A EDUCAÇÃO INFANTIL MEDIANTE UMA LUZ CHAMADA TECNOLOGIA

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). RESUMO A tecnologia atualmente está presente em toda parte, podemos perceber em nossas casas, trabalho, escola, sendo assim aliada em todos os tipos de trabalhos, e tarefas quando requisitadas. A tecnologia quando voltada para educação ela é planejada pelo educando, numa forma de facilitar e melhorar o ensino-aprendizagem dos seus alunos, apresentando para eles um ensino mais lúdico, motivador, diferente e que desenvolva melhor suas habilidades e compreensão do mundo. Esse artigo teve como objetivo realizar um breve estudo sobre a utilização das tecnologias na Educação Infantil, podendo assim apurar o choque do uso da mesma. A metodologia da pesquisa foi a básica qualitativa de cunho bibliográfico interpretativo, onde utilizou-se de matérias teóricos já publicados para a sustentação de suas discussões.

Fazendo assim com que a compreensão dos conceitos do mundo seja apreciada no seu tempo, e as crianças reconheçam por quais meios elas estão desenvolvendo a sua aprendizagem, havendo assim uma relação entre seu conhecimento e a tecnologia por meio da compreensão e a transformação do saber (MAGALHÃES; RIBEIRO; COSTA, 2015). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN de 1996 afirma que uma das primeiras etapas da Educação Básicas é a Educação Infantil que tem como objetivo o acréscimo Integral da criança tanto nos seus aspectos físicos, sociais, psicológicos e intelectual, que anda de mão dadas com a família e a comunidade (BRASIL, 1996). Desse modo, o trabalho realizado com crianças na idade pré-escolar na escola é a aplicação da valorização da mesma e da sua formação como futura cidadã, assim o ambiente em que os alunos estão inseridas faz se imprescindível de privilégios da utilização da tecnologias que assim possam desafiar e estimular a autonomia, criatividade e o desenvolvimento participativo das crianças (MACHADO, 2004).

Nessa vertente a utilização das tecnologias como aliadas as sugestões curriculares da Educação Infantil, possibilitam que as crianças possam cultivar novas noções, aprendizados e novas formas de pesquisar, perguntar e mostrar sua opinião, havendo uma melhoria na elaboração de ideias por intermédio de um modo mais lúdico e divertido fazendo assim com que esse processo seja mais atrativo (BERLATO, 2016). Vygotsky, profundamente influenciado pelos postulados marxistas, afirma que as origens das atividades psicológicas mais sofisticadas devem ser procuradas nas relações sociais do indivíduo com o meio externo. Já na modernidade foi quando nasceu a relação do homem com o seu meio, e a existência de esforços para extrapolar barreiras naturais presentes, desse modo foi o grande momento do aumento da tecnologia (RAMOS).

Portanto a tecnologia é uma aplicação de teorias, métodos, e aplicações de técnicas, podendo assim se tornar uma ferramenta pedagógica, de tal modo como os computadores, maquinas até mesmo um sistema entre outros. Segundo Berlato (2016), a sociedade apresenta muitos avanços, e o principal é o acesso à informação sendo instantâneo e de forma globalizada. Esses avanços são frutos da evolução tecnologia que nossa sociedade apresenta, de forma eficaz e vertiginosa fazendo com que as pessoas precisem se adequar e aprender a viver nas novas situações. Como foi possível observar as tecnologias estão presentes o tempo todo na nossa sociedade, sendo assim aliada para todos os tipos de atividades. Assim sendo se faz necessário que o professor esteja preparado para realizar a utilização desse recurso, recebendo e sendo preparado a partir de programas ou continuada para que apresente total capacidade de empregar as novas tecnologias na escolar por meio de seus aprendizados pedagógicos.

BEHAR; et al. Para as crianças da Educação Infantil, a utilização da tecnologia precisa ser sistematizado, planejado, do mesmo jeito que as outras etapas de ensino – mesmo que para a criança seja só um brinquedo ou uma brincadeira, para o professor é um recurso valioso - oportunizando que os pequenos se familiarizem com as atividades apresentadas nas tecnologias (MACHADO, 2004, p. Para Vygotsky (1998), a aprendizagem é essencial a partir da experiência social que ocorrerá por intermédio da comunicação e da interação entre os sujeitos, desse modo a utilização das TICs em conjunto das práticas pedagógicas, deverá propiciar a evolução da autonomia, criatividade, organização nos trabalhos em conjunto, ajudando no desenvolvimento do conhecimento e havendo a estimulação e a construção da cidadania do sujeito.

Conforme citado acima, se faz necessário que o educador não esqueça do contexto social e educativo que a criança está inserida, pois suas experiências são importantes no seu percurso como sujeito, além disso o próprio educador não pode deixar de trazer suas experiências de vida que irão influenciar no meio escolar. Atualmente estamos passando por um momento onde se faz muito necessário a interação da criança com as tecnologias, pois com o isolamento social as crianças estão cada vez mais com saudades da escola e perdendo a interação com o meio escolar, desse modo é preciso um olhar diferenciado para que possa existir uma aprendizagem mútua por meio dos pais, familiares, crianças e professores partindo da utilização de ferramentas tecnológicas como WhatsApp, Teams, Zoom entre outras.

Assim é imprescindível o planejamento de atividades virtuais, impressas ou em ambientes digitais para que possam ser realizadas no desenvolvimento do aluno e que haja uma troca de conhecimento, experiências dos professores (GAROFALO, 2020). Desse modo, vem sendo muito utilizado o ensino remoto, a partir da utilização do EAD. Pelo fato da expansão da demanda por formação e qualificação das pessoas e atualmente pelo momento de isolamento, o EAD traz sistemas como ferramentas de apoio que possibilitam a diminuição da distância entre o aluno e o professor, pensando na transformação por intermédio de um ensino eficiente igualmente ao ensino tradicional. Esse ensino tem bases no destaque da UNESCO que fala na necessidade em aprender ao longo da sua vida, aprendendo a ser o que queremos no futuro e aprender fazer, então no ensino remoto o aluno vai ser sempre desafiado a pesquisar, a entender e participar mais ainda de forma eficiente do ensino que lhes é oferecido.

Desse modo, é preciso que os professores participem de processos de formação permanente, eficazes e motivadores ocorrendo assim por meio de uma pratica reflexiva. Portanto, foi possível analisar com esse trabalho, que a utilização dos recursos tecnológicos na sala de aula, ajudam na melhoria do ensino e na aprendizagem das crianças, além de oferecer suporte para os educandos. Nesse sentindo a instituição escola precisa estar presente e ser parceira dos professores sendo a favor das TICs e seus recursos, além de como citado mais em cima na formação continuada e cursos de formação, para que cada vez mais estejamos avançando perante o aprendizado das nossas crianças, assim as mesmas poderão ter conhecimentos significativos e de qualidade. Além de que exista a valorização e apreciação da profissão do professor.

REFERÊNCIAS BEHAR, P. Recursos Tecnológicos da Educação Infantil: Na visão de alguns educadores. Trabalho de Conclusão de Cruso pela Universitátio Católico Salesiano. LINS, p. BRASIL. Lei º 9. Base Nacional Comum Curricular. MEC, 2017. Disponivel em: <http://basenacionalcomum. mec. gov. htm>. Acesso em: 25 junho 2020. KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da infromação. RIBEIRO, M. R. COSTA, F. Tecnologia Digital na Educação Infantil: Um Estudo Exploratório em Escolas de Belo Horizonte, Belo Horizonte , 2015. MENDES, R. S. EXPERIÊNCIAS COM AS TICS E PENSAMENTO COMPUTACIONAL NOS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Monografia, Universidade Federal Rural do Semi-árido. Angicos , p. RAMOS, P. A Inclusão da Tecnologia na Educação Infantil. XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, II Seminário Internacional de Representações Sociais Subjetividade e Educação - SIRSSE, IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD/CÁTEDRA UNESCO, Curitiba , 23 a 26 Setembro 2012.

REGO, T. C. Vygotsy: Uma perspectiva Histórico-Cultural da Educação. SeGET, Resende, p. VYGOTSKY, L. S. A formação Social da Mente. São Paulo: Ltda, 1998.

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