A RUPTURA DO SILÊNCIO EM PONCIÁ VICÊNCIO

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Física

Documento 1

Quando aprendeu a ler e a escrever, foi pior ainda, ao descobrir o acento agudo de Ponciá. Ás vezes, num exercício de autoflagelo ficava a copiar o nome a repeti-lo, na tentativa de se achar, de encontrar seu eco. Ponciá Vicêncio, Conceição Evaristo RESUMO A proposta deste artigo é estabelecer diálogos mais assertivos em relação ao papel da mulher negra na sociedade. A reflexão do livro Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo de 2003 servirá como base para entendermos o processo de apagamento e da legitimação da violência contra a mulher negra em uma sociedade patriarcal e consumista, que visa os interesses da minoria machista que monopoliza o poder e é responsável pelo silenciamento de inúmeras vozes. Palavras-chave: mulher negra, feminismo, apagamento, violência, Conceição Evaristo, Ponciá Vicêncio RESUMEN El propósito de este artículo es establecer diálogos más asertivas en relación al papel de la mujer negra en la sociedad.

Discutir identidade ainda é um tabu, mas ainda assim, caminha a passos curtos com mudanças significativas para a sociedade. Mas, quando mascaramos as diferentes expressões de um gênero, universalizando o que as mulheres precisam para um grupo específico que não atende ao coletivo, estamos evidenciando novas formas de silenciamento e de violência. A proposta deste artigo é estabelecer diálogos mais assertivos em relação ao papel da mulher negra na sociedade. A reflexão do livro Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo de 2003 servirá como base para entendermos o processo de apagamento e da legitimação da violência contra a mulher negra em uma sociedade patriarcal e consumista, que visa os interesses da minoria machista que monopoliza o poder e é responsável pelo silenciamento de inúmeras vozes.

O objetivo é analisar criticamente o que as pessoas foram ensinadas a rejeitar devido a um preconceito enraizado que perpassam séculos e que permanece atual. Uma literatura que alcance a todos em vez de elitizar, de forma a libertar as palavras que anseiam por serem escritas. As escritoras negras constituem uma tradição literária identificável (. temática, estilística, estética e conceptualmente. As escritoras negras manifestam pontos de vista em comum em relação ao ato de criar a literatura como resultado direto da experiência política, social e econômica específica que foram obrigadas a compartilhar. SMITH apud SHOWALTER, 1994, o. BREVE ANÁLISE DA OBRA PONCIÁ VICÊNCIO DE CONCEIÇÃO EVARISTO 2. O pai, a mãe, todos continuavam Vicêncio: de quem são as vozes silenciadas? As mulheres travam desde o passado uma luta constante contra a violência doméstica e sexual, machismo, aborto, desigualdades em todas as áreas da sociedade.

Só que apesar de muitos problemas serem comuns a todas as mulheres, haverá vestígios deles mais fortes em determinados grupos em relação a outros. E muitas das vezes, poderá ser encontrado novos desafios que até então eram desconhecidos por olharmos apenas para o que é priorizado nos movimentos. A realidade de uma mulher do oriente é diferente da mulher do ocidente. Às vezes, se distraía tanto que até se esquecia da janta e, quando via, o seu homem estava chegando do trabalho. Ela gastava todo o tempo com o pensar, com o recordar. Relembrava a vida passada, pensava no presente, mas não sonhava e nem inventava nada para o futuro. O amanhã de Ponciá era feito de esquecimento. Em tempos outros, havia sonhado tanto! Quando mais nova, sonhara até um outro nome para si.

Não levou muito tempo até descobrir que não sabia nada. E se se pergunta a nós mesmos por que é que se é preto ou homem ou mulher ou planta não quer dizer nada se não perguntarmos. Penso que estamos aqui para pensar, eu próprio para pensar. Para perguntar. E que ao pensar nas coisas importantes e ao fazer perguntas sobre as coisas importantes, se aprende coisas pequenas, quase por acaso. Quando contou sobre a mulher alta e transparente, a mãe não lhe deu atenção, mas Ponciá notou que ela se assustou um pouco. EVARISTO, 2003, p. Em Ponciá Vicêncio a escrita de Conceição Evaristo rompe com o cânone e, além disso, reescreve ao longo do romance o mito fundador e a história contada com uma narração representativa de memórias, de incertezas e de descobertas.

Apresentando debates sobre questões de gênero e raça de forma subjetiva e reflexiva ao mesmo tempo. Mas quando se olha apenas para desigualdades de gênero observa-se apenas uma parte do problema. Quando o doutor Brand caminhou na minha direção, não corri e ele não me bateu. Minha mãe puxou-me: – Cala a boca cadela! Gritei: – Deixa, isto aqui é briga de homem com homem. JESUS, 1986, p. Entretanto reconhecer o preconceito que existe pode ser mais difícil do que parece por questões políticas, e principalmente econômicas. Nos Estados Unidos nem tanto, pois os grupos já são bem definidos, mas no Brasil devido a suposta 'democracia racial' e a banalização das questões feministas, essa conscientização ainda caminha a passos lentos e cansados.

Põe-lhe o pé em cima. Tudo o que ele diz tem que ser. Ela nunca responde. Nunca se revolta. Às vezes tenta defender os filhos, mas nunca dá resultado. Se fosse um homem na situação de Ponciá, o tratamento seria diferente? E se fosse um homem branco? Será que o tratamento é diferenciado para homens e mulheres? Como já fora dito, no romance encontramos problemas comuns a todas as mulheres, mas também problemas distintos que particularizam o que é ser mulher, mãe, irmã, amante, esposa etc. E o tratamento dado a mulher não é só diferente do que é dado ao homem, como o tratamento que se dá a uma mulher branca é diferente ao que se dá a uma mulher negra. Lembrando ainda que as condições socioeconômicas contribuem para uma falsa democracia racial e de gênero.

Quando sinhô-moço se certificou de que o negro aprendia, parou a brincadeira. Negro aprendia sim! Mas o que o negro ia fazer com o saber de branco?" (EVARISTO, 2003, p. Mas mesmo semiconformada, eu invejava o meu irmão que era homem. E o meu irmão me invejava por eu ser mulher. Dizia que a vida das mulheres é menos sacrificada. Não necessita levantar cedo para ir trabalhar. Mulher ganha dinheiro deitada na cama. A vida que torna-se escrita, a vivência, ora imaginada, ora sentida, ora recordada é posto em cheque. E a escrevivência é o foco, de forma que, possa acontecer uma ruptura do silêncio que ecoa há séculos. Quando menina, pensava que se passasse debaixo do arco-íris poderia virar menino. Agora sabia que não viraria homem.

Por que o receio, então? Estava crescida, mulher feita! Olhou firmemente o arco-íris pensando que se virasse homem, que mal teria?" (EVARISTO, 2003, p. Quando eu virar homem vou comprar um machado para derrubar uma árvore. Sorrindo e transbordando de alegria, pensei que precisava comprar uma navalha para fazer a barba, uma correia para amarrar as calças. Comprar um cavalo, arreios, chapéu de abas largas e um chicote” (JESUS, 1986, p. REFERÊNCIAS A Cor Púrpura de Alice Walker. Disponível em: <https://docs. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil Ltda. CARNEIRO, Sueli. Mulheres em movimento. In Estudos Avançados 17 (49), 2003. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. JESUS, Carolina Maria de. Diário de Bitita. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

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