A contribuicao da educaçao na formaçao humana

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Já Piaget e Vygotsky são subsidiários teóricos para refletir sobre a gênese do processo de autonomia do sujeito. A leitura entrecruzada entre Freire e Vygotsky mostra muitos pontos em comum, dentre eles a compreensão do desenvolvimento humano, partindo das afinidades lógicas entre o sujeito. PALAVRAS-CHAVE: educação, autonomia, pessoa humana, desenvolvimento, autonomia INTRODUÇÃO Numa era marcada pela disputa do poder político e administrativo do país, todo o desenvolvimento da capacidade humana fica prejudicada, sobretudo porque, onde há impasses, a desigualdade entre as camadas sociais tende a aumentar, e, não só em relação ao aspecto econômico que diz respeito ao consumo, mas também na própria cultura, vez que há uma supervalorização do conhecimento técnico em prejuízo da construção de uma verdadeira consciência crítica e não menos importante, a ética, requisitos imperiosos ao processo de desenvolvimento da pessoa humana.

Hoje, os professores estão atarefados em cumprir as habilidades e competências, e etiquetar o aluno com um indicador em avaliações externas e, ao final do bimestral uma nota, avaliação e/ou conceito, em detrimento do pleno desenvolvimento da personalidade enquanto seres humanos1. Esse estado desgovernado no qual estamos sobrevivendo reduz sensivelmente as expectativas de desenvolvimento do indivíduo, pois ele é atingido diretamente pelo desemprego, violência, estratificação social, incluindo a pobreza que desumaniza os homens como produtores de suas próprias histórias. Continuando com o mesmo escritor-educador: é assim que eu entendo a necessidade que os professores têm de transcender sua tarefa meramente instrutiva e assumir a postura ética de um educador que acredita verdadeiramente na autonomia total, liberdade e desenvolvimento daqueles que ele ou ela educa” (FREIRE, 2001a, p.

Vygotsky, psicólogo voltado para o desenvolvimento humano, bastante conhecido no universo educacional, afirma que o educador por ser não só o mais experiente no contexto educador-educando, também é o adulto desta relação, portanto, cabe a ele a função de assessorar os alunos ao longo de todo o processo de construção de suas funções psicológicas superiores, e a escola atua como espaço essencial na ação da Zona de Desenvolvimento Proximal, ou seja, na assimilação dos conhecimentos que os alunos apresentam e ao permitir que os mesmos prossigam em seus aprendizados, de modo a contribuir para seu pleno desenvolvimento. Jean Piaget, também psicólogo do desenvolvimento humano, contribui no campo educacional com o pressuposto de que é através da cooperação entre os laços entre ensino e aprendizagem que se dá o processo de construção da autonomia E isso ocorre a partir do instante em que o ego infantil dá lugar ao pensamento e consequentemente comportamento social, o que ocorre por volta dos onze anos.

Nesta faixa etária a construção da autonomia do educando vai pouco a pouco se consolidando. Para Piaget a socialização é fundamental no processo de desenvolvimento do pensamento mais organizado e o auxílio entre os sujeitos próximos contribui em muito para o internalização cognitiva dos sujeitos. Psicologia da inteligência. Rio de Janeiro, Fundo de Cultura, 1956 VYGOTSKY, Lev Semenovich. O desenvolvimento psicológico da infância. São Paulo: Martins Fontes, 1999. A construção do pensamento e da linguagem.

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