A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE PARA O MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Contabilidade

Documento 1

Outra questão importante em todas as organizações que visam um crescimento sustentável é seu código de ética, que fornece uma visão social das estratégias adotadas. As legislações tributárias e trabalhistas também são fatores decisivos para qualquer empreendimento, pois são limitadores para linhas de ação que podem ser prejudiciais para alguma parte envolvida no processo, como funcionários, consumidores ou concorrentes. A metodologia adotada no desenvolvimento deste trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa, cujas informações foram coletadas através de bancos de dados públicos e artigos científicos. Com a pesquisa realizada foi possível constatar que um plano de negócios eficiente é crucial para o crescimento e desenvolvimento econômico de qualquer empresa, proporcionando ao gestor, meios para desenvolver ações lucrativas e de longo prazo.

Palavras-Chave: Plano de Negócio. Outra questão que possui impacto direto na escolha dos clientes é o código de ética e a postura adotada pela empresa, em tempos do politicamente correto e ecológicamente sustentável é necessário desenvolver práticas que visem o bem comum, a sociedade passou a valorizar atitudes que levem em consideração a empatia e a solidariedade. DESENVOLVIMENTO 2. COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS Quando é pensado a respeito da cultura, deve ter em mente que ela vai muito além de características educacionais ou até mesmo conhecimento à respeito das características de outros países. Logo, a cultura envolve o conhecimento, crença, arte, moral, direito, costumes, ou seja, pode-se pensar que o termo cultura perpassa uma construção colaborativa que realiza o direcionamento das ações que são desempenhadas pelos indivíduos em sociedade levando a construção da cultura organizacional.

As pesquisas que envolvem os aspectos da cultura organizacional datam do final da Segunda Guerra Mundial, sendo está influenciada pelo declínio da produção americana e o sucesso das organizações japonesas. Tem-se que as organizações são feitas por meio de diferentes ocupações e profissões, diferentes classes sociais e gêneros, e são talvez propagadas em diferentes regiões. Formando assim, uma base de subculturas que acabam por competir para a definição da realidade da organização. MALCHIORIR, 2018). Assim, é possível compreender quais características são essenciais para que uma empresa cresça economicamente e aumente sua lucratividade, apesar de possuir várias concorrentes em um mesmo ramo de negócio, é possível se destacar e fixar a marca na mente do cliente, fazendo com que seja uma referência no mercado, para isso são necessárias ferramentas de gestão e marketing estratégicos, desenvolvidas ao longo dos anos para consolidar a empresa.

A criação de novas ideias e soluções é primordial para se destacar no mercado competitivo, principalmente em ramos que possuem grande quantidade de concorrentes com padrões de qualidade e preço equivalentes, neste sentido, o que vai diferenciar seu produto ou serviço é a inovação, uma solução diferenciada que proporcione novas alternativas ao consumidor, que se diferencie do habitual e do que se está acostumado. Esse planejamento impacta dentro da nossa sociedade mostrando a nossa responsabilidade e direito como cidadão, devemos exercer e praticar nossos direitos de acordo com a legislação vigente e código de conduta. Os seres humanos, desde os primórdios de sua origem, se encontram em meio à constituição de grupos sociais, e a partir dessa realidade surge a sociologia, buscando compreender as relações que ali acontecem.

O primeiro grupo social ao qual fazemos parte é a família, sendo por meio o aprendizado da língua, cultura e valores. As organizações se constituem por características comuns que fazem com que os indivíduos se unam para alcançar os objetivos que almejam. E para que isso ocorra é necessária a divisão de trabalho, onde cada indivíduo irá exercer uma determinada função buscando assim conquistar as metas que foram estabelecidas pelo grupo. O atingir da excelência corporativa se confunde com questões associadas à obtenção de maiores retornos sobre investimentos realizados, à busca por menores despesas e custos de produção. A ética, bem como os seus pilares estão presentes em todos os processos corporativos desde uma simples contratação de funcionários a um planejamento de ações que deve ser adotado pela empresa visando o seu desenvolvimento e crescimento no mercado.

Logo, o colaborador deve tomar como base decisória os princípios éticos e morais que estão fundamentados em crenças, valores e costumes da sociedade na qual ele se insere. A organização em que ele trabalha também deve acompanhar os princípios que a sociedade possui. Um novo colaborador, quando adentra na organização, este possui contato com uma nova cultura e além de necessitar conhece-la precisa aprender a respeito dos elementos que a compõem e suas características. É constituído pelo Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, com apuração e encerramento das contas realizadas no encerramento do exercício. • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE): apresenta a composição do resultado da empresa em determinado exercício social, como contas de receitas, despesas, lucros e prejuízos acumulados.

• Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA): apresenta a conta Lucros ou Prejuízos Acumulados, complementando as informações do Balanço Patrimonial e DRE. • Demonstração da Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL): acompanha a movimentação ocorrida durante o exercício social nas contas que compõe Patrimônio Líquido. • Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC): seu objetivo é informar a origem dos recursos nas contas de caixa e equivalentes, especificando em que estes recursos foram aplicados. Esta modalidade foi criada pela Lei Complementar 128/2008 e é regida pela Lei Complementar 123/2006, que determina os benefícios e a carga tributária deste tipo de empresa. Uma das maiores vantagens é possuir o cadastro no CNPJ, que pode oferecer descontos em compra de mercadorias, maquinário, equipamentos, baixas taxas de juros em empréstimos e financiamentos, dentre outros benefícios, outra vantagem é a baixa carga tributária, o Microempreendedor Individual paga apenas um valor fixo mensal que inclui todos os impostos, inclusive sua contribuição junto ao INSS, em 2020 o valor é de R$ 53,25 mensais para comércio e indústria, R$ 57,25 para serviços e R$ 58,25 para comércio e serviços.

Para fazer sua inscrição e permanecer nesta modalidade é necessário seguir alguns critérios: não ultrapassar o faturamento de R$ 81. anuais, não ser sócio de outra empresa, contratar no máximo um empregado, exercer uma das atividades econômicas permitidas. O Microempreendedor Individual também tem direito a todos os benefícios junto ao INSS como auxílio doença (cuja carência para recebimento do benefício é de 12 meses de contribuição), licença maternidade (cuja carência é de 10 meses de contribuição) e aposentadoria (que possui carência de 180 meses de contribuição). Neste conceito, temos os 4 P’s do marketing, inicialmente desenvolvidos pelo professor Jerome McCarthy, que são definidos por produto, preço, praça e promoção. Para desenvolver um produto é necessário ter em mente algumas questões como: quais as necessidades e desejos dos clientes que seu produto deve satisfazer? Quais as funções que ele deve desenvolver? Como o produto é fisicamente? Qual seu nome? Qual o seu diferencial? Na Chocolates Sagrado Coração, as necessidades dos clientes são atendidas com uma grande diversidade de produtos disponíveis, desde chocolates ao leite tradicionais até chocolates amargos e com misturas exóticas, desenvolvidos nos mais variados tamanhos e formatos, para que todos os desejos sejam atendidos.

Os clientes também podem fazer encomendas de produtos com especificações escolhidas por eles. O preço é o principal pilar de um negócio, pois é ele que vai decidir o futuro da empresa, o lucro será utilizado para pagar funcionários e fornecedores, investir em inovações e novas tecnologias, custear a manutenção dos equipamentos, realizar o pagamento de impostos, dentre tantas outras obrigações. Por se tratar de uma empresa pequena (microempreendedor individual), a Sagrado Coração oferece uma grande variedade de produtos, inclusive personalizados a pedido do cliente, mas os preços cobrados não oferecem uma grande margem de lucro. A Chocolates Sagrado Coração desenvolveu um planejamento estratégico utilizando as ferramentas da matriz SWOT, tendo resultado no seguinte modelo: ANÁLISE SWOT FORÇAS OPORTUNIDADES FRAQUEZAS AMEAÇAS Como se trata de uma empresa nova no mercado e está desenvolvendo sua marca, os investimentos ainda são grandes e consomem a maior parte dos lucros, fazendo com que o índice de liquidez seja baixo.

À medida que a marca for sendo reconhecida, a meta é ampliar a loja e disponibilizar maior quantidade de produtos a pronta entrega, neste primeiro momento, o foco é ampliar a estratégia de marketing e expandir o alcance no mercado. As datas comemorativas tem um grande impacto no volume de vendas, por isso, produtos especiais são desenvolvidos para cada época, apresentando novos sabores combinados, combos especiais e formatos comemorativos. O grande diferencial da loja é o ambiente personalizado e aconchegante, as matérias-primas de excelente qualidade e o atendimento profissional, que buscam fidelizar o cliente e fazer com que indiquem os produtos para seus colegas. PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO O processo de recrutamento e seleção de uma empresa é de grande importância e deve prezar pela busca de talentos que irão agregar valor e trabalhar para o crescimento da instituição.

Este conhecimento é importante para prestar um atendimento qualificado e personalizado, identificando o produto que melhor satisfaz a necessidade do cliente. PROJEÇÕES FINANCEIRAS E FLUXO DE CAIXA Para planejar as atividades e os investimentos da empresa é necessário levantar dados e informações que irão servir de pilar para o planejamento. Uma das ferramentas utilizadas é a projeção de resultados, que permite prever o volume de vendas e a lucratividade do negócio, com ela é possível fazer uma estimativa da quantidade de vendas dos produtos e compra de materiais, calcular as despesas e analisar a necessidade de investimentos. Estas projeções são realizadas levando em consideração um período determinado, como um mês ou um semestre, trata-se de uma estimativa para o futuro baseando-se nos resultados obtidos até o momento.

Um planejamento financeiro eficaz pode expor diferentes propostas de investimentos ligadas a várias áreas da empresa e orientar na escolha das melhores linhas de crédito e financiamento disponíveis no mercado. Com este trabalho foi possível concluir que não basta apenas uma boa ideia, é necessário investimento em pesquisa de mercado, desenvolvimento de uma gestão estratégica eficiente, inovações contínuas e busca por soluções que visem o bem comum, pois a sociedade está sofrendo uma transformação cultural e é necessário investimentos em ações corporativas sustentáveis para promover um futuro promissor. REFERENCIAS DIAS, Reinaldo. Sociologia e Ética Profissional. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. HOOLEY, Graham J. S; VILGA, V. F. Gestão de projetos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.

A.

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