A FUNÇÃO DO SUPERVISOR ESCOLAR DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Em toda sala de aula, há uma heterogeneidade que deve ser respeitada pelo professor, porém todos devem ser instigados a aprender e a ser protagonistas desse aprendizado, compartilhando suas experiências e vivências.  A importância da psicologia no processo de ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a diversidade das práticas educativas em que professor e aluno se encontram imersos, e neste senário a educação se desdobra em múltiplos contextos que a organização escolar vive e participa. Palavras-chave: Didática. Ensino. Aprendizagem. Lugar onde não podemos escolher com quem iremos trabalhar, mas todos com um único objetivo de trabalharem conjuntamente durante longos anos da vida profissional, independentemente de se gostarem ou terem os mesmos interesses.

Deste modo ao citarmos Libâneo (1994), dialogar sobre a importância da didática no ensino e aprendizagem expõe uma grande relação com os conceitos empregados para os termos “ensinar” e “aprender” ao passo que estudar psicologia dentro do contexto da educação é buscar compreender o processo de ensino e aprendizagem, a eficiência das estratégias educacionais, ao mesmo tempo observar o funcionamento da instituição escolar enquanto organização. Nesse trabalho fazemos uma revisão bibliográfica tendo como plano de fundo o livro de José Carlos Libânio “Didática” com objetivo levantar e responder questionamentos acerca do tema. Além do livro, para a coleta de dados também usamos os trabalhos acadêmicos de pós-graduação lato censo e stricto sensu buscados de forma específica na internet, considerando os escritos de acordo com a atualidade, apresentados entre o período de 2017 a 2023.

Assim, o critério de busca baseou-se na seleção de textos que citava de alguma forma o tema: “os fatores que influenciam o processo de ensino e aprendizagem dentro das organizações escolares”. A palavra didática tem a sua origem na língua grega, e seu significado é “fazer aprender”, “instruir”, “ensinar” e por muitos anos a Didática, foi compreendida como um conjunto de procedimentos técnicos cujo objetivo principal era o de garantir o bom ensino, baseado em técnicas pedagógicas eficientes e bem conduzidas para produzir a eficácia educativa. No entanto, desde o seu surgimento no campo da Ciência ela foi passando por um longo processo de mudanças: Desde os jesuítas, passando por Comênio, Rosseau, Herbart, Dewey, Snyders, Paulo Freire, Saviani, dentre outros, a educação escolar percorreu um longo caminho do ponto de vista de sua teoria e sua prática.

Vivenciada através de uma prática social específica – a pedagógica -, esta educação organizou o processo de ensinar-aprender através da relação professor aluno e sistematizou um conteúdo e uma forma de ensinar (transmitir- assimilar) o saber erudito produzido pela humanidade. Este conteúdo e esta forma geraram diferentes teorias e diferentes práticas pedagógicas que, ao enfatizarem ora quem ensina, ora quem aprende, ora os meios e os recursos utilizados, sintetizaram diferentes momentos da produção da sobrevivência humana (DAMIS, 1988, p. apud SANTOS, 2014, p. A didática constitui um campo do conhecimento, compreendida por Libâneo (1994) como uma “Teoria do Ensino”, indispensável no processo de formação de todos que se dedicam às práticas educativas, pois esta é a ciência que se dedica especialmente à investigação dos fundamentos e das condições necessárias para que a aprendizagem aconteça.

Atribuições e competências do supervisor pedagógico De acordo com o Guia do Especialista da SEE/MG, as atribuições do supervisor escolar está atrelada à coordenação e a articulação do processo ensino-aprendizagem, sendo o ele juntamente com a direção escolar, responsável pela gestão pedagógica, tendo como eixo principal da gestão pedagógica o planejamento, implementação e desenvolvimento das ações dentro do espaço educacional. No campo da graduação em Pedagogia, as Diretrizes Curriculares definem que a teoria e a prática são indissociáveis, conforme nos afirma Libâneo, A Pedagogia é um campo de conhecimento teórico e de práticas que integra e sistematiza diferentes conhecimentos e processos de outros campos científicos visando dar unicidade à investigação e às ações relacionadas ao seu objeto, a prática pedagógica (LIBÂNEO, 2006, p.

Deste modo de acordo com Libânio (2006), é significativo observarmos que a organização da rotina, do tempo e das atribuições do Supervisor Escolar somente possuem clareza e organização, quando este profissional toma consciência de sua função dentro da instituição escolar onde atua e ao mesmo tempo percebe suas reais obrigações inerentes ao cargo. O Supervisor Escolar necessita se reconhecer como detentor de uma primordial função dentro do ambiente escolar, ou seja, de formador docente e articulador do trabalho coletivo. de 16 de junho de1993, em seu artigo 1º elenca as competências para articular o trabalho pedagógico na escola: 1- Coordenar o planejamento e o implemento do Projeto Político Pedagógico da escola tendo em vista as diretrizes definidas no Plano de Desenvolvimento da escola; 2- Coordenar o programa de capacitação do pessoal da escola; 3-Realizar a orientação dos alunos, articulando o envolvimento da família no processo educativo.

MINAS GERAIS, Resolução n. de 16 de junho de1993). Para que as competências sejam colocadas em prática no fazer do profissional de Supervisão Escolar, a realização exige empenho, foco, dedicação e capacidade de atuar em equipe. O grupo de trabalho é o maior valor que uma escola pode ter, pois é em equipe que se planeja melhor e se contemplam as falas de todas as pessoas que atuam na escola. Nestes termos, como afirma Libâneo (1994), para que a aprendizagem aconteça é preciso que o professor organize o conteúdo de uma maneira a atender as necessidades do aluno para que ele descubra suas possibilidades. Assim, de acordo com o altor podemos definir processo de ensino como uma sequência de atividades do professor e dos alunos, tendo em vista a assimilação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, através dos quais os alunos aprimoram capacidades cognitivas ou seja, pensamento independente, observação, análise e síntese, entre outras.

A principal tarefa do professor é garantir a unidade didática dentro do processo de ensino, no entanto, ensino e aprendizagem são duas facetas de um mesmo processo. De acordo com Libâneo (1994) o professor planeja, dirige e controla o processo de ensino, com o objetivo de estimular e provocar a atividade própria dos alunos para a aprendizagem. Mas, para compreender corretamente a dinâmica desse processo é necessário analisar separadamente cada um dos seus componentes: a aprendizagem, o ensino e a unidade entre ensino e aprendizagem. Desta forma de acordo com Libâneo (1994), ao percorrermos parte dos processos de instrução, podemos notar que o ensino não é apenas mera transmissão de informações. Trata-se, na realidade, de um trabalho de mediação entre os conhecimentos atuais do aluno e as novas matérias do ensino.

  Para tornar a aprendizagem significativa, segundo Moura (2019), professores e alunos devem conceber a construção do conhecimento entre ambos, ou seja, assim como não é somente o professor que ensina, também não é só o aluno que aprende. Durante a fase de desenvolvimento, a criança vai experimentando situações que se configuram em pré-requisitos que serão importantes para o processo da alfabetização. Fatores influenciadores do processo ensino e aprendizagem Os conhecimentos adquiridos pelos professores em relação à psicologia da aprendizagem podem lhe servir de norteadores em muitas situações diante do processo de ensino-aprendizagem. afirmam que, A criança apresenta um quadro de motivação em formação, sendo necessário que os seus responsáveis compreendam os estímulos que a motivam ao aprendizado. Para Vygotsky, o pensamento propriamente dito é gerado pela motivação, isto é, por nossos desejos e necessidades, nossos interesses e emoções.

É preciso incentivar a educação, mas não apenas uma educação fria, sem sentimentos. Educar precisa envolver os alunos, envolver a ponto de marcar de maneira positiva. DURANTE e TABILE, 2017, p. Assim, de acordo com as autoras Durante e Tabile (2017), a motivação dos alunos depende em parte da motivação dos professores, do ambiente escolar, das dinâmicas em sala de aula; e isso influencia no seu grau de aprendizado, visto as atividades motivadoras propostas por professores e as motivações do aluno, em relação à realização do dever de casa e ao entendimento da aula, resultando em maior qualidade do ensino-aprendizagem. Pelo exposto até aqui, as autoras Durante e Tabile (2017), afirmam que é imprescindível, conhecer o padrão de pensamento dos alunos e a partir disto elaborar estratégias de ensino aprendizagem que atendam suas condições concretas, alcançando não apenas os aspectos cognitivos, mas avaliando também os aspectos afetivos dos educandos.

Diante disto cabe discursar um pouco sobre cada um destes aspectos. Em relação ao desenvolvimento da linguagem a partir da alfabetização os educandos adquirem capacidade para dar significado aos termos se constituindo como um meio para ampliar o seu universo de conhecimento. Tudo isso ocorre num processo contínuo e ao atualizarem o estágio das operações concretas, obtendo a capacidade de abstração, eles conseguem desenvolver a consciência crítica, do meio em que vivem. Assim, planejar o trabalho com a equipe de professores requer acompanhamento desses processos didáticos descritos por Cordeiro (2012), e para isso é preciso não perder de vista a função primeira da supervisão é a de planejar e acompanhar a execução e todo o processo didático-pedagógico da instituição, tarefa de importância primordial e de inegável responsabilidade e que encerra todas as possibilidades como também os limites da atuação desse profissional.

Considerações Finais Como dizemos anteriormente ao falarmos sobre a importância da didática no ensino e aprendizagem revela a grande relação entre os conceitos que se emprega para os termos como ensinar e aprender ao mesmo tempo quando fazemos reflexões a respeito da psicologia da educação percebemos também que é compreender o processo de ensino e aprendizagem, a eficiência das táticas e estratégias educacionais dentro do ambiente escolar. Percebemos que o processo de ensino e aprendizagem ocorre de diferentes formas e a função da educação é transformar sujeitos para melhorar o mundo em que vivemos. O objetivo do processo de ensino e aprendizado é a formação do aluno, como ele vai ser capacitado, de quais formas a escola pode ajudar em seu processo de desenvolvimento.

O papel da escola é proporcionar, não somente que o aluno aprenda a ler e a escrever, mas formar o aluno para o convívio, por meio de a educação mudar o rumo da sociedade, pois a finalidade da escola é proporcionar e desenvolver o aluno de forma integral. Os Caminhos metodológicos. In. A constituição do sujeito de aprendizagem: uma experiência da aprendizagem situada no Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá – CEDEP/DF. Brasilia: UnB, 2015. CANDAU, Vera Maria (org. Disponível em: https://edisciplinas. usp. br/pluginfile. php/4398539/mod_resource/content/1/A%20escola%20e %20o%20ensino%20o%20n%C3%BAcleo%20da%20Did%C3%A1tica. pdf. p. LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. Caderno de Boas Práticas do Especialista em Educação Básica.

Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. Guia do Especialista. Instrumento Didático destinado a orientação e suporte do trabalho do Especialista em Educação Básica da Escola Pública. Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Educação Infantil e Fundamental Diretoria de Ensino Fundamental. Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1997. PLACCO, Vera M. N. de S. com. br/editora/anais/conapesc/2019/ TRABALHO_EV126_MD1_SA15_ID2669_01082019195508. pdf> Acesso: em 16 de set. de 2022. VIGOTSKI, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alex N. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

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