A APLICAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO NAS UNIDADES DE INFORMAÇÃO

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Engenharia mecatrônica

Documento 1

Nesse contexto, as empresas identificam o valor do conhecimento e das informações que auxiliam no melhor desempenho e na tomada de decisão. PALAVRAS-CHAVES: Gestão do Conhecimento, gestão da Informação, ciência da Informação, unidades de Informação ABSTRACT Knowledge management is an important tool in business, as it enables an environment of sharing and collaboration among users, interactivity and capture tacit and explicit knowledge beyond information dissemination. The competitiveness in today's leading companies to rethink how to manage the information generated by its staff and especially the knowledge acquired by employees. We analyze here the importance of Knowledge Management and Intelligence Units, the latter being primarily responsible for the organization and dissemination of information generated in the companies that supported the Information Management, creates a system where information and knowledge are strategically organized.

In this context, companies identify the value of knowledge and information that help in better performance and decision making. Com o auxilio da tecnologia e da internet essa nova sociedade é intitulada por “sociedade do conhecimento’ ou ‘sociedade da informação”. Mudanças significativas nos segmentos políticos, econômicos e sociais, trazem um novo panorama ao cenário das organizações. As empresas buscam garantir a concorrência, através da inovação de seus produtos e serviços, com o objetivo de obter o sucesso. Essas metas são almejadas por todas empresas que pensam em crescimento, a GC é uma ferramenta estratégica usada para alcançar esses resultados. As empresas vêm acompanhando essas mudanças e o que elas acarretam, como por exemplo, a maior competitividade no mercado.

Basicamente a GC procura gerenciar o capital intelectual das organizações. As empresas começam a compreender que as informações geradas internamente são importantes, assim como, a experiência dos funcionários. Em meio a isso, o conhecimento começou a ser usado para o desenvolvimento de novos processos, produtos e novas formas de gestão, que trouxeram a vantagem competitiva para as empresas. Essa vantagem torna-se difícil de ser imitada pelos concorrentes, pois não se trata de produtos, mas sim de experiências e de conhecimento dos colaboradores. Devido à grande demanda de informações e processos dentro da empresa, o conhecimento gerado pelos funcionários não pode ser ignorado pelos diretores e presidentes. Os autores consideram o conhecimento valioso por estar muito próximo da ação, ou melhor, ele é usado na prática, como por exemplo, na produção ou desenvolvimento de produtos ou serviços.

Os autores fazem uma comparação entre dado, informação e conhecimento, onde o conhecimento é sempre modificado, agregado, como um sistema vivo, que cresce e se modifica que interage com o meio. Assim, pode-se concluir que o conhecimento não pode ficar estagnado, caso isso aconteça ele vira um dogma. As atividades rotineiras de uma empresa geram informação que se tornam novos conhecimentos na mente dos funcionários; os conhecimento são transformados à medida que as experiências e vivências são alimentadas e, muitas vezes, se transformam em um novo conhecimento sobre algo ou mesmo um novo insight ou palpite. Para a retenção desses novos conhecimentos, que são na maioria das vezes importantes para a empresa criar ou mesmo melhorar algum produto ou serviço de maneira inovadora, a empresa precisa desenvolver processos onde ele seja externalizado para ser processado e virar capital intelectual, incorporando-o aos produtos e serviços.

Para Davenport e Prusak, (1999) compra de uma empresa é uma forma de adquirir conhecimento, através de novos profissionais contratados, ou mesmo, na fusão e aquisição de empresas, onde são adquiridas juntamente a forma de trabalho e novas experiências, culturas e idéias. A criação do conhecimento está relacionada com o ambiente no qual está inserido, onde a troca de informações é estimulada, através de inter-relações físicas, mentais, virtuais ou a combinação entre elas, que geram resultados tangíveis como produtos ou intangíveis , como a harmonia de ambiente, a motivação, a criatividade e a cultura organizacional. Segundo Nonaka e Takeuchi (1997, p. o conhecimento é criado a partir das interações entre os dois tipos de conhecimento, o tácito e o explícito, e entre o indivíduo e a organização, que realizarão quatro processos principais da conversão que, juntos constituirão a criação do conhecimento em seu modelo chamado “espiral do conhecimento”, que se divide em quarto partes.

Que são: • Socialização: processo onde as pessoas trocam e compartilham experiências, como habilidades técnicas e modelos mentais, podem ser realizadas na interação com outros ou observando as ações. As mudanças são constantes dentro de uma organização onde a tecnologia e a informação são palavras que repetem diariamente, um fator importante nesse contexto é a Inovação, inerente à GC trata-se de usar idéias novas para melhorar algo que já exista, mas que precise ser atualizado ou reinventado. Os responsáveis pela implantação da GC na empresa devem incentivar os funcionários a compartilharem suas idéias. Todas as idéias por mais absurdas que pareçam podem ajudar a criar algo inédito ou a aperfeiçoar o que já exista.

Os celulares servem como exemplo, antes eram usados somente para a comunicação entre pessoas, hoje os aparelhos contam com muitas funções como rádio, câmera digital, televisão entre outras funções. Isso mostra que sempre existe a possibilidade de mudar e inovar, satisfazendo as necessidades dos clientes. Eles defendem que quanto mais as empresas valorizarem suas informações, menos provável será seu fracasso. As empresas devem reconhecer o valor das informações e usá-las para a estratégia de seus negócios, observando o ambiente interno da organização e o ambiente externo, utilizando a GI para organizar seus fluxos informacionais. A GC e GI podem ser inseridas dentro da empresa através da UI, que deve apresentar as vantagens dessas gestões como: • Troca de informações e conhecimento; • Criação de novas idéias; • Criação de novos produtos e serviços; • Vantagem competitiva em relação aos concorrentes; • Visão progressista; • Ampliação do conhecimento; • Eficiência e rapidez na tomada de decisão.

Muitas vezes GC se confunde com GI, mesmo estando ligados cada um tem uma função e característica diferentes. A gestão da informação é um conjunto de estratégias que visa identificar as necessidades informacionais, mapear os fluxos formais de informação nos diferentes ambientes da organização, assim como sua coleta, filtragem, análise, organização, armazenagem e disseminação, objetivando apoiar o desenvolvimento das atividades cotidianas e a tomada de decisão no ambiente corporativo. Pode-se chamar de Unidade de Informação: arquivos, bibliotecas e centros de documentação e informação. Para lidar com o exponencial de crescimento do conhecimento humano, a UI precisam desenvolver seus recursos, ter estratégias de acesso através de recursos eletrônicos e digitais, que permitam acesso aos conteúdos disponíveis na web e trazer informações úteis que possam servir para alavancar os negócios da organização.

Como uma organização de aprendizagem, as bibliotecas devem proporcionar uma forte liderança em gestão do conhecimento e estimular a criação e a troca de novas idéias e conhecimentos. Através das atividades desenvolvidas na empresa, são acumulados descobertas, experiências, inovações e outros fatores que propiciam o crescimento da empresa no mercado e também o crescimento individual das pessoas, tudo isso influenciado pela cultura organizacional, que garante esse crescimento no caso de empresas que investem nos seus empregados, em novas idéias e estão a todo momento antenados com as novas mudanças e as novas oportunidades. O mercado globalizado auxilia nessa corrida para o sucesso, todos querem vencer e não medem esforços para conseguir. Sugere-se que as UI tenham uma postura competitiva e pró-ativa em relação às demandas no atendimento aos usuários, se antecipando as novas tendências, novas estruturas e tecnologias.

Dessa forma, os serviços de informação oferecidos pela UI devem preencher de forma objetiva e efetiva as necessidades de informação das empresas. CONCLUSÃO O conhecimento hoje é o principal fator estratégico de países e empresas que visam o crescimento, poder e a riqueza. A nova sociedade é impulsionada às mudanças econômicas e sociais como a globalização e a tecnologia. Podemos considerar a Informação e o Conhecimento importantes para o desenvolvimento e crescimento de uma organização que foca o sucesso, onde a UI através de sua gestão orientada pelas ferramentas da Gestão do Conhecimento pode incentivar mudanças culturais e melhorias para o setor e para a empresa como um todo. Rio de Janeiro: Campus, 1999. p. DRUCKER, Peter. Drucker: o homem que inventou a administração.

ed. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997. ROSSETTI, A. G. e MORALES, A. São Paulo: Novatec, 2004. p. SENGE, Peter M. A Quinta disciplina: arte e prática da organização de aprendizagem. ed. TERRA, J. C. C. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. Novembro de 2004. Disponível em: <http://www. ofaj. com. br/colunas_ conteudo.

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