A cultura empreendedora

Tipo de documento:Resenha Crítica

Área de estudo:Recursos humanos

Documento 1

A partir das autoras, uma comunidade ou região possuinte dessa cultura é fortalecida por conseguir enxergar e tirar proveito de novas oportunidades, de modo que, diante do seu ambiente de inovação possibilita o trabalho baseado diante dessas estratégias e planejamentos, tornando-se, assim, alicerces da cultura empreendedora. Citando Chung e Gibbons (1997), Schmidt e Dreher (2008) afirmam que os detentores dessa cultura conseguem trabalhar melhor em um ambiente incerto e ambíguo, criando uma fonte de vantagem competitiva que os sustentam. Deste modo, uma cultura empreendedora é essencial para a formação e desenvolvimento, por exemplo, de um arranjo produtivo local (APL), porque quando diversos empreendedores atuam de maneira conjunta, eles conseguem fortalecer as empresas que o compõem além da comunidade da qual ele está inserido como um todo por viés da cooperação, inovação e integração compartilhada entre eles.

De acordo com Aiub (2002) a palavra empreender deriva do latim imprendere, definida enquanto a disposição às práticas, propondo, executando, tentando. Assim, ao citar Ferreira (2001), aquele que empreende é ativo, põe em execução, procura e realiza, sobretudo, atividades complexas. Enquanto janelas se abrem para o público feminino, algumas barreiras se formam e prejudicam a presença de mulheres em cargos estratégicos executivos dentro das empresas porque ainda existe muita discriminação e preconceito. Com quase meio século de vida na época da pesquisa, o empreendimento em questão apresentou um crescimento constante provocando mudanças no seu nicho de mercado através de incorporações e aquisições de concorrentes, tornando-se uma das maiores redes de varejo, que foca em bens duráveis e a grande presença das classes populares do país.

As inovações trazidas pelo grupo sob o comando de Luiza Helena fizeram uma transformação gradual e positiva, trazendo uma nova perspectiva de negócio, facilitando e possibilitando a venda e a distribuição dos seus produtos, indo além do puro e simples consumo. Portanto, neste trabalho tentamos trazer a definição da cultura do empreendedorismo, passamos pelos pré-requisitos que uma empresa e consequentemente o empreendedor que quer ter um negócio de sucesso precisa ter para ascender, fazendo concessões, unindo a população, tendo inteligência e conhecimento do local em que trabalha e investe, dentre outras coisas. A partir de então falamos um pouco sobre o caso da executiva chefe do grupo Magazine Luiza, Luiza Helena, que dá passos arriscados, mas muito bem calculados para fazer crescer ainda mais a sua empresa, que atualmente é um dos negócios de sucesso de maior porte no Brasil.

AIUB, George Wilson, Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Inteligência empreendedora: uma proposta para a capacitação de multiplicadores da cultura empreendedora, Florianópolis, 2002. pp. TORQUATO, Valquíria dos Santos. Gestão Empreendedora Feminina no Ambiente Organizacional da Rede de Varejo e Lojas Magazine Luiza. Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social, [200?] (pp.

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