A contextualização no Ensino de Biologia: uma revisão bibliográfica

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Biologia

Documento 1

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). RESUMO- A contextualização de ensino compreende uma abordagem pedagógica prevista e incentivada pelos documentos vigentes no Brasil, a fim de se aproximar a temática trabalhada em sala de aula com assuntos evidentes da sociedade. Nesta perspectiva, o presente trabalho apresentou uma revisão da literatura especializada contemporânea acerca dos resultados possibilitados pela aplicação da contextualização de ensino em aulas de Biologia. Foi identificado que a contextualização de ensino permite um ambiente mais dinâmico, ampliando as taxas de adesão e participação de estudantes ao longo das aulas. Sendo assim, o processo de ensino e aprendizagem se tornou mais eficaz, incentivando a realização de estudos mais aprofundados acerca de estratégias pedagógicas atreladas a tópicos específicos da Biologia, especialmente no ensino básico brasileiro.

p. CARVALHO; GUIMARÃES, 2019, p. Por conseguinte, as legislações referentes ao setor educacional foram reformuladas, reiterando a necessidade e relevância de se abordar temas contemporâneos na dinâmica da sala de aula, seja no ensino básico e/ou superior. Diante disso, o currículo da Biologia, da Química e da Física, especialmente para o Ensino Médio, foi amplamente reformulado, adequando-se às novas dinâmicas sociais vigentes em cada época (BRASIL, 1998, p. SANTOS et al. DESENVOLVIMENTO 2. Metodologia de pesquisa e revisão bibliográfica O presente trabalho foi baseado em uma pesquisa de ordem descritiva narrativa qualitativa, a partir de buscas digitais de trabalhos acadêmicos e científicos. Para isto, foram pesquisados artigos publicados em periódicos, monografias, dissertações e teses, publicados no período entre 2009 e 2019.

Trabalhos anteriores a referida data, considerados como essenciais para compor o presente trabalho, também foram incluídos na análise. As bases digitais analisadas foram: Periódicos Capes, Google Acadêmico, Science Direct e Scielo. Para isto, a relevância da contextualização de ensino é destacada, sobretudo a partir de sua respectiva aplicação em aulas de disciplinas referentes às chamadas “Ciências da Natureza” (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2019, p; 1; PINHEIRO et al. p. Diante disso, temas evidentes na contemporaneidade, tais como problemas ambientais, por exemplo, passaram a ser implementados de forma mais contundente no espaço escolar. A construção histórica da educação brasileira, portanto, é pautada a partir de adequações que atendam às transformações e anseios apontados por problemáticas sociais, tais como os problemas ambientais contemporâneos, em que a reorganização da estrutura curricular é frequentemente enfatizada (FERNANDES et al.

p. afirmaram: “É necessário possibilitar aos professores de ciências o desenvolvimento de atitudes reflexivas, da imaginação criadora, do desejo de investigar e agir sobre seus contextos de atuação e da compreensão do caráter aleatório e caótico colocados pela relação ciência-tecnologia-sociedade (NASCIMENTO et al. p. A contextualização de ensino na perspectiva da Biologia A Biologia compreende uma das disciplinas classificadas dentro das Ciências da Natureza, no currículo escolar do Ensino Médio, responsável pelo estudo dos seres vivos e de sua respectiva interação com o meio em que vivem. Sendo assim, a Biologia é subdividida em várias áreas e tópicos específicos, como a Citologia, Ecologia, Zoologia, Botânica, dentre outras. O ensino da Biologia é, portanto, considerado bastante dinâmico e caracterizado por um excessivo volume de temas a serem trabalhados (ROSSETTO, 2010, P.

“No campo biológico é comum a apresentação de analogias e metáforas, desenhos esquemáticos e modelos alternativos como ferramentas de transposição didática das informações de determinadas estruturas biológicas, ou nome científico de organismos, ou a funcionalidade de um comportamento (SANTOS et al. p. “ De acordo com o estudo realizado por Moura e colaboradores (2013, p. o ensino das áreas relacionadas à Biologia ainda é considerado bastante abstrato pelos estudantes, em que a contextualização compreende uma promissora ferramenta, capaz de auxiliar na minimização de potenciais dificuldades enfrentadas por alunos com relação ao conteúdo (MOURA et al. p. Considerando a (r)evolução tecnológica evidenciada mundialmente nos últimos anos, o setor educacional também foi bastante impactado por essa nova realidade social, também reportada no Brasil.

Nesta perspectiva, a introdução de elementos digitais para o ensino da Biologia foi avaliada e sugerida por especialistas. De acordo com Carvalho e Guimarães (2019, p. a inserção de recursos tecnológicos em aulas de Biologia representa uma metodologia facilitadora para o processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para uma maior contextualização de temas relacionados. Recentemente, Lima (2017, p. Ainda mais, o processo de contextualização do ensino, por meio do uso de mídias digitais, possibilita um espaço de aprendizagem mais dinâmico, visto que uma maior taxa de adesão e participação dos discente no decorrer das aulas é observada (RUPPENTHAL et al. p. CONCLUSÃO As pesquisas digitais realizadas pelo presente trabalho identificaram uma enorme relevância da contextualização temática para o ensino brasileiro.

Tal fato é corroborado pelas constantes alterações na legislação nacional, possibilitando uma maior adequação de mudanças observadas no setor educacional e pedagógico para com as transformações sociais vigentes de cada época. Uma das disciplinas impactadas pela abordagem da contextualização de ensino é a Biologia, possibilitando ao estudante um maior entendimento acerca do conteúdo trabalhado em sala de aula, além de uma maior adesão e participação discente ao longo das aulas. R. P. Recursos midiáticos no Ensino de Ciências e Biologia. Scientia Plena. v. CARVALHO, L. J. GUIMARÃES, C. R. P. Belo Horizonte, v. n. p. FURTADO, É. L. DE LIMA, A. F. Jogos digitais: uma vivência na sala de aula de Biologia Dissertação (Mestrado em Formação de Professores) – Universidade Federal da Paraíba, Campina Grande, 2017.

MARRACH, S. A. mec. gov. br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site. pdf>. Acesso em 30 jul. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, v. n. p. jul. dez. C. F. BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio. RUPPENTHAL, R. SANTOS, T. L. PRATI, T. V. SILVA-FORSBERG, M. C. Analogias em Livros Didáticos de Biologia no Ensino de Zoologia. Investigações em Ensino de Ciências. v. Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. n. p.

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