A DEMOCRACIA E A ÉTICA NA EDUCAÇÃO

Tipo de documento:Proposta de Pesquisa

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

e das diferenças devidas ao status ou à estima social (. ” (Lamounier, B. p. O desenvolvimento da democracia em seu sentido mais amplo passa pelo fortalecimento da cidadania. Seguindo a análise do jurista Dalmo de Abreu Dallari (1984), podemos dizer que o conceito de cidadania, engloba dois elementos: um elemento mais amplo, ligado ao pertencimento a um Estado e um outro elemento mais restrito, que é entender o cidadão como aquele individuo que possui direitos políticos. Em outras palavras, a educação precisa dar condições do individuo conhecer a sim mesmo e conhecer o mundo em que vive, criando condições para interagir e transformar esse mundo. Uma educação fundamentada em tais princípios, deve se converter em momentos de reflexão individual e coletiva que permitam desenvolver racionalmente e autonomamente princípios gerais de valor, éticos e democráticos que ajudem a defrontar-se criticamente com realidades como a violência nas escolas, a falta de interesse, a falta de respeito com os professores, conflitos interpessoais e a evasão escolar.

A escola nessa perspectiva necessita ser um ambiente onde cada aluno encontre a possibilidade de desenvolvimento intelectual para a realização de seus projetos. Por essa razão a qualidade do ensino é a condição necessária à formação integral e ética dos educandos. Como alguns educandos, principalmente em sua fase de adolescência, atravessam uma série de dificuldades como dificuldades sócio-econômicas e problemas em sua auto-estima, é fundamental que a escola promova um ensino de boa qualidade, para assim poder dar condições ao desenvolvimento intelectual e emocional dos alunos e viabilizar as condições de desenvolvimento pleno de seus projetos de vida (PCN, 1998, pág. Freire, (2008), em Pedagogia da Autonomia, mostra as relações entre educação e ética, afirmando que “não é possível pensar os seres humanos longe, sequer, da ética, quanto mais fora dela.

Estar longe, ou pior, fora da ética, entre nós, mulheres e homens, é uma transgressão”. Salienta ainda que a relação ética e educação é uma condição fundamental do querer ser mais, do tornar-se humano mediante uma prática “fundamentalmente justa e ética contra a exploração dos homens e das mulheres e em favor de sua vocação de querer ser mais”. O currículo na educação deve ser repensado à luz das questões éticas, democráticas e com a participação de todos os atores envolvidos no âmbito escolar. A ética abarca todas as áreas do conhecimento e isso torna fundamental ao educador dar a sua devida importância para o desenvolvimento dos alunos ao transmitir os conhecimentos no dia a dia. Referências bibliográficas Brasil.

Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. MORIN, Edgard. A. S. OLIVEIRA, D. A. HYPÓLITO A.  Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 __________. Educação e atualidade brasileira. Ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003.  Valores Humanos na Educação: uma nova prática de sala de aula. São Paulo, Editora Gente, 2003. p. SANTOS, Boaventura de Sousa.  A Crítica da Razão Indolente: Contra o Desperdício da Experiência.

56 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download