2ª Lei de Mendel

Tipo de documento:Proposta de Pesquisa

Área de estudo:Biologia

Documento 1

Hoje ele é conhecido por todo mundo como o “Pai da Genética”, pois os resultados de suas pesquisas deram um importante passo para os estudos genéticos na Biologia. Ao iniciar suas pesquisas, Mendel sabia que era muito importante a escolha certa da sua cobaia para que seus resultados se comportassem de maneira satisfatória. Assim, escolheu as ervilhas por apresentarem três características que poderiam lhe render resultados rápidos e com clareza: planta de fácil cultivo, de ciclo reprodutivo curto e com produção de muitas sementes o que facilitaria sua análise estatística por serem de fácil observação. Por anos, Mendel cultivou e analisou cuidadosamente os resultados dos cruzamentos das ervilhas e suas características transmitidas aos seus descendentes. O primeiro experimento lhe gerou resultados positivos.

Não contente, Mendel realizou a autofecundação da F1 surgindo a segunda geração filha (F2) de ervilhas amarelas lisas, amarelas rugosas, verdes lisas e verdes rugosas numa proporção definida de 9:3:3:1. Os quadros 1 e 2 exemplificam o método usado por Mendel para chegar a essa proporção. Parental (puras) Ervilhas amarelas/lisas VV / RR X Ervilhas Verdes/rugosas vv / rr 1º geração de filha (F1) Ervilhas amarelas/lisas Autofecundação 2º geração de filha (F2) Ervilhas amarelas lisas, amarelas rugosas, verdes lisas e verdes rugosas Quadro 1: esquematização da autofecundação realizada por Mendel. Levando em consideração que as ervilhas parentais amarelas lisas e verdes rugosas sejam, respectivamente, amarelas homozigotas dominantes em cor e textura da casca (VVRR) e verdes homozigotas recessivas também em cor e textura da casca (vvrr), pode-se apresentar o seguinte esquema conseguido por Mendel após a autofecundação e cruzamento dos alelos.

  VR Vr vR vr VR VVRR VVRr VvRR VvRr Vr VVRr VVrr VvRr Vvrr vR VvRR VvRr vvRR VvRr vr VvRr Vvrr vvRr vvrr Quadro 2: cruzamentos dos alelos. OBJETIVO Analisar e compreender como a herança biológica de um indivíduo de reprodução sexuada se baseia na transmissão de informações hereditárias (os genes) de geração a geração possibilitando a continuidade da vida e suas inter-relações ao longo do tempo. METODOLOGIA Para a presente pesquisa serão realizadas pesquisas bibliográficas e documentais. Pesquisa bibliográfica é o ato de pesquisar fontes seguras sobre o tema através de livros, artigos científicos, dissertações e teses, sites de internet entre outros meios, de forma que possam ser utilizadas para relacionar, referenciar e armazenar dados e informações pertinentes ao objetivo proposto.

A pesquisa documental é realizada em conjunto com a pesquisa bibliográfica buscando materiais de apoio como tabelas, estatísticas, relatórios, atas, obras originais, informativos, discursos, documentos informativos arquivados em bibliotecas ou repartições públicas entre outros. REFERÊNCIAS - ASTI VERA, Armando. sobiologia. com. br/conteudos/Genetica/2leidemendel. php. Acesso em 16 de maio de 2017. php. Acesso em 16 de maio de 2017. Gregor Mendel. Portal São Francisco. portalsaofrancisco.

25 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download