A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CAMPO: um estudo sobre os textos publicados de 2009-2019 em uma biblioteca virtual

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Pesquisa bibliográfica, descritiva de cunho quantitativo. Palavras-chave: Educação infantil. Educação no campo. Práticas pedagógicas. INTRODUÇÃO Entender a educação como processo fundamental ao desenvolvimento intelectual e social do ser humano, nada mais é que identificar que esta educação pode ser dada de diferentes formas e em diferentes ambientes. O papel da educação infantil A educação infantil é de suma importância, visto que “Educação Infantil caracteriza-se por sua especificidade no âmbito da Pedagogia” (ROCHA, 2001, p. Dessa forma, a educação infantil acompanha os primeiros passos da escolarização do ser humano, sendo requisito básico para as fases posteriores da educação como um todo. De um modo geral, tem sido dada pouca importância para a educação infantil, pois ela é tratada ainda como uma área subordinada da Pedagogia, e não como uma ciência autônoma.

Para Mazzoti (1996, p. a educação infantil: “[. MATERIAIS E MÉTODOS O processo em torno da construção deste texto, de fato, foi a união de diferentes métodos de pesquisa, onde a principal forma de pesquisa adotada voltou-se a pesquisa bibliográfica, com característica descritiva e cunho quantitativo. Para Moresi (2003, p. a proposta da pesquisa quantitativa visa: “[. descobrir quantas pessoas de uma determinada população compartilham uma característica ou um grupo de características. Ela é especialmente projetada para gerar medidas precisas e confiáveis que permitam uma análise estatística”. As disputas em torno do ensino primário rural (São Paulo, 1931-1947) Educação primária rural; História do ensino rural; Políticas para o ensino rural; Educação rural no Estado de São Paulo.

Da roça para a escola: institucionalização e expansão das escolas primárias rurais no Paraná (1930-1960) Escola primária rural; Educação rural, Institucionalização e expansão do ensino rural; Estado do Paraná. Escola como agência de civilização: projetos formativos e práticas pedagógicas para a educação rural no Brasil (1946-1964) Escola rural; Estado; Industrialismo. O espírito de horror à vida educativa nos campos: a educação rural paulista nas décadas de 1930 e 1940 Escolas rurais; Escolas isoladas; História da educação; Ensino primário paulista. Formação para o ensino agrícola nos Centros de Treinamento de Professores e de Auxiliares Rurais (1952-1963) Ensino agrícola; Educação rural; Formação de professores rurais. Fonte: Elaborado pelo autor (2019). Dada as proporções de documentos recuperados, pode ser visto que dentre os assuntos abordados a criação de um currículo que vise a formação de professores para o exercício da profissão em ambiente rural esteve em discussão somente 17% das publicações.

Logo, esse percentual demonstra que o assunto formação de professores para o exercício em ambiente rural é pouco explorado pela comunidade cientifica. Segundo Morais (2018) a realidade encontrada pelos professores dentro das localidades rurais tem a ver com o equilibro entre o ensino dos saberes específicos de sua área formação e a valorização dos saberes locais, chamada pela autora de vida campesina. Dessa forma, a formação deste educador precisa ser vista como algo que motive e possibilite essa interação de saberes. REFERÊNCIAS BEZERRA NETO, Luiz. Educação do campo ou educação no campo?. Revista HISTEDBR On-Line, v. n. p. p. Disponível em: http://revista. fct. unesp. br/index. Formação docente e a práxis na educação do campo. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO, 1.

Francisco Beltrão. Anais. Francisco Beltrão: Unioeste, 2018. Disponível em: http://www. academia. edu/download/34168313/MetodologiaPesquisa-Moresi2003. pdf. Acesso em: 13 jun. Revista Brasileira de Educação, [s. l. n. p. abr.

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