A ENGENHARIA E OS AVANÇOS NOS CONTROLES DE PRODUÇÃO E QUALIDADE

Tipo de documento:Resenha

Área de estudo:Engenharia de produção

Documento 1

Cada vez mais a engenharia está mais preocupada com a solução de problemas e com o gerenciamento dos processos produtivos, sem esquecer também do ambiente da fábrica, indústria ou empresa. Com seus avanços consegue maior eficiência na parte produtiva, evita desperdícios, melhora o desempenho das diversas etapas e consequentemente garante uma melhor qualidade. Antigamente o controle de produção era feito somente no final do processo, atualmente ele acontece dentro do próprio processo produtivo por meio da supervisão da produção e acompanhamentos estatísticos, que são exibidos em gráficos, histogramas e outras ferramentas de análise. Nos dias atuais, cada vez mais as empresas planejam, programam e controlam seus processos produtivos de modo eficiente e otimizado para garantir sua sustentabilidade e seu crescimento no mercado.

As empresas perceberam a necessidade de se reinventar enxugando custos e investindo em planejamento e produtividade para obter margens lucrativas e manter o faturamento ativo, buscam atualmente a satisfação dos clientes, pois com as crescentes exigências em relação à qualidade dos produtos, cada vez mais, passaram a ter consciência do potencial competitivo da melhoria da qualidade para a produção dos seus produtos. Embora, os objetivos principais das empresas da construção civil sejam o cumprimento de prazos e orçamentos, se não houver um planejamento e controle da produção eficiente o cumprimento de tais contratos se tornaria mais difícil, porque certamente as condições previstas não ocorrerão. As novidades tecnológicas tem estimulando o desenvolvimento e facilitado a modernização do ramo da engenharia, geralmente diminuem etapas e disperdícios, e consequentemente aumentam a lucratividade para a empresa.

Todas as modernidades da engenharia vão substituindo as tradicionais, no intuito de maior produtividade, numa necessidade prevalente de inovar. O gerenciamento tem por objetivo atingir a qualidade e produtividade na execução, ou seja, visa atingir padrões de prazo, custo e qualidade previamente estabelecidos, e assim ser competitivo e ter lucro. Sendo assim, criaram alguns modelos de conformidade de gestão da qualidade que tem por finalidade melhorar a gestão de uma empresa para otimizar sua produtividade, garantir a satisfação dos clientes e diminuir custos, buscando sempre a melhoria contínua e o aperfeiçoamento dos produtos nas empresas. Com a utilização do ISO 9001, uma empresa aplica nos seus processos padrões para o seu sistema de gestão e qualidade, no entanto, a procura pelo aumento da qualidade do produto é uma das principais motivações das empresas na busca da certificação ISO 9001.

Na inserção do PBQP-H e ISO 9001 a equipe de produção tem um compromisso fundamental na auditoria de certificação ou re-certificação. Na qual, é importante fazer um trabalho de conscientização e treinamento da necessidade da certificação de qualidade para a empresa, além do papel deles nessas rotinas. Deve ser implantadas algumas competências com os encarregados sobre os serviços para que o auditor verifique que o sistema de qualidade está implantado e não tenham “não-conformidades”. Para as empresas, de modo geral, as certificações eleva o nível de qualidade de seus serviços, processos ou produtos devido a sua diferenciação no mercado. PE: LTC, 2013. TOLEDO, José Carlos de et al. Qualidade - Gestão e Métodos. Brasil: LTC, 2012.

41 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download