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A ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE E O USO DO METILFENIDATO COMO MEDICAMENTO TERAPÊUTICO, Educação, Artigo - 981

Número do pedido
981
Disciplina
Processando
26 Janeiro 2018
COMPLETO EM
27 Janeiro 2018
Preço
R$244,00
Ajude! É preciso fazer até education. Tem só 1 dia Título do pedido «A ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE E O USO DO METILFENIDATO COMO MEDICAMENTO TERAPÊUTICO».
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Gil2608
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Escritor
Páginas: 15
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Na presente pesquisa é analisado sobre as características do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, o atendimento pedagógico dado a crianças com esse transtorno na escola e o tratamento farmacológico de tal distúrbio por meio do metilfenidato. Ao longo do estudo é feita uma descrição sobre a sintomatologia apresentada pelas crianças e as ações desenvolvidas na escola para o trabalho com esses alunos. A pesquisa de dados feita por meio de levantamento literário sobre o tema e também na descrição de quatro casos de alunos matriculados na escola regular que passaram pelo tratamento pedagógico e farmacológico. Os resultados do estudo conduzem a compreensões mais aprofundadas sobre a utilização da terapia medicamentosa bem como seu consórcio com procedimentos comportamentais Mostrar todos
Este tema foi escolhido mediante a convivência diária com crianças matriculadas na rede pública de ensino e que apresentam comportamento inquieto e agressivo, sintomas estes, relacionados ao TDAH.
Cabe justificar ainda que, a importância de pesquisas como essa revela a tendência que existe no meio educacional em qualificar os educadores para entender e administrar o TDAH trazendo benefícios às crianças portadoras, bem como orientar os pais sobre como devem proceder com seus filhos. Assim, dentro dos desdobramentos que esse tema complexo oferece, o presente artigo discute sobre a metodologia de trabalho com alunos portadores de TDAH tomando como exemplo quatro casos de alunos matriculados em uma escola pública das séries iniciais do ensino fundamental de uma escola pública
O TDAH surgiu pela primeira vez em 1980, no assim chamado Manual Diagnóstico e Estatístico dos Distúrbios Mentais (PHELAN, 2005). Nesse estudo, deixava-se claro que o ponto central do problema era a dificuldade de seus portadores em se concentrar e manter a atenção. Esse manual também descreve que o transtorno da atenção pode vir acompanhado de hiperatividade, o que agrava ainda mais seus sintomas, pois a falta de atenção, nesse caso, vem acompanhada de excesso de atividade, impulsividade de comportamentos destrutivos.
Segundo Lancet (2008), os sintomas manifestados pelos portadores de TDAH variam de brandos a graves e podem incluir problemas de linguagem, memória e habilidades motoras. Embora a criança com TDAH tenha muitas vezes uma inteligência normal ou acima da média, o estado é ca Mostrar todos
COSTA, Cláudio. Hiperatividade: diagnóstico e tratamento. Belo Horizonte: Centro de Estudos Avançados de Psicologia, 2013.

CYPEL, Saul. A criança com déficit de atenção e hiperatividade: Atualização para pais, professores e profissionais da saúde. São Paulo: Lemos, 2010.

KAIPPERT, A. C. M.; DEPOLI, A. M. A.; MUSSEL, F. M. E. Hiperatividade. Monografia de conclusão de curso: Universidade Católica de Petrópolis, 2013. Disponível em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/spdslx08.htm#parte3. Aceso em 15 ago de 2016.

RHODE, Luiz Augusto.; BENCZIK, Edyleine B. P. Transtorno de déficit de atenção: o que é? Como ajudar?.Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul, 2009.

TOPCZEWSKI, Abram. Hiperatividade: como lidar? São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.

GOLDSTEIN, Sam; GOLDSTEIN, Michael. Hiperatividad Mostrar todos
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