A atuação profissional: na busca pela materialização do Projeto Ético Político do Serviço Social em tempos de capital

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Estatística

Documento 1

” (FORTI & COELHO, 2015, p. As autoras salientam que as condições sócio-históricas do capitalismo exercem graves implicações no exercício da profissão no cenário atual, levantando vários questionamentos acerca da direção social do referido projeto. No ano de 1998 o projeto profissional passou a denominar-se Projeto Ético-Político do Serviço Social, com “fundamentos democráticos e progressistas em prol dos interesses da classe trabalhadora. ” (FORTI & COELHO, 2015, p. Essas premissas têm em seu horizonte a superação da ordem capitalista e são asseguradas nos Princípios Fundamentais do Código de Ética dos assistentes sociais vigente, um instrumento de normatização que presta referência ao exercício profissional, assegurando-lhe finalidades e valores e, em consequência, aqui avaliado como elemento de destaque em face do projeto que discutimos.

Destarte, as autoras dissertam seguindo as concepções marxistas, onde a base estruturante do ser social é o trabalho, assim como, a teleologia, possibilita a ocorrência de prévia ideação ao ser humano. Logo, associada as ações, as ideias e projeções, visam a sua concretude. O projeto profissional se assenta em fundamentos ontológicos da tradição marxistas, sendo composto pela unidade entre teoria e prática. FORTI & COELHO 2015, p. “Dessa maneira, se focalizarmos a relação entre a teoria e a prática, torna-se claro que a prática fundamenta e é finalidade da teoria, em um movimento dinâmico e infindo de ir e vir. O Serviço Social, no seu percurso histórico, surge como uma profissão “engendrada para contribuir com o projeto burguês em dado momento da História – na ordem monopolista – e com o projeto de repercussão da hegemonia ideológica católica, efetivando uma prática diferentes de suas protoformas.

” (FORTI & COELHO, 2015, p. Forti e Coelho (2015, p. expõem os desafios de implementar esse projeto em contexto neoliberal, onde a sociedade se constitui no “solo histórico” de origem e ação profissional”. Portanto, podemos dizer que “no decurso do processo histórico-social, a partir das condições que configuram as realidades brasileira e mundial, a busca de cientificidade (técnica) tornou-se imprescindível para os assistentes sociais brasileiros [. FORTI & COELHO 2015, p. Faz-se saber, que a construção do Projeto Ético Político do Serviço Social foi possível, devido à recusa e crítica ao conservadorismo da profissão. Segundo Forti e Coelho (2015), os fundamentos do projeto profissional crítico, de caráter progressista e democrático ancoram-se nos fundamentos da teoria marxista, sobretudo, da produção social e do trabalho como categoria fundante do ser social.

o atual projeto profissional crítico do serviço social brasileiro – projeto ético político -, como dissemos, representa desdobramento do veio de inspiração mais crítica do Movimento de Reconceituação, iniciado na profissão a partir de meados dos anos de 1960. Esse é um projeto que profissional que assegura valores que se dirigem aos interesses da classe trabalhadora [. afirmam que “[. no que diz respeito aos direitos sociais, pode-se considerar que a política neoliberal é amarga para o conjunto da classe trabalhadora [. ”, ou seja, eles são solapados e as organizações dos trabalhadores são fortemente atacadas, combatidas e criminalizadas. Há segmentação do fazer profissional e potencialização das tensões e dos conflitos vinculados a produtividade, demarcando o ritmo e a regularidade dos procedimentos técnico-operativos nos diferentes espaços sócio-ocupacionais (FORTI & COELHO, 2015, p.

Os espaços sócio-ocupacionais delimitam as competências e habilidades dos assistentes sociais, segundo as expressões da “questão social” e as diferentes políticas sociais implementadas. Portanto, cabe a esta categoria a luta, resistência e a vontade política. Referência FORTI, Valeria. COELHO, Marilene. Contribuição à crítica do projeto ético-político do serviço social: considerações sobre fundamentos e cotidiano institucional. In: FORTI, Valeria.

55 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download