

Pensar sobre essas questões é proporcionar a busca por respostas ou possibilidades que auxiliam na investigação da melhor metodologia de ensino para que o aprendizado seja efetivamente alcançado. p. A escola precisa ampliar seus propósitos para além de transmitir conhecimentos, de preparar sujeitos pensantes, críticos e reflexivos das mudanças que vem ocorrendo na sociedade. Andrade (2014) enfatiza que “há muitas teorias formuladas que, na prática do cotidiano escolar, deixam a desejar. Há muitos sonhos desprovidos da realidade para uma educação de qualidade e há também muitas descrenças no poder transformador da educação. ” (Andrade, 2014. Sendo assim, Rinaldi (2014) enfatiza que: […] a escola é lugar onde se educa e nos educamos; lugar de transmissão, mas lugar de construção de valores e saberes. É lugar cultural, isto é, lugar onde se elabora cultura pessoal e coletiva, que influencia o contexto de valor social e político e é influenciado por ele, em uma relação de profunda e autêntica reciprocidade.

RINALDI, 2014, p. Uma Educação que pensa e respeita as necessidades dos alunos é a base de um ensino de qualidade. Os espaços escolares precisam ser capazes de adaptarem para que os saberes sejam adquiridos de forma que os alunos estejam preparados para aprender, capacitar-se para chegar ao nível das mudanças que surgem a todo instante. Aprender significamente implica elaborar, construir e resolver problemas. Assim, ressalta-se que somente aprendeu quem trocou, construiu e ressignificou. Nesse contexto o aluno é o condutor de sua aprendizagem e não mero receptor de informações. Ensinar/aprender é uma ação compartilhada entre professor e aluno, acontecida através da dinâmica contínua que se estabelece entre os significados que o professor possui e as significações que o aluno faz. O aluno é um indivíduo com especificidades histórica, social e individual e sujeito da relação cognitiva e é ele quem faz o seu percurso de conhecimento, utilizando competências e habilidades que o professor trabalha e estimula.

ARROTEIA. Jorge Carvalho - Educação e desenvolvimento: fundamentos e conceitos. Aveiro: Universidade. Comissão Editorial. Dep. p. FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’água, 1993. GADOTTI, Moacir. Marlene; RIBEIRO. Maria (orgs. Educação Infantil: os desafios estão postos: e o que estamos fazendo?/Salvador: Sooffset, 2014. TARDIF. Maurice.

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