A Gestão Pública Escolar Atual

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Gestão pública

Documento 1

Com o passar do tempo, algumas formas na gestão escolar têm sido testadas, sempre visando melhorar a eficácia da educação. É importante ressaltar que a gestão escolar não se limita a identificar e disponibilizar os melhores conteúdos didáticos e habilitar profissionais para ministrar esse conteúdo aos alunos. A gestão escolar envolve outros elementos, como a gestão participativa, gestão de serviços e recursos e gestão de resultados. PORTAL MEC, 2013). Portanto, conseguir administrar uma gestão escolar de modo satisfatório é um grande desafio para o sistema público. O modelo da gestão escolar deve se diferenciar da administração em geral, em particular da administração empresarial. A gestão escolar é vista por alguns estudiosos como a mediação entre os “recursos humanos, materiais, financeiros e pedagógicos, existentes na instituição escolar, e a busca dos seus objetivos, não mais o simples ensino, mas a formação para a cidadania”.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2006, p. Levando-se em conta os princípios abordados, que basicamente apresenta a escola como elemento decisivo na construção da cidadania, a gestão adotada na atualidade é a gestão democrática. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2006, p. Em seu Art. a Lei 9394/1996, reza que os sistemas de ensino definirão as normas de gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: I – Participação dos profissionais da educação na elaboração do Projeto Político-Pedagógico da escola; II – Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. BRASIL. A proposta do PRADIME, em suma, seria oferecer as ferramentas necessárias para atingir metas estabelecidas.

Uma das formas de se construir uma gestão escolar bem sucedida é aprender dos exemplos. O PRADIME promove encontros com representantes do MEC (Ministério da Educação) e outras Instituições para discussão de programas relacionados à política educacional, apresentando exemplos bem sucedidos da gestão educacional municipal. O PRADIME oferece o curso à distância, visando o aperfeiçoamento dos dirigentes municipais no viés de especialização. O curso aborda questões como a importância do planejamento e avaliação do sistema educacional, gestão orçamentária, infraestrutura de suprimentos e gestão de pessoas. A participação da comunidade, através de representantes nomeados previamente, é fundamental, pois são esses representantes que conhecem mais de perto as demandas educacionais. A sociedade, neste viés, atua de modo participativo ativo, auxiliando na elaboração de normas, atuando como consultoria e fiscalizadora de resultados.

PORTAL MEC). Embora a proposta seja, indubitavelmente, uma estratégia com grandes chances de sucesso, a aplicação dela, atualmente, não tem sido abrangente. A gestão escolar pública, em massa, concorda com a importância participativa da comunidade no entorno da escola para apresentar pontos de vista e demandas pontuadas em relação ao seu público específico. No entanto, o que se presencia na prática ainda é uma gestão centralizada, contrária ao modelo considerado ideal. Poucas escolas realmente inserem a comunidade em suas decisões e pautas administrativas. REFERÊNCIAS BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Básica. mec. gov. br/expansao-da-rede-federal/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/18765-apoio-a-gestao-escolar> Acesso: 07/05/2020. WITTMANN, Lauro Carlos; KLIPPEL, Sandra Regina. A prática da gestão democrática no ambiente escolar.

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