EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Quanto aos procedimentos técnicos foi realizado um levantamento bibliográfico e documental em estudos anteriormente publicados em: livros, teses, dissertações, artigos, e demais publicações que versam sobre o tema. Este trabalho é relevante por abordar o modelo de educação heterogêneo que atenda todas as demandas da sociedade moderna. Compreendendo a educação à distância como um modelo de ensino que permite o acesso à educação de qualidade por meio da quebra de barreiras sociais, à medida em que flexibiliza o acesso por meio da interatividade com a rede mundial de computadores, ao qual o aluno pode romper as barreiras geográficas, e buscar aprimorar o seu conhecimento em áreas que sua região não dispõe de cursos, tendo em vista a não obrigatoriedade da presença física nas instituições de ensino diariamente.

Palavras-chave: Educação a Distância, Sociedade Contemporânea. Globalizada. Com esta nova modalidade de ensino passa a não ser mais necessário que o professor e o aluno estejam em um mesmo ambiente e ao mesmo tempo tornando a aprendizagem mais dinâmica e multidisciplinar. Além disso, verifica-se que exceto o fato da distância entre o professor e o aluno as normas da educação permanecerão as mesmas, conforme verifica-se nos artigos 2º e 4º do Decreto N. que expõe que: Art. º Os cursos a distância que conferem certificado ou diploma de conclusão do ensino fundamental para jovens e adultos, do ensino médio, da educação profissional, e de graduação serão oferecidos por instituições públicas ou privadas especificamente credenciadas para esse fim, nos termos deste Decreto e conforme exigências pelo Ministro de Estado da Educação e do Desporto”.

Art. Fazendo uma analogia ao exposto por Paulo Freire, pode-se afirmar que a educação tem caráter transformador na sociedade em termos globais, à medida que, prepara o homem para as transformações sociais. Como explica Freire (1996, p. “Ninguém pode estar no mundo, com o mundo e com os outros de forma neutra. A acomodação em mim é apenas caminho para a inserção, que implica decisão, escolha, intervenção na realidade”. Assim como Freire, Brandão (1981, p. Sobre este processo o autor explica que a tecnologia proporcionou a comunicação virtual que rompe o conceito de presencialidade entre professor e aluno. Nesse modelo admite-se debates compartilhados entre professores e alunos durante as aulas, onde um professor de outra região pode conectar-se com imagem e voz, na aula de outro professor.

Através da conectividade, há um intercâmbio cultural maior que no ambiente escolar tradicional, possibilitando uma colaboração mútua entre professores entre as áreas de conhecimento, tornando a aprendizagem mais rica e diversificada. Em relação a conectividade, Spanhol (1999) salienta que esta é possível devido a invenção da Internet ao qual o autor define como: [. uma modalidade de troca de informações entre computadores heterogêneos situados em ambientes remotos ligados aos ‘backbones’ (espinha dorsal) existentes em cada país e interconectados através de servidores quando numa rede corporativa e através de um ‘modem’ ligado a linha telefônica ou ‘cable modem’ ao usuário comum, (SPANHOL, 1999, p. Já na fase mais moderna, vale registrar as três organizações que influenciaram de maneira decisiva a história: a ABT – Associação Brasileira de Telecomunicação, o Ipae – Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação e a Abed – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Coube ao Ipae influenciar decisivamente a reflexão sobre a importância da EaD no mundo e no Brasil (ALVES, 2009, 10-11). Atualmente, o governo brasileiro tem buscado incentivar o ensino EaD como fora de expandir o alcance da educação. Tal preocupação pode ser observada através da criação da Secretaria de Educação a Distância, vinculada ao Ministério da Educação, que tem como objetivo implantar e desenvolver cursos para professores na modalidade EaD. Segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED – 2017) houve um crescimento no número de cursos oferecidos em EAD no país, conforme pode ser observado no gráfico 1 abaixo que apresenta o Número de cursos oferecidos em EAD no Brasil no ano de 2017. Sob esta nova perspectiva a gestão educacional deve compreender as alterações sociais e estabelecer parâmetros de mobilização suficientes para dinamizar o sistema de ensino.

Assim, o processo de gestão deve contemplar múltiplas dimensões, quer sejam técnicas ou políticas (LUCK, 2011). Dessa forma, Moran (2009), explica que no Brasil são aplicados dois modelos de educação a distância a saber. O primeiro, é mais parecido com a educação tradicional ao qual o professor ministra o conteúdo através das suas tele aulas. Já no segundo, o professor interage com os alunos, por meio de materiais impressos e ferramentas digitais interativas, para uma tutoria voltada a formação diferenciada e objetiva. No entanto, mesmo com os avanços educacionais alcançados, verifica-se que o ensino à distância ainda percorrerá um longo caminho por estar em processo de formulação com a realidade nacional, entretanto, apresenta excelentes perspectivas para do futuro, uma vez que a educação tradicional acaba por excluir boa parte da demanda brasileira devido as exigências do mercado de trabalho, idade, tempo ou outros compromissos que não permitem aos alunos disporem de tempo para a educação tradicional, levando a EaD a absorver essa demanda.

Porém, a flexibilidade proporcionada pela educação a distância também pode gerar desistência dos alunos, por enfrentarem dificuldades na organização do tempo para atender as necessidades de estudo. Assim, além das facilidades da flexibilidade de estudo, a sociedade deve adaptar-se a esta nova realidade em todos os aspectos para que o ensino a distância possa avançar e tornar-se uma realidade em todas as classes da sociedade. REFERÊNCIAS AMORIM, Maria Fasura de. A importância do ensino à distância na educação profissional (2012). br/revistacientifica/Revista _PDF_Doc/2011/Artigo _07. pdf. Acesso em: 14/01/2019. ALVES, J. R. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio - 2000). Disponível em: http://portal. mec. gov. br/seb/arquivos/pdf/blegais. O Que é Educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981.

p. CENSO EAD. BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2017 = Censo EAD. pdf. Acessado em: 12/01/2019. HACK, Josias Ricardo. Introdução à educação à distância. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011. Filosofia da Educação, 2. ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2011. MORAN, José M. eca. usp. br/prof/moran/dist. htm>. Acesso em: 12/01/2019. Carreira docente e os desafios da profissionalização do trabalho dos professores. In: CECÍLIO, Sálua; FALCONE, Dirce Maria Garcia. Org. s). Formação e profissão docente em tempos digitais. Estruturas tecnológica e ambiental de sistemas de videoconferência na educação a distância: estudo de caso do Laboratório de Ensino a Distância da UFSC. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis.

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