A Formação e Atuação do Profissional Para o Ensino na Educação Especial Tarefa

Tipo de documento:Resenha

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

RESUMO DA OBRA A obra inicia retomando o Plano Nacional de Educação, que propõe a criação de uma escola inclusiva, dando atenção para a formação docente que, para ser apto para atuar na educação especial, precisa ser detentor de conhecimentos gerais relacionados à docência e de conhecimentos específicos da área, desde uma perspectiva orgânica de estruturação dos conhecimentos. O modelo de escola inclusiva coloca novos desafios para o exercício do magistério, havendo uma cobrança de que o professor dê conta de um largo espectro de conhecimentos. Nesse sentido, são apresentadas três dimensões necessárias para o desempenho da docência: a dimensão dos saberes, que engloba o conjunto de conhecimentos teóricos; a dimensão das competências, que abarca o “saber fazer” do ofício docente; e, por fim, a dimensão das atitudes, compreendida como acreditar no potencial discente.

No segundo capítulo, analisa-se a formação docente a partir da legislação e de pesquisas acadêmicas. A LDB reconhece a importância da formação docente, preferencialmente em nível superior – apenas na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental permite o magistério de nível médio. A formação de professores especialistas poderia transformar essa realidade, mas ainda há pouca procura para a formação em educação especial. A situação das às crianças com deficiência mental é ainda mais precária, pois é preciso estimular os alunos a desenvolver sua compreensão, fato que pode ocorrer em grupos, com a ressalva de que os indivíduos não possuam as mesmas dificuldades. Utilizar tecnologias assistivas adequadas a cada público enriquece o trabalho do atendimento educacional especializado.

O quinto capítulo apresenta o perfil do professor que atua na sala de recursos multifuncionais: formação, atribuições e responsabilidades. Uma educação inclusiva exitosa pressupõe recursos humanos capacitados, reflexivos e críticos. CONCLUSÕES DA RESENHISTA A obra possui uma estrutura muito bem definida, compreendendo: a) formação docente para a educação especial; b) uma apresentação do arcabouço legal que enseja a educação de caráter inclusivo; e c) demonstração de desafios inerentes a essa modalidade de ensino. Com isso, tem-se uma visão ampla da temática estudada. O resgate de pesquisas sobre aspectos pertinentes à educação especial demonstram exemplos práticos de como implementar uma educação inclusiva, superando abordagens meramente teóricas. Fruto de décadas de debates e de extensa legislação, a educação inclusiva só se torna possível com a atuação de profissionais capacitados, tanto em sua formação inicial quanto através de formação continuada, para o respeito à diversidade e à diferença.

CRÍTICA DA RESENHISTA Embora cada capítulo possua uma argumentação própria, em alguns momentos houve uma repetição da legislação, sobretudo em relação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação e à Declaração de Salamanca.

52 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download