A ATUALIDADE DAS SAGRADAS ESCRITURAS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Teologia

Documento 1

E Especialmente a Deus pelo discernimento para elaboração desse trabalho. A atualidade das sagradas escrituras Instituto de Teologia Logos Curso Livre de Teologia Éder Carlos Vila Candeu Bacharel em Teologia RESUMO Seriam as Sagradas Escrituras realmente aplicáveis à vida das pessoas na atualidade, num mundo globalizado e conectado como o do presente século? Após muito pensar e orar, decidi escrever e preparar este Trabalho de Conclusão do Curso de Bacharel em Teologia, dedicando-o ao tema proposto, qual seja, “A atualidade das Sagradas Escrituras”. Neste singelo trabalho, sem pretensão de abranger o tema com a profundidade merecida, considerando a escassez de tempo e espaço, minha intenção é a de traçar algumas linhas sobre Bibliologia, comentando sobre a influência da Bíblia ao longo da história e sua aplicação nos dias atuais.

Palavras-Chaves: Bibliologia; Bíblia; Sagradas Escrituras; Influência e Atualidade. ABSTRACT / RESUMEN Are the Scriptures really applicable to people's lives today, in a globalized and connected world like that of the present century? After much thought and prayer, I decided to write and prepare this Conclusion Work for the Bachelor's Degree in Theology, dedicating it to the proposed theme, namely, "The actuality of the Holy Scriptures. REFERÊNCIAS Virtuais 31 5. REFERÊNCIAS Bibliográficas 32 1. CONSIDERAÇÕES É importante ressaltar que a principal importância desse trabalho de conclusão de curso, é mostrar por fatos o que hipóteses adversas a Teoria Criacionista vem no tocante as Escrituras Sagradas, trazer descrédito a fé e a crença em Deus e na veracidade das palavras escritas por Ele. Ver-se-á que é possível a Ciência corresponder a Religião assim, como a fé em Deus traz a transmutação aos que escolhem seguir Seu caminho.

OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA Objetiva-se a importância real de analisar fatos em comparabilidade com Ciência e Religião, mostrando a atualidade das Escrituras Sagradas desde seu primórdio até os dias atuais. João, capítulo 3 e versículo 1, “Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. cientista geneticista estadunidense, Francis Sellers Collins, que começou a indagar seu ateísmo e passou a buscar respostas para a origem da vida e o propósito da mesma. Nessa diligência, ele entendeu que “Como crente, eu vejo o ADN, a informação molecular de todas as coisas vivas, como linguagem de Deus, e a elegância e complexidade dos nossos próprios corpos e o resto da natureza como reflexo do plano de Deus.

” *Lewis “Comecei a escrever um livro para provar que Jesus Cristo nunca existiu e quando me dei conta estava provando que Ele de fato existiu. Tal convicção tornou-se em mim certeza absoluta. quando viam alguma casa fechada, isto era para eles sinal de que as pessoas que estavam dentro tinham conseguido alguma comida, e então eles arrombavam as portas e corriam para dentro. os velhos, que seguravam bem sua comida eram espancados, e se as mulheres escondiam o que tinham dentro de suas mãos, seu cabelo era arrancado por fazerem isso. ” (Guerras dos Judeus, livro 5, capítulo 10, seção 3) *Mateus, capítulo 24, versículo 5, “Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo!’ e enganarão a muitos. ” *Mateus, capítulo 24, versículo 6, “Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras (.

No verso 29, desse mesmo capítulo, narra que: “Imediatamente após a tribulação daqueles dias ‘o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu, e os poderes celestes serão abalados. Desenvolvimento Segundo a etimologia, que é um estudo da origem e evolução de uma língua, a palavra Ciência, como consta no Dicionário Aurélio, seria: “. conhecimentos sistematizados adquiridos via observação, identificação, pesquisa e explicação de determinadas categorias de fenômenos e fatos, e formulados metódica e racionalmente “. A afirmação sustém e remete a metodologia dos processos científicos, como a hipótese e os fatos, para que sejam questionados e diante dessas múltiplas indagações, possa-se encontrar os fins de conclusão e interpretação correta para a análise.

E Religião, “1. crença na existência de um poder ou princípio superior, sobrenatural, do qual depende o destino do ser humano e ao qual se deve respeito e obediência. Ela é uma matéria que visa o estudo do livro em si, considerando o físico, impressão. A matéria trata do livro no comum, sua história e normas da conservação do mesmo, além da forma que usa-se culturalmente. O motivo da Bibliologia estuda a Bíblia? Pois a mesma é uma obra que reúne 66 livros entrelaçados e que possui uma influência profunda sobre a História e as Culturas que desfrutam dela como Escritura Sagrada. Por contém os 66 livros, a Bibliologia encarrega-se de estuda-la usando de várias Ciências, como a Arqueologia e a Literatura.

No ramo da Teologia, a Bibliologia é vista como um dos campos de estudos da Teologia Sistemática que estuda a Bíblia, analisado sua origem, estrutura, formação, inspiração e a história por trás de cada livro contido no acervo Bíblico. O processo passou a ser denominado de “Seleção Natural”. Uma polêmica instaurou-se no meio popular referindo-se ao conceito errôneo de que o evolucionismo acata a ideia de que somos oriundos dos primatas, como os chimpanzés. O que essa teoria defende é que possuímos ancestral comum com eles e não que os seres humanos são os símios evoluídos. Partindo para a próxima, têm-se a Teoria do 4D, que na sua essência é defendida por Cosmologistas do Instituto Perimeter de Física Teórica, da Universidade de Waterloo, no Canadá, que conjecturaram que o universo formou-se a partir da explosão de uma estrela 4D, ou seja, de quatro dimensões espaciais, o que dimanou um buraco negro.

Após esse evento, supernova, os restos do material, propagou-se em uma membrana na forma 3D, que está sempre se expandindo – isto é, o nosso universo. Jim Carter, um cientista físico amador, desenvolveu a hipótese de que o Big Bang não seria a resposta da origem da vida e sim o que ele denominou Circlons, onde propõe que são formas estruturais ligadas por anéis que originam novos elementos. Essa teoria possui baixo apoio popular, mas está em fase de testes e análises na tentativa de provar ou não sua existência. A Teoria Estacionária, apoia-se no Big Bang, mas diz que o universo desde essa explosão cósmica mantém-se igual e não permite quantificações e delimitações do mesmo.

Por fim a Criacionista, que como etimologicamente propõe, diz-se de uma cultura que crê em um Ser Superior baseado no primeiro livro das Escrituras Sagradas, o Gênesis e cada cultura possui sua própria versão do Criacionismo, assim como a mitologia de cada região. Então quem segue esse raciocínio, os criacionistas, tendem a crer em Deus e que a narração bíblica possui total veracidade científica e religiosa. As Sagradas Escrituras sobreviveram durante séculos aos diferentes ataques na tentativa de culminar com a religião cristã e seus ideais ou outras vezes, na premissa de trazer o poder a uma classe social mínima. Muitos morreram defendendo esse livro e durante o período histórico chamado Idade Média ou Idade das Trevas, o mundo quase obliterou Deus como existente, porém algumas pessoas como os Valdenses defenderam com suas vidas o material santo.

A França no final do século XVIII, motivada pelo estopim próximo da Revolução Industrial e de tantos outros ideais que iam contra a filosofia cristã e eram humanistas racionais, chegou a destruir Bíblias em praças públicas e proibir sua leitura ou posse com direito a morte. Até que 3 anos após esse conhecido Reino do Terror, declarou-se que Deus era fundamental para que uma nação prosperasse. Na passagem bíblica, encontrada em Gálatas 6:7 diz: “Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. Sendo assim, um grande aliado para o Criacionismo nos últimos séculos, tem sido a Arqueologia, que é uma ciência que pelos processos, como a coleta e escavação, por exemplos, analisa e investiga os costumes e culturas dos antigos, perdidos através do tempo, alguns materiais como os fósseis, artefatos, monumentos etc.

são utilizados para entender os fatos transcorridos no passado e o clímax do mesmo na História. Uma história bíblica de grande conhecimento, que ganhou até adaptação cinematográfica, por mais errônea que fosse a narração do filme, é a do Dilúvio, que para os Criacionistas explicaria grandes achados arqueológicos, como fósseis de animais marinhos soterrados em cumes de altas montanhas com neve ou então animais em fuga na mesma direção e como se estivessem subindo, o que indicaria que os mesmos tentaram ir até o alto para escapar de uma grande inundação. Outra observação e hipótese defendida pelos criacionistas é a que no começo de tudo, a parte terra continental era unida, mas devido ao Dilúvio separaram-se, já que a explicação bíblica cita que romperam os abismos e jorrava água de todas as direções, como vinha também do centro da terra e causava uma grande convulsão revirando tudo, o que explicaria os fósseis em montanhas, as separações continentais e seus encaixes perfeitos e até mesmo as separações de matérias diversas que formam camadas arqueológicas, como o Grand Canyon.

Um outro achado acabou por deixar a tese de que Jesus, o Nazareno aclamado Messias, não seria nada além de fruto de histórias mentirosas e fantasiosas. Cada dia mais, novas descobertas vem trazendo a verdade ao mundo, de que a Escritura Sagrada de fato possui veracidade e é dotada de inspiração de Deus, sendo assim um grande formador de caráter e traz orientações e conselhos de um Ser que se preocupa com suas criaturas. Assim como está relatado em 1 João, capítulo 3 e versículo 1, “Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. Com isso, cientistas estão saindo de suas raízes e crenças errôneas sobre a Origem da Vida e do Universo, mostrando-se grandes defensores da Criação e passando a apoiar a crença bíblica.

Ademais para a resposta da pergunta inicial sobre o questionamento da Bíblia e sua atualidade no presente, ver-se-á alguns exemplos de cientistas que abdicaram de seus erros e decidiram pela Verdade. Um grande caso é do grande cientista geneticista estadunidense, Francis Sellers Collins, que começou a indagar seu ateísmo e passou a buscar respostas para a origem da vida e o propósito da mesma. Ao estudar seu caráter, não tive mais dúvidas ser ele o Filho de Deus, e assim abri totalmente o meu coração a Ele. ” Lewis escreveu um livro que tornou-se famoso e sempre é refilmado, representando uma apologia da luta do cristianismo, Ben Hur, uma obra especial e de grande estima, o filme chegou a ser premiado com 11 Oscar. Percorrendo mais sobre esse tema, o verso encontrado na Bíblia numa carta de Paulo aos Hebreus, capítulo 4 e versículo 12, acha-se escrito que: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

” Além de dizer que a Bíblia tem aptidão para conceder discernimentos dos pensamentos e intenções que são encontrados na mente e coração, (estudos revelam que para os povos antigos o coração era o responsável pelo cognitivo e tomada de decisões, anos mais tardes revelou-se pela Neurociência que o cérebro é responsável por essas funções), esse verso usa a expressão referencial de que a “Palavra de Deus” é “viva” e “eficaz. ” Conforme a Linguística, que é a Ciência responsável por estudar sobre a origem e as características da linguagem humana, “Palavra” seria “1. Quando o verso bíblico alude as outras duas palavras destacadas pelo autor desse trabalho, “viva” e “eficaz”, pode-se compreender que não dizia-se ser algo literal e linguístico, mas de uma simbolização de que ela nunca cairia por terra para ser estudada como apenas um livro de histórias fantasiosas usando fatos isolados históricos, consoante a característica das tidas Línguas Mortas ou Extintas.

E a Escritura Sagrada é “eficaz” por ser competente a sua objetividade, que é a de mostrar a poranduba e a lida do povo de Deus ao longo da trajetória curta na Terra, desde o primórdio dos tempos. Uma passagem sagrada na Bíblia, encontrada principalmente no livro de Mateus, capítulo 24, aborda uma temática que pode responder a outra dúvida, “A Bíblia foi escrita há tantos séculos atrás, como poderia ser atual?”. De acordo com a descrição do discípulo, após Jesus sair do Templo, local onde ia adorar a Deus e ensinar também, aproximaram-se dEle os discípulos na tentativa de mostrar as glórias do lugar santo e como era belo. Porém Jesus não prosseguiu com a perspectiva deles e de acordo com o verso 2 desse capítulo Ele lhes “disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada.

os velhos, que seguravam bem sua comida eram espancados, e se as mulheres escondiam o que tinham dentro de suas mãos, seu cabelo era arrancado por fazerem isso. ” (Guerras dos Judeus, livro 5, capítulo 10, seção 3) Ainda sobre o livro de Mateus, capítulo 24, versículo 5, “Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo!’ e enganarão a muitos. ” Sobre esta parte, no ano de 2013, José Luiz de Jesus Miranda, fundador da Igreja Crescendo em Graça, “revelou-se” como Jesus Cristo, o Messias. Ele afirmava que no dia 30 de junho de 2012, ele teria o corpo transformado e seria imortal, quando não aconteceu isso, acabou sendo esquecido e abafado pela mídia. Outro caso chocante foi o de Oscar Ramiro Ortega-Hernandez, que disse ser enviado para matar o presidente Barack Obama, alegando que era o então presidente, era o Anticristo.

Numa última advertência, Cristo enuncia que “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão". Claramente uma observação que harmoniza-se com o capítulo 4 de Hebreus, versículo 12, tudo passa, porém o que Deus diz ou disse jamais muda e homem nenhum pode controlar isso. Deus está no controle de toda a história e muito indaga-se sobre como as pessoas mantem-se severamente acoitando seus orgulhos e vãs concepções, descabíveis de provas com veracidade. “Seriam as Sagradas Escrituras realmente aplicáveis à vida das pessoas na atualidade, num mundo globalizado e conectado como o do presente século?”. Retoma-se então a pergunta inicial no que diz respeito ao tema principal desse trabalho, analisando-o por completo em todas as suas terminologias.

Somente no final do século XX, logo quando o socialismo no leste da Europa e da então denominada União Soviética. O neoliberalismo, na década de 1970, impulsiona a globalização em larga escala. Muitas empresas aproveitaram esse estímulo e começaram a buscas novas oportunidades de transações no exterior. Nesse levante, começou-se a concorrência e a busca por produzir mais e sempre com materiais mais baratos, aumentando os lucros assim. E assim meios de tecnologias foram criados e renovados para acelerar esse crescimento de comércio dos produtos, como os computadores, satélites e internet. br). Ainda discorrendo sobre a leitura, analisa-se agora uma outra Ciência que é responsável em estudar os estados e processos mentais, os comportamentos das pessoas e como elas interagem no meio social e físico, a Psicologia.

Sobre a temática proposta aqui, analisa-se que esse parágrafo e o a seguir trazem mais um exemplo de como é possível unir a Ciência a Religião. Pesquisas sobre essa possível união, são feitas há séculos, descobriu-se que o homem precisa da Religião, pois tem a necessidade de preencher alguns vazios e dores que cicatrizam quando o indivíduo é adepto de alguma Fé ou crença em algo superior, que é capaz de resolver facilmente esse problema. Reconhece-se que a crença na Religião pode transmutar um ser que possui um comportamento agressivo e aversivo, para que fique socialmente aceito e de uma índole boa. Analisou-se também, a passagem do livro de Hebreus 4:12, “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz”, onde verificou-se que assim como Isaías 40:8, esse versículo, mostra que Deus e sua Palavra, as Sagradas Escrituras ou a Bíblia, não podem ser medidas como se tivessem um começo ou um vencimento prévio, como o caso de Voltaire que tentou diminuir a importância da Bíblia em tempos, um fato errôneo.

E que como a Sagrada Escritura, é “Viva” e “Eficaz”, abrange uma compreensão precisa do quanto insignificante é tentar compreender a grandeza do Universo, sem considerar que a Bíblia tem a resposta. Seria como alguém tentando desmistificar uma obra de arte, sem consultar o que o autor daquela obra deixou explicado. Por mais avançada que seja a Ciência e suas tecnologias, a Bíblia mostra-se bastante atual, como citado em alguns exemplos comparados do livro de Mateus capítulo 24 a fatos descritos que ocorrem ou ocorreram, provando a veracidade dos livros santos. Observou-se algumas teorias que são contra a Origem Criacionista do universo, como o Big Bang, Inflação Cósmica, Estacionária e 4D, que não puderam ter suas pesquisas totalizadas e aprovadas como corretas na íntegra e sabe-se que jamais serão.

org maiscuriosidade. com. br pensador. com fatosdesconhecidos. com. gospelprime. com. br e-farsas. com profecianews. blogspot. br viacarreira. com estudosdabiblia. net agenciabrasil. ebc. com. Por que Creio. ª ed. São Paulo: Afiliada, 2010 CRUZ. DENIS. A descoberta.

152 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download