A CONSTRUÇÃO DE UM SABER QUE SE DÁ EM INTERAÇÃO: Uma análise de representações sociais da sociologia escolar

Tipo de documento:Resenha

Área de estudo:Sociologia

Documento 1

Simone Meucci e pelo Drº Rafael Ginane Bezerra e o trabalho acadêmico resenhado foi apresentado como requisito parcial para obtenção do grau de mestre em Sociologia, onde a mesma é dividida em Introdução, capitulo 1, capitulo 2, capitulo 3, Considerações Finais além dos Apêndices ao final contabilizando 125 páginas. A dissertação faz reflexões sobre a disciplina escolar de sociologia, parte de trabalhos feitos por Mário Bispo dos Santos (2002) e Erlando Rêses (2004), onde os mesmos analisaram escolas públicas da Região de Brasília. O estudo desenvolvido na dissertação visa compreender como os estudantes de escolas públicas da periferia de Curitiba interpretam a sociologia escolar. Inicialmente a autora da dissertação, Tabata Larissa Soldan, em sua introdução, conta sobre sua jornada acadêmica e fala sobre sua trajetória para ser aceita no mestrado em 2012, com a pesquisa relacionada a compreender as representações sociais do ensino de sociologia em duas escolas públicas do estado do Paraná.

Ela apresenta pontos importantes e significantes da sua pesquisa como a direção tomada. Foi informado na pesquisa que, atualmente eram poucos alunos que recebiam o auxílio do “Bolsa Família”, programa do governo. Em nota técnica o INSE tem o objetivo de qualificar o conjunto de alunos atendidos por cada escola, definindo pela escolaridade dos pais, posse de bens, renda e contratação de serviços pela família do aluno. A autora da pesquisa fez entrevista com 26 alunos em grupos focais, onde 25 responderam aos questionamentos sobre a renda familiar de suas famílias. Nesta entrevista, o resultado ficou em consonância com os demais estudos realizados no bairro e escola sobre este assunto em especifico. A escola em questão possui uma boa estrutura física e uma equipe boa de funcionários, contabilizando 98 colaboradores.

Sendo que esse método começou a auxiliar a pesquisa na obtenção dos conhecimentos sobre a realidade escolar. De acordo com a dissertação, a autora se envolveu na medida do possível com os agentes em observação possibilitando o melhor entendimento sobre os diversos pontos de vista possível. A inserção da pesquisadora no campo de pesquisa foi amplamente facilitada pela professora de sociologia da escola, pois ela também era uma agente observada e mesmo assim esclarecia questões que a autora ignorava por não fazer parte daquela realidade. O início da experiência de pesquisa deu-se na semana pedagógica do colégio em questão, onde os olhares estavam totalmente voltados à ela, onde todos perguntavam qual era a função dela ali, possibilitando a pesquisadora obter uma relação próspera com os professores da escola.

A semana possibilitou a pesquisadora observar como é aplicado o que está previsto nos documentos legais do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação. Deixando claro a posição da professora quanto a ação pedagógica voltada para o repertório de autores e conceitos. Na pesquisa ficou evidente que o principal recurso didático da professora utilizado em sala de aula era o quadro negro. A maioria das atividades eram bastante protocolar, onde o aluno apenas tinha que definir um conceito ou explorar o assunto discutido em sala de aula. Nas explicações utilizadas pela professora ela apenas trazia algum tipo de exemplo daquilo trabalhado em sala de aula, sendo que esses exemplos eram feitos de diversas formas como uns mais ligados ao contexto históricos passando por democracia chegando até outros ligados ao dia-a-dia da sociedade e a vida dos próprios alunos.

A dissertação diz que a exposição feita de ordem e da forma como foram trabalhadas atendem aos três sistemas de mensagem da educação defendida por alguns autores que ela cita na parte teórica da pesquisa. Nesta pesquisa foi utilizada a técnica de grupo focal para a realização de entrevistas com os estudantes do colégio em questão onde a pesquisadora teve o papel de observadora participante. A pesquisadora levou em conta a observação em sala de aula realizada e percebeu que os estudantes de maneira geral, gostavam de debater assuntos quando estimulados. Neste aspecto a autora da dissertação percebeu que uma entrevista em grupo seria mais produtiva. As entrevistas realizadas foram filmadas, mas também teve áudios captados através de gravadores.

Por uma questão de tempo e dificuldade em encontrar pessoas, a pesquisadora desempenhou o papel de moderadora e observadora. A autora da dissertação refletiu e pensou que chegaria a uma conclusão bem semelhante a Santos (2002) e Rêses (2004), mas não chegou a mesma conclusão que os dois autores citados. Durante os dois anos de pesquisa, a sociologia é normalizada como uma disciplina ordinária cujo o conteúdo cientifico exige domínio, conceitos e dados. O foco da pesquisadora foi buscar entender a relação dos conteúdos e expectativas reificadas nos documentos oficiais de acordo com Moscovici e a experiência de sala de aula, apreendida nas observações sistemáticas das ações rotineiras da professora e dos estudantes. Diferentemente do que foi praticado por Santos e Rêses a pesquisa aqui descrita utilizou da observação participante que possibilitou uma melhor visão sobre todo o contexto escolar acerca da disciplina de sociologia.

A pesquisa foi focada nos processos de interação de sala de aula, meio gerador da representação social da disciplina, buscando analisar a prática da professora em sala de aula percebeu-se que há relação entre o mundo reificado e a experiência relacional. A pesquisa atingiu os seus objetivos, mas teve mudanças durante o processo de aplicação. Durante a observação participante a autora da pesquisa se deparou com características que fugiam do seu pensamento inicial e teve que se adaptar para que a pesquisa obtivesse êxito. A observação participante foi fundamental para que se obtivesse resultados claros da realidade vivida dentro do colégio estudado. Uma das vantagens dessa técnica de pesquisa é o contato pessoal com objeto estudado, acompanhar as experiências diárias e aprender o significado que atribuem à realidade e suas atribuições.

LUDKE e ANDRÉ, 1986) Esta abordagem foi de suma importância para os resultados encontrados e construção desta pesquisa resenhada aqui. EPU, 1986. MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. MOSCOVICI, S. Representações Sociais: investigações em psicologia social. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2009. RÊSES, E. B. A Sociologia no Ensino Médio: O que pensam os professores da rede pública do Distrito Federal. f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília, 2002.

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