A importância da Contabilidade de Custos

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Contabilidade

Documento 1

Para o estudo desse trabalho foi pesquisado e-book e sites.  Neste artigo é possível encontrar explicações sobre: a gestão de custeio e a definição de cada custo, a margem de contribuição, Formação do Preço de Venda e por fim, encontram-se as considerações finais apontando a compreensão do tema proposto. Gestão de Custos A visão gerencial dos custos se completa quando visualizamos os custos como o centro de processo de informações, onde se recebe, acumula, analisa, interpreta tais dados, produzindo informações para diversos níveis gerenciais. Leone (2000, p. A contabilidade de custos tem como função o acumulo, organização, analise e interpretação dos custos dos produtos em estoque, dos componentes organizacionais, planos operacionais e atividades para determinação de lucro, controle das operações e auxilio ao administrador na tomada de decisão e planejamento.

Martins (2010, p. O custo também pode ser considerado um gasto, mas quando utilizado diretamente na produção é reconhecido como custo. A Despesa é um bem ou serviço usado para obtenção de receita, tanto direta como indiretamente, por exemplo, comissão dos vendedores. Mesmo sendo uma despesa se enquadra na área de gastos. Custos Fixos e Variáveis Os custos fixos são aqueles que não tem alteração em seu valor independente do aumento do volume de produção e serviço realizados. Considerando que o produto apenas absorva os custos de produção, visando os custos de transformação, os atribuídos ao processo de produção, com exceção da matéria prima, analisando centros de custos e setores produtivos deixando de lado os custos das matérias primas obtidas de maneira individual.

MARTINS, 2003 p 65). Custeio por absorção, em uma visão contábil, é o método de custeio no qual todos os custos são considerados inventariáveis, ou seja, o estoque absorve todos os custos produtivos. Horngren; Foster, Datar (2000, p 211) Neves e Viceconti (1995 p. acreditam que os custos dos produtos, devidamente alocados, após a venda do produto final, farão parte do resultado do período. Ponto de Equilíbrio O ponto de equilíbrio é o ponto de atividade onde não há lucro ou prejuízo, ou seja, a receita é igual a custo total, indo além do ponto de equilíbrio, a empresa terá lucro. Segundo Leone (1998, p. Toda empresa deve conhecer seu ponto de equilíbrio e usá-lo como base para tomada de decisão. Segundo Barbosa (2010, p.

Formação e preço de venda Cálculo que tem por base a abrangência e cobertura de todos os custos da empresa e geração do lucro desejado. Pessoas capazes de mudar o fluxo, analisando e gerando planos de melhoramento produtivo, como, diminuição de refugo, melhora na produção, analisa do que precisa ou não ser vendido, o que está ou não parado nós estoques a muito tempo gerando uma despesa ao invés de capital. A contabilidade de Custo como um todo se tornou um diferencial tanto para as empresas quanto para os profissionais. Pois quanto maior o retorno que a empresa tiver, consequentemente maior será o retorno que o profissional terá. Referência Bibliográfica ANDRADE, Maria Margarida de.  Introdução à Metodologia do Trabalho Científico: elaboração de trabalhos na graduação.

BORNIA, Antonio Cezar.  Análise gerencial de custos em empresas modernas. Edição 3ª. Editora Atlas. CONSULTORIA CONCEITO. GIL, Antonio Carlos; Como Elaborar Projetos de Pesquisa.  Edição 4ª. Editora Atlas, 2004. GUERREIRO, Reinaldo.  Estruturação de sistemas de custos para a gestão da rentabilidade. LEONE, George.  Custos: planejamento, implantação e controle.  Edição 3ª. Editora Atlas, 2000. LEONE, George S Guerra, LEONE, Rodrigo José Guerra. Editora Atlas, 2001. MARTINS, Eliseu.  Contabilidade de Custos. Edição 9ª. Editora Atlas, 2003. PORTER, Michael.  Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Edição 12ª. Editora Campus, 1989. REBELATTO, Daisy.

29 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download