A ÉTICA NAS RELAÇOES INTERPESSOAIS

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Saúde coletiva

Documento 1

A análise centrou-se em conhecer a Ética historicamente e sua contribuição para o desenvolvimento e evolução do comportamento moral do indivíduo em sociedade. Como resultado, a pesquisa mostra a relevância da Ética nas relações interpessoais como forma de subsidiar as ações do individuo. Palavras-chave: Ética; Trabalho; Comportamento. ABSTRACT This paper aims to analyze the relevance of ethics in the workplace. The research was carried out through strictly bibliographic studies, and its main objective was to investigate and understand the ethical issues related to interpersonal relationships and their implications. Neste sentido, Vaz & Monegato (2010) ressalta que “nossa sociedade vive na atualidade uma redescoberta da ética, obtendo mais exigências de valores morais em todas as instâncias sociais, passando por graves crises de valores, identificada por alguns como falta de respeito” Para a realização desta pesquisa, foi realizado um minucioso estudo bibliográfico sobre o tema na visão de diversos estudiosos, visando compreender a evolução do comportamento humano desde a Grécia antiga até os dias atuais.

Diante dos resultados, pôdese perceber que, atualmente a Ética tem sido muito destacada em nossa sociedade, principalmente pela falta dela. O homem parece perdido nesse mundo de complicações e de falta de cultivo aos valores morais e éticos relevantes para uma vida em sociedade. Diante disso indagamos: Como aprender a viver juntos? O comportamento moral do homem precisa priorizar valores relevantes para uma vida compartilhada com o outro. Savater (2001) destaca que: “[. DALFOVO et al, 2008, apud RICHARDSON, 1989). CONCEITO DE ÉTICA Em busca da conceituação para ética, Moreira (2002) considera que a ética é a educação do caráter, temperamento ou vontade pela razão, em busca de uma vida justa, bela e feliz que o ser humano está destinado pela própria natureza, ou seja, ético é um processo consciente que ajuda a escolher entre os vícios e as virtudes, entre o bem e o mal.

É uma predisposição habitual motivada pelo bem em detrimento do mal, é o combate que se trava contra as fraquezas e os vícios e o consequente cultivo das virtudes e da proteção à vida. Em contrapartida, tem-se por Silvano (2007), que a palavra ética é definida como um conjunto de valores que visam orientar o comportamento do homem em relação aos demais homens na sociedade em que vive, garantindo, igualmente, o bem-estar social, ou seja, ética é a forma de comportamento que o homem deve ter no meio social. Durante muitos séculos tem se arrastado uma grande confusão em torno da ética e da moral. Conforme Alencastro (2010), as coletividades humanas originam ao que é comumente denominado cultura, assim compreendido “tudo aquilo que caracteriza a existência social de um povo ou nação, ou então de grupos no interior de uma sociedade”.

De acordo com Chaui (2001), cada cultura no qual o indivíduo esta inserido ou tera feito sua inserção, há uma influência direta na sua personalidade, visto que o mesmo, agrega os valores que considera essencial onde esta inserido, instituindo, uma moral, concebidos os valores do certo e errado, no que é se tem permição e o que se intitula como proibido, e à conduta correta, que tem sua validação para todos os membros, sem diferença entre eles. No entanto, é que certo que, nem sempre, conforme Sá (2005), as pessoas seguem as regras vigentes no seio social, suplantando muitas vezes os interesses individuais para sobressair o interesse da coletividade, criando conflitos entre a sociedade e o indivíduo, ocasionando consequências para este ou para ambas as partes. De acordo com Alencastro (2010), um ser humano estabelece seus valores sobre seu próprio respeito, como sobretudo aos outros que se fazem presente por meio da convivência social, sendo assim, criada uma dimensão ética, que abrange os princípios que foram formulados por ele, sobre o bom e mal, tendo a contemplação das ações do mesmo, e também de cada indivíduo que está ao seu redor.

Habitualmente, tem-se as ações do indivíduo como reflexos de suas crenças, embora estas também possam divergir do que se crê e, até mesmo, daquilo que se deve fazer. Um dos grandes desafios no ambiente de trabalho é a comunicação. O ser humano possui bastante dificuldade para se comunicar com o outro. Por que isso acontece? Os estudos nos mostraram alguns pontos relacionados ao perfil do indivíduo que está sujeito aos conflitos interpessoais. Aqui expomos um quadro analítico que revela como estaria a postura relacional do indivíduo com o outro: Somos completamente diferentes, somos seres únicos, com pensamentos únicos, todavia, desde o início dos tempos, somos egocêntricos, temos dificuldades para enxergar o próximo como parte relevante em nossa vida. Por isso, quando somos colocados a trocar e compartilhar ideias, cada um busca em “seu mundo” uma maneira que acha mais coerente para debater ou discutir sobre algo, e sempre que isso acontece dá-se inicio a uma gama de conflitos interpessoais, devido o choque de culturas e suas diferenças étnicas.

ESTRATÉGIAS PARA MELHOR A APLICAÇÃO DA ÉTICA NO AMBIENTE DE TRABALHO De acordo com Sá (2005), o ser humano tem a obtenção plena da sua realização e por meio de reconhecimento, por seu desempenho de profissionalismo. Isso tudo, friza o mesmo autor, por provar o seu valor, através de exercícios, por sua habilidade, pelo seu saber, que comprova a personalidade do indivíduo para ultrapassar barreiras. Pois, através de sua profissão que o homem demonstra utilidade para a comunidade. Srour (2008), expoem a existência de disputa acirrada por fatia do mercado consumidor, tornando-se esse ritmo de mudança cada dia mais frenético, fazendo com que a empresa tenha que se adaptar. Em razão disso, deve o trabalhador seguir o mesmo passo, já que, se não houver essa adaptação, o próprio mercado de trabalho o manda para fora.

A partir da definição da problematização do tema, foi possível compreender que a ética é um instrumento fundamental não só para as organizações, mas também para a convivência social de qualquer indivíduo. Assim, fica claro compreender que a ética é a ciência que estudo o comportamento moral dos homens dentro de uma sociedade, sendo que, tal comportamento será refletivo em seu meio de trabalho, podendo trazer pontos positivos ou negativos. Sendo analisada a relevância da ética no meio do operário que o mesmo executa seu serviço, foi possível obter um resultado que demonstra que quando se fala em ética nas relações de trabalho, apenas tem o sentido total da palavra, no momento em que segue buscar novos caminhos no relacionamento humano.

Sendo, a etica nas relações de serviço, fazem sentido aos ter mencionamento a relacionamentos interpessoais, e sua importância para que a organização tenha um desenvolvimento total. A ética, portanto, constitui o alicerce do tipo de pessoa que somos e do tipo de organização que representamos. de; ALYRIO, R. D. BOAS, A. A. V. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada. v. n. p. Blumenau, 2008. br/entrevistas/entrevista. asp?entrlD=94. Acesso em 05 de set de 2020 MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa: Planejamento e execução de pesquisas; Amostragens e técnicas de pesquisa; Elaboração, análise e interpretação de dados. ed. Disponível em http://www. espacoacademico. com. br/040/40pc. meksenas. SÁ, A. L. de. Ética professional. ed. Trad. Marcos Santarrita. ed. Rio de Janeiro: Record, 2005.

SILVANO, Thiago Firmino. VAZ, Graziela Aparecida. MONEGATO, Meline Aparecida. A Ética como diferencial no mercado. Monografia disponível em http://pt. scribd. S. Ética. Trad. João Dell Anna. ed.

99 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download