1. Local do Crime e sua importância

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Direito

Documento 1

A preservação e isolamento do ambiente tem importância fundamental para que o local do crime mantenha os elementos que servirão de provas mais tarde. Só assim, os trabalhos a seguir acontecerão de forma legal e fluída, de forma que resulte no esclarecimento do caso investigado. Entretanto, para isso, é preciso ter noção dos conceitos e leis que auxiliam nesse assunto. Desenvolvimento 1. Local do Crime e sua importância O local de crime pode ser definido como toda a área onde ocorreu um fato que apresente características de um delito, podendo ser uma área interna ou externa. Depois da perícia, as provas são registradas e colhidas, o local só é liberado quando a perícia decide. Conceitos essenciais Sob o local de crime temos diversos elementos que podem ser explorados como base de componentes da investigação, tais como: corpo de delito, vestígios, evidências, indícios.

Corpo de Delito: apesar de antigamente se referir apenas à humanos, hoje o ponto de vista dos peritos é que o corpo de delito é considerado qualquer material relacionado ao crime investigado que seja possível realizar um exame pericial. Geralmente conhecido por o elemento principal do local do crime, onde sua ausência na cena descaracteriza completamente a ocorrência. Em um caso de homicídio o corpo de delito é a vítima, que seria a prova chave para o caso. São as provas incontestáveis de um caso, e por serem decorrentes dos vestígios são sempre elementos materiais de natureza objetiva. Indícios: É a circunstância provada que tendo relação com o fato, a indução conclui a existência de outra circunstância. Diferente das evidências, os indícios trazem elementos de natureza subjetiva.

Tipos de Locais Existem diversas classificações para os tipos de áreas, os locais são divididos entre internos e externos, imediato e mediato e possuem várias subdivisões. Todavia, ainda existem outros tipos de classificações: locais relacionados, idôneos e inidôneos. Área Imediata Interna: É o espaço físico onde ocorreu o crime localizado em um ambiente interno, como um quarto ou um cômodo fechado. Locais Externos: São os locais abertos. O que diferencia dos locais internos é a existência de delimitações físicas nos espaços. A classificação tem impacto sobre o aspecto de preservação usado. Ruas, rodovias, avenidas, praças, matagal, beira de rios e outros. O trabalho dos policiais mostra-se essencial para que possa ser mantidos os vestígios importantes do crime.

Um policial que pega o criminoso em flagrante, também conseguiu preservar a cena do crime perfeitamente. A perícia também tem um papel essencial para esclarecer os fatos do caso. O trabalho é feito com muito cuidado e esforço para ter provas inquestionáveis sobre um caso, o que pode definir o destino desse caso perante o judiciário. A falta de perícia criminal adequada geralmente leva a crimes não solucionados, então o perito tem uma contribuição de extrema importância nas investigações, o que contribui não só nas decisões judiciais, como na melhoria da segurança da própria cidade. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de São Carlos, 2010. BOTELHO, Bel Jéferson. A necessidade de se preservar o local do crime à luz da moderna.

Disponível em: https://jus. com. JUS. Prova testemunhal não supre a ausência de exame de corpo de delito (direito ou indireto) por desídia da acusação. Disponível em: https://jus. com. br/artigos/67120/prova-testemunhal-nao-supre-a-ausencia-de-exame-de-corpo-de-delito-direito-ou-indireto-por-desidia-da-acusacao.

58 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download