COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM UMA INDÚSTRIA METAL MECÂNICA

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão de segurança

Documento 1

Por meio desta o estudo foi realizado em uma empresa me tal mecânica, com um total de 45 colaboradores de diversos setores. Na parte metodológica, a pesquisa é de natureza aplicada, seu objetivo é descritivo, a estratégia de pesquisa utilizada foi o levantamento de dados através de um questionário e a abordagem é quantitativa. No resultado foi diagnosticado fraquezas na relação de participação e desempenho/produtividade. Porém houve pontos fortes na defesa da organização e empenho extra e ou sacrifício adicional. Palavras-chave: Comportamento Organizacional, Recursos Humanos, Setor Industrial. Na segunda seção é apresentado o referencial teórico; na terceira a metodologia aplicada e, na seção seguinte, os resultados são discutidos e analisados. Por fim, são apresentadas as conclusões do trabalho e as referências bibliográficas.

REFERENCIAL TEÓRICO 2. SETOR INDUSTRIAL NO BRASIL Conforme IBGE (2026), o setor industrial brasileiro, atualmente, esta sofrendo com a baixa da economia no país que tem dificultado o crescimento e expansão deste setor. Desde ao ano de 2015 vem ocorrendo baixa da produção, onde no mês de setembro acumulou uma baixa de 4,8% em setembro em relação ao mês anterior, assim fechando os nove meses com - 7,8% e com mesma porcentagem de desemprego. COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL Comprometimento, qual o real significado desta importante palavra. Um trabalho desenvolvido por Bastos, Brandão e Pinho (1994) conceituou vários significados para essa palavra tão importante, tais como engajamento, agregamento, e envolvimento. É preciso conhecer a pessoa para ver se ela estiver disposta, e se tem reações afetivas positivas e seus sentimentos a favor daquilo que lhe é proposto.

Comprometimento segundo Bastos (1994) é ter vocação de se portar de forma educada e correta, disposto a agir. Com isso, a pessoa dá além da sua lealdade a organização, desejando sempre dar o melhor de si, contribuindo para o bem-estar da mesma. As três formas mais frequentes do termo comprometimento organizacional usadas no cotidiano, conforme Bezerra (2006) são: a) Compromisso no sentido de se comprometer; formas de como o indivíduo se comportam em relação a determinados pontos a serem atingidos. b) Com comprometimento; indica o grau de atenção, de esforço e o cuidado que a pessoa tem para realizar algo. c) Refere-se à relação entre condições que conduzem a produtos indesejados; comprometer como prejudicar, impedir. Mowday, Steers e Porter (1979) definem comprometimento organizacional como um estado onde o indivíduo se identifica com a organização, desejando permanecer afiliado a elae para realizar seus objetivos.

Rego e Souto (2004) definem comprometimento organizacional, na qual é o estado psicológico que caracteriza a ligação do indivíduo a organização, tendo implicações na sua decisão de nela continuar, e este comprometimento do indivíduo com a organização deve ser positivo e benéfico para ambos. O comprometimento na visão instrumental constitui o segundo grande referencial teórico adotado nas pesquisas sobre o tema. Possui outras denominações, como enfoque calculativo, continuação, e side-bets (tempo, esforço, dinheiro). A conceituação de comprometimento sob o enfoque das três dimensões surgiu através dos estudos de Meyer e Allen (1990). O modelo é formado pelo comprometimento afetivo, comprometimento de continuidade ou instrumental, e comprometimento normativo, como pode ser descrito na Tabela 1: Tabela 1 – Dimensões do comprometimento Afetivo Colaboradores com um forte comprometimento afetivo permanecem na organização porque eles querem e se esforçam para que isso aconteça, onde geralmente o colaborador está motivado.

De continuidade Também chamado de comprometimento instrumental; é quando o colaborador permanece na empresa porque precisa Normativo Esse comprometimento ocorre quando o colaborador recebe benefícios em uma relação de troca. Isto se dará por meio do uso de técnica padronizada de coleta de dados: questionário. A abordagem é quantitativa, já que se usará dos resultados gerados pela estatística descritiva para descrever os resultados. A empresa a ser estudada, constitui no setor de no setor industrial, basicamente na produção de máquinas e equipamentos agrícola, onde possui um grande portfólio de produtos, no qual podemos citar transportadoras de grãos, as graneleiras, arrozeiras, carretas basculantes, alem de produtos no preparo do solo, roçadeiras, subsoladores, raspos, plainas, e muitos mais produtos que estão diretamente ligados na produção agrícola.

A amostra conta com 45 colaboradores da matriz, sendo pertencentes a diversos setores, tanto no chão de fábrica, corte, solda, almoxarifado, pintores, expedição, montadores, marcenaria, manutenção, quanto na parte de escritório e engenharia, contabilidade, técnicos, desenhistas, PCP, compra, secretária. Segundo gerente de RH, atualmente a empresa matriz possui aproximadamente 73 funcionários, que representa 61,64% do total pesquisado. Figura 1 - Modelagem da pesquisa Fonte: construído pelos autores Posteriormente definir o contexto e os objetivos, definiu a população (colaboradores), que irão responder osquestionários. Após este procedimento, foramdefinidas asvariáveis, através do embasamento teórico sobre o comprometimento organizacional, com base na escala de intenções comportamentais (EICO). Antes da coleta de dados se verificou o questionário com o gerente de Rh da empresa pesquisada, Eich (2016), para tal liberação e aprovação do estudo a ser aplicado.

Com a aprovação do gerente, foi aplicado junto aos colaboradores e, posteriormente, os dados coletados foram repassados para o Google Forms, para melhor analise e tabulação de dados possibilitando a descrição dos resultados. RESULTADOS E DISCUSSÕES Com os dados tabulados foram analisando as respostas dos colaboradores. A seguir, na Tabela 3, estão relacionadas às perguntas conforme os fatores de avaliação citados anteriormente com os respectivos resultados de todos os respondentes, tanto a média unitária quanto a media final. Conforme avaliação foi estabelecida sete alternativas que correspondia a uma nota, o qual, o 1 totalmente insatisfeito, 2 pouco insatisfeito, 3 insatisfeito, 4 não resposta, 5 satisfeito, 6 pouco satisfeito, 7 totalmente satisfeito, ficando assim 1 à 3 baixo comprometimento e de 5 à 7 alto comprometimento. Tabela 3 – Normas de escala de intenções comportamentais de comprometimento organizacional Sexo Tempo de serviço 1 2 5 7 10 20 Média A 3 11 13 14 17 Média B 4 9 15 19 Média C 6 8 12 16 18 Média D Feminino até 3 anos 5 5 5 5 5 5 5,0 5 5 5 5 5 5 1 5 5 5 4 3 3 5 5 5 4,2 Masculino até 3 anos 6 5 6 5 3 4 4,8 1 3 5 5 3 3,4 5 3 3 3 3,5 5 2 5 5 5 4,4 Feminino até 3 anos 6 5 5 6 3 6 5,2 6 6 6 5 7 6 3 3 6 7 4,75 2 4 5 3 7 4,2 Masculino até 3 anos 5 5 6 5 5 6 5,3 6 5 5 6 6 5,6 5 5 6 6 5,5 3 6 6 1 5 4,2 Masculino até 3 anos 7 5 6 7 6 7 6,3 6 7 7 6 6 6,4 6 7 6 6 6,25 3 3 7 7 6 5,2 Feminino até 3 anos 2 5 7 5 1 7 4,5 6 6 6 5 5 5,6 7 5 6 5 5,75 2 5 6 1 6 4 Masculino até 3 anos 5 5 5 5 5 5 5,0 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 3 3 5 3 5 3,8 Masculino até 3 anos 5 5 7 2 4 5 4,7 5 1 5 2 5 3,6 6 5 4 5 5 3 3 2 4 6 3,6 Masculino até 3 anos 6 6 3 2 3 3 3,8 3 5 2 3 2 3 3 3 3 2 2,75 3 3 5 3 5 3,8 Feminino até 3 anos 6 6 5 5 5 6 5,5 6 6 5 5 5 5,4 6 5 5 5 5,25 5 5 6 5 5 5,2 Masculino até 3 anos 6 7 6 5 5 7 6,0 7 6 7 7 7 6,8 6 7 6 7 6,5 7 5 7 5 7 6,2 Masculino até 3 anos 7 7 7 5 7 7 6,7 7 3 5 5 5 5 6 7 7 5 6,25 5 7 5 5 7 5,8 Feminino de 11 à 20 anos 5 3 3 5 3 5 4,0 5 3 5 5 5 4,6 5 5 5 5 5 5 5 5 5 3 4,6 Masculino de 11 à 20 anos 5 5 5 7 5 6 5,5 6 5 5 5 6 5,4 5 5 5 6 5,25 6 5 5 5 5 5,2 Masculino de 11 à 20 anos 5 5 5 4 7 5 5,2 7 5 6 7 5 6 5 3 6 5 4,75 3 5 5 3 6 4,4 Masculino de 11 à 20 anos 6 6 6 5 6 6 5,8 5 6 6 5 6 5,6 6 3 5 6 5 6 5 6 6 5 5,6 Masculino de 11 à 20 anos 6 6 6 6 4 6 5,7 5 6 6 6 5 5,6 6 5 6 5 5,5 5 4 5 4 6 4,8 Masculino de 11 à 20 anos 6 6 5 6 5 6 5,7 6 2 6 6 4 4,8 6 6 6 4 5,5 5 6 2 6 6 5 Masculino de 11 à 20 anos 6 6 5 7 6 6 6,0 5 5 6 5 6 5,4 5 6 6 6 5,75 6 5 6 6 6 5,8 Masculino de 21 à 30 anos 6 3 3 5 7 7 5,2 7 6 6 7 6 6,4 7 7 7 6 6,75 3 5 6 7 7 5,6 Masculino de 21 à 30 anos 5 5 7 7 3 5 5,3 6 6 7 6 5 6 7 6 5 5 5,75 7 7 7 7 5 6,6 Masculino de 21 à 30 anos 6 5 1 6 2 6 4,3 2 6 5 3 6 4,4 2 3 5 6 4 5 4 6 1 6 4,4 Masculino de 21 à 30 anos 6 6 7 7 5 6 6,2 7 6 7 5 6 6,2 7 5 7 6 6,25 7 6 7 5 5 6 Masculino de 21 à 30 anos 5 6 7 5 5 7 5,8 6 5 5 5 3 4,8 7 5 5 3 5 5 7 5 5 5 5,4 Masculino de 21 à 30 anos 6 6 5 5 5 5 5,3 6 1 6 6 3 4,4 5 6 5 3 4,75 5 5 5 5 5 5 Feminino de 21 à 30 anos 7 7 6 7 7 6 6,7 6 6 7 7 6 6,4 6 7 7 6 6,5 6 7 6 6 7 6,4 Masculino de 4 à 10 anos 6 1 6 6 3 7 4,8 6 3 5 6 6 5,2 7 3 5 6 5,25 6 6 5 5 5 5,4 Masculino de 4 à 10 anos 5 5 5 5 6 5 5,2 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 Masculino de 4 à 10 anos 5 5 3 5 3 5 4,3 5 3 6 6 6 5,2 5 5 6 6 5,5 5 5 7 7 5 5,8 Masculino de 4 à 10 anos 6 5 6 5 2 6 5,0 5 5 5 5 6 5,2 7 5 5 6 5,75 2 3 5 2 5 3,4 Masculino de 4 à 10 anos 5 5 5 5 5 5 5,0 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 5 6 5 5 5 5 5,2 Masculino de 4 à 10 anos 5 5 5 5 5 5 5,0 5 5 5 5 3 4,6 5 5 5 3 4,5 3 5 5 5 5 4,6 Masculino de 4 à 10 anos 3 5 5 6 4 7 5,0 6 5 6 5 5 5,4 5 5 6 5 5,25 3 3 5 5 2 3,6 Masculino de 4 à 10 anos 7 5 5 5 3 5 5,0 7 3 5 5 5 5 5 7 5 5 5,5 5 3 7 5 5 5 Masculino de 4 à 10 anos 6 5 7 6 5 6 5,8 6 3 6 7 1 4,6 7 6 5 5 5,75 3 3 5 5 5 4,2 Feminino de 4 à 10 anos 6 5 5 6 5 6 5,5 6 5 5 5 5 5,2 6 6 6 6 6 5 5 6 6 6 5,6 Feminino de 4 à 10 anos 7 5 5 6 6 7 6,0 7 6 6 7 6 6,4 6 6 7 6 6,25 1 1 6 2 6 3,2 Masculino de 4 à 10 anos 5 5 7 6 3 7 5,5 6 3 7 6 3 5 7 6 7 3 5,75 6 7 7 6 7 6,6 Masculino de 4 à 10 anos 5 5 5 3 4 5 4,5 3 5 5 3 5 4,2 5 5 5 6 5,25 5 5 4 5 6 5 Masculino de 4 à 10 anos 7 6 6 6 5 5 5,8 5 7 6 7 2 5,4 6 6 3 2 4,25 5 5 5 5 6 5,2 Feminino de 4 à 10 anos 6 6 6 7 6 6 6,2 6 3 6 6 7 5,6 7 6 6 6 6,25 6 7 6 5 6 6 Feminino de 4 à 10 anos 6 6 6 6 7 6 6,2 6 5 6 7 6 6 7 7 6 6 6,5 7 7 7 6 7 6,8 Feminino de 4 à 10 anos 5 6 7 6 5 5 5,7 7 5 5 5 5 5,4 7 7 5 5 6 5 5 7 6 5 5,6 Masculino de 4 à 10 anos 6 6 7 6 5 6 6,0 6 5 6 5 6 5,6 6 6 6 6 6 4 5 5 6 6 5,2 Masculino Mais de 30 anos 6 6 5 7 2 7 5,5 6 6 7 7 5 6,2 6 6 6 5 5,75 3 6 6 3 6 4,8 MÉDIAS FINAIS 5,37 5,27 5,37 5,01 Fonte: elaborado pelos autores com base na pesquisa.

No fator participação constatou-se uma média relativamente baixa com valor de 5,37 que reflete em uma escala percentual de 20- 44 onde a participação se considera médio baixo. Reflete que os colaboradores não estão participando dos programas, palestras, cursos e atividades que a empresa propôs além de fornecer sugestões e resoluções referentes a problemas e melhorias na organização. Gráfico 6 – Empenho Extra ou Sacrifício Adicional muita pouca nenhuma muita pouca nenhuma Fonte: elaborado pelos autores com base na pesquisa. No quesito dos colaboradores melhorarem seus desempenhos e produtividade cerca de 53% afirmaram que terão ganhos ajudando a organização no aumento da produtividade, e 30% não Fonte: elaborado pelos autores com base na pesquisa. No estudo realizado 59% dos funcionários assinalaram que ajudariam a no desempenho extra em prol da organização com intuito de ter ganhos, onde 31% teriam poucos ganhos, e os 10% restantes dizem que não teriam perdas ou ganhos em ajudar para com a organização.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Todas as organizações estão voltadas para o seu melhor desempenho e buscam cada vez mais profissionais qualificados e competentes para desempenhar suas funções. O comprometimento organizacional nada mais é do que um vínculo entre organização e colaborador em busca de objetivos empresarias e pessoais. org. br/site. aspx/Imprensa-Clipping-Tendencias- detalhe?DetalheClipping=1696#26907, acessado em 21/11/2016. AJZEN, I. Attitudes, personality, and behavior. BASTOS, A. V. B. Comprometimento organizacional: a estrutura dos vínculos do trabalhador com a organização, a carreira e o sindicato. Brasília, 1994a. In: REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA, 25, Ribeirão Preto. Anais. Ribeirão preto: Sociedade Brasileira de Psicologia, 1995. p. BASTOS, A. V. BRANDÃO, M. G. A. PINHO, A. A natureza do comprometimento e sua relação com comportamentos comprometidos: um estudo de caso e uma empresa metalúrgica.

In: SEMINÁRIO DE PESQUISA ESTUDANTIL, 20,2002, Salvador. Anais. Salvador: Edufba, 2002. p. COSTA, C. A. BASTOS, A. V. B. IBGE (2016). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, disponível em: http://www. cidades. ibge. gov. Itabuna: Via Litterarum, 2010. p. MEDEIROS, C. A. F. Vínculo do trabalhador com a organização: um estudo de representações sociais. Tese (Doutorado em Psicologia) Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2006, 228p. MEYER, J. P. ALLEN, N. n. p. Autumn, 2001. MORAES, L. F. T. PORTER, L. W. STREERS, R. M. RANDALL, D. M. FEDOR, D. B. LONGENECKER, C. p. RODRIGUES, A. C. A. Do comprometimento de continuação ao entrincheiramento organizacional: o percurso de validação da escala e análise da sobreposição entre osconstrutos. SIQUEIRA et al.

Medidas do comprometimento organizacional: ferramenta de diagnostico e gestão. Ed. ABDR. Porto Alegre: Armetd, 2008.

100 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download