A GESTÃO PÚBLICA ESCOLAR ATUAL

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Para compreender de como está constituído a Gestão Democrática nas Legislações pertinentes e de como ela está sendo dirimida nas escolas, foi preciso realizar uma observação e uma entrevista via whatsApp com um diretor da rede municipal de ensino de como ele conduz o seu processo de trabalho. A transcrição dessa entrevista atrelados com a legislação que versa falar da gestão escolar foram confrontadas, analisadas e inferidas nesse estudo, que está a disposição de uma leitura simples e clara, mas que poderá possibilitar inúmeras indagações e cobranças sobre os gestores educacionais de forma a unir pessoas para a concretização de um ensino de qualidade. DESENVOLVIMENTO (REFERÊNCIAL TEÓRICO) Brandão (2018) diz que a relação entre a escola e a sociedade sempre foi de constante troca de ações, debates e construções favoráveis ao desenvolvimento do ensino e de suas ações correlatas.

Isso porque a instituição escolar possui suas estruturas formadas como conceito, legislação e normas, imagem devido a luta da sociedade para torna-la cada vez melhor, sobretudo implicada a ela a construção do conhecimento com qualidade e efetividade. Segundo o autor a Lei 9394/96 foi um dos processos que escola e sociedade buscaram consolidar inúmeros processos e mecanismos para uma educação formadora, interativa e de valorização das pessoas e seus processos, contudo o que está implícita na lei como diretrizes democráticas de gestão, nem sempre se consolida em muitas instituições de ensino. A própria Lei direciona a gestão escolar como autônoma, mas sempre sob-bases de participação da sociedade. A gestão escolar tem autonomia para gerir seus projetos pedagógicos, financeiros e administrativos.

Infelizmente o que diz conforme diz Gracindo (2007) a efetividade delas é morosa e complexa. Complexo porque exige posturas de pensamentos e de paradigmas, que levam anos a ocorrer. Grancindo (2007) fala que a educação deve ser universal e estabelecer condições que garantam aos alunos e toda a comunidade escolar, construção de constantes de diálogos e apontamentos que visem sempre melhorar os espaços escolares. GRACINDO, 2007, p. Hamze (2020) sustenta a tese de que o gestor deve compreender que todo o processo que envolva a qualidade do ensino deve ser global. Nesse sentido, deve criar caminhos para a integralidade das pessoas em tudo o que tangir ao seu funcionamento. Quando o gestor consegue realizar esse processo e consolidá-lo tem reciprocidade de ações, ou seja, a sociedade sempre estará presente na luta efetiva por qualidade de ensino.

Ao passo, segundo a autora, que isso for diferente, a sociedade acaba por se afastar, o que prejudicaria todo o processo de ensino. Sem isso fica deslocada dos interesses sociais. Parceria que sempre foi constituída por lutas e conquistas como apontada por Brandão (2018). PROCEDIMENTO METODOLÓGICO O presente trabalho foi construído por uma entrevista via mídia digital de comunicação. Isso porque a Pandemia do Coronavírus estabelece o isolamento social. Para cumprir o exposto no trabalho usou, portanto esse instrumento tecnológico para realizar uma entrevista que possibilitou construir análises sobre o processo de gestão na escola. Apenas ouvem o que a direção e a parte pedagógica têm a dizer. No dia a dia o diretor constitui um processo de proximidade com tanto com alunos, professores e demais funcionários.

Para ele estar perto das ações pedagógicas e muito mais importantes de que realizar uma gestão apenas administrativa. Nas horas atividades diz que senta junto com a equipe para planejar e estudar índices de avaliações externas aplicadas à escola, mas que fica longe de um envolvimento mais efetivo com o seu Conselho Escolar. Pois segundo ele, as pessoas entram no conselho de forma obrigada. Quando eleito pelos pais, eles o fazem correr atrás de melhorias na escola. Senti, nesse momento, que o diretor teve receio de enfrentar o prefeito com medo de perder a função, o que acontece menos com a indicação ou eleição realizada pelos pais. Apontou nunca ter feito curso em específico para gestão escolar, mas apontou que seria importante.

Em uma análise mais geral pode-se concluir que a constituição da gestão escolar não acontece de forma democrática e participativa, apesar dele estar em função de uma eleição escolhida pelos pais, não indica que sua gestão seja democrática. Isso porque não vislumbrou a vontade das pessoas participarem do processo de ensino. Ainda essa terma não está consolidada tanto para as instituições de ensino quanto para o meio social. É preciso realizar e abrir esse caminho para construir bases de qualidade ao ensino com participação de todas as esferas da sociedade. Só assim pode vislumbrar um futuro melhor para o processo ensino aprendizagem. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRANDÃO, A. L. Escola de Gestores de Educação Básica.

Disponível em http://portal. mec. gov. br/escola-de-gestores-da-educacao-basica. Gestão Democrática. Disponível em https://educador. brasilescola. uol. com. Como se tornou diretor foi eleito pela comunidade escolar ou teve indicação política?.

66 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download