DISTÚRBIOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Tal assunto é de suma importância em especial para professores e sociedade no geral, pois não devemos dar características ao aluno, como um ser incapaz de aprender, apenas pelo fato de ter algum tipo de distúrbio de aprendizagem. PALAVRAS-CHAVE:DIFICULDADE DE AMPRENDIZAGEM – DISTURBIOS DE APRENDIZAGEM – NORMALIDADE – AVALIAÇÃO - DIAGNÓSTICO INTRODUÇÃO O presente artigo tem como objetivo aprofundar nossos conhecimentos sobre distúrbio de aprendizagem e dificuldade de aprendizagem, levando em consideração a forma distinta que ambos podem ter,aprofundar nossos conhecimentos sobre conceitos de normalidade, citar quais são os principais distúrbios de aprendizagem e suas características,fará um pequena comparação entre dificuldade de aprendizagem e distúrbio de aprendizagem e citará algumas formas de diagnosticar e avaliar nosso aluno com necessidades de ensino aprendizagem diferenciada.

Em qualquer ambiente escolar encontraremos alunos que aprendem mais rápido e outros nem tanto assim, teremos alunos com extrema facilidade de compreender o conteúdo e outros com alguma dificuldade sendo ela maior ou menor. Em alguns casos algumas crianças estudam anos e nem assim aprendem o básico ou nem ao menos conseguem acompanhar as matérias de cada disciplina, em alguns casos não conseguem interagir com os demais colegas e também não se adaptam a sala de aula. Alguns deles não conseguem aprender alguns conceitos essenciais como ler e escrever. Porem em alguns casos não existem sinais, por esse motivo considera-se que o organismo está normal. Normalidade como utopia Esse conceito é de que admite existir uma conjunção hamorniosa do sistema nervoso, o mesmo funciona de maneira excelente.

Normalidade como processo Esta normalidade estuda o indivíduo como de acordo com a situação ou fase de desenvolvimento de sua personalidade. Normalidade como média É baseada em uma média estatística dos estudos normativos do comportamento, na qual traços da personalidade são entendidos como um meio de medida estatística ou de medida padronizada do comportamento. DISTÚRBIOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM 3. Levando em consideração que distúrbios de aprendizagem podem ocorrer de outras formas como retardamento mental e alguns distúrbios emocionais e também com relação à socialização (falta de instrução ou executada de uma forma inadequada). Segundo a Dra. Ana Carmem Mousquer Bastos em seu artigo “O que é distúrbio de aprendizagem”, cita como exemplo dos principais distúrbios de aprendizagem a hiperatividade, dislexia, disgrafia e discauculiaos quais iremos caracterizar: 1º Hiperatividade: em uma criança a hiperatividade pode estar relacionada como uma instabilidade psicomotora, ou seja, é uma criança agitada, não consegue parar quieta, tem dificuldades de se concentrar, não tem paciência.

º Dislexia: Refere-se à falha no processamento da habilidade da leitura e da escrita durante o desenvolvimento, é um atraso no desenvolvimento ou a diminuição em traduzir sons em símbolos gráficos e compreender qualquer material escrito. São de três tipos: visual, mediada pelo lóbulo occipital fonológica, temporal e mista, com mediação das áreas frontal, temporal e pré-frontal. A OMS (Organização Mundial de Saúde) faz a seguinte definição de transtornos de aprendizagem:“aqueles manifestados pro comprometimentos específicos e significativos no aprendizado de habilidades escolares. ” Sendo que uma criança com dificuldade/distúrbios de aprendizagem não deve ser taxada como deficiente, ela é apenas uma criança normal, mas que adquireconhecimento de uma forma diferente, ou que em alguns momentos tem dificuldade de interagir tal/como os demais colegas.

A dificuldade de aprendizagem foi citada e estudada por diversos estudiosos e autores, Castano(2003) caracteriza a mesma como: “alterações no processo dedesenvolvimento, no aprendizado da leitura, da escrita e do raciocino lógico-matemático que podem estar ou não associados a comprometimentos da linguagem oral. ”(Castano, 2003) No Brasil os distúrbios de aprendizagem são caracterizados como de inteligência mediana, conforme analisado no teste de QI (Quociente de inteligência), que são nomeados como desvios de funcionamento do SNC (Sistema Nervoso Central), os quais geram problemas e dificuldades de aprendizagem, déficit de atenção, problemas com memorização, leitura, escrita e alterações na coordenação motora. Alguns pesquisadores citam que os distúrbios de aprendizagem estão relacionados a algumas dificuldades em específico, relacionadas a um problema neurológico e as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao ambiente físico/social que o sujeito esteja vivendo.

ºEcológico ou interativo, onde são analisados os contextos familiares e as dificuldades de aprendizagem. º Perspectiva Sócio-cultural, que vem se desenvolvendo. º Neuropsicológica, estudo de nível nacional e internacional que vem explicando a importância da interdisciplinaridade com as Dificuldades de aprendizagem. Sendo que as dificuldade de aprendizagem só podem ser realmente compreendidas fazendo uma analise nos fatores intra e extra escolares, relacionando o aluno, seu meio familiar, professores, práticas pedagógicas. É de suma importância a contribuição da escola como um espaço para que haja socialização e também a troca de conhecimentos, para que essa interação aconteça temos o professor que é o mediador, porem o mesmo deve estar capacitado para fazer essa mediação de uma forma inclusiva. Avaliar de forma compreensiva e adequar por completo as necessidades do aluno.

Conclusão Como já consideramos os meios de grande importância para o aprendizado e desenvolvimento do sujeito, devemos salientar que cada um se desenvolve de uma forma que é única, é nesse ponto que o educador deve estar preparado para analisar todo o contexto escolar e suas individualidades, para que possa ensinar e transmitir o conhecimento de uma forma que abranja todas as necessidades existente em sala de aula. Essas individualidades são caracterizadas pelos distúrbios e/ou dificuldades de aprendizagem, que dependendo da postura e conhecimento do professor torna o processo mais difícil, e nem sempre são atingidas as metas necessárias para o sucesso em sala de aula, para isso o educador deve tomar uma postura pedagógica, e analisar quais serão suas práticas pedagógicas para inserir esse sujeito, diminuindo ou quem sabe até não existindo mais dúvidas sobre o conteúdo ensinado.

Lembrando que quando falamos em dificuldade de aprendizado, nos vem à cabeça a dificuldade que alguns de nos temos em entender/aprender algumas disciplinas básicas como: ler, escrever, matemática entre outras, porem esses são processos comuns no ensino aprendizagem, pois nem sempre estamos inseridos no contexto apresentando pelo professor e o fato de eu não ter entendido alguma parte desse processo não quer dizer que eu não sei tal conteúdo e/ou matéria, é nesse momento que surge a importância da contextualização do conteúdo, principalmente nas séries iniciais, pois é à base da nossa educação. Sendo assim retomamos ao ponto de que vários fatores interferem e dificultam o processo de ensino/aprendizagem, porem se o professor dispor de recursos para saná-las, utilizando de métodos e recursos que facilitem o entendimento do sujeito, com base nas Diretrizes Nacionais da Educação, com o apoio da comunidade intra e extra escolar, desenvolvendo atividades para suprir a necessidade desse aluno, podemos garantir a o direito a educação e conhecimento do mesmo.

Strick. Sylvia Maria Ciasca: “Aprendizado e Suas Desabilidades: Como Lidar?”.

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