A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR DOS FILHOS

Tipo de documento:Revisão bibliografica

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Palavras-chave: família, escola, aprendizagem, pais e educação. ABSTRACT This article brings with it a reflection on the importance of the family in the children's school life, aiming at a greater understanding and awareness among parents in teaching their children's learning, since most of the time they play all responsibility for the school, mainly for the teacher for spending most of his school time with his children. It has already been proven in bibliographic research by authors who deal with the mentioned theme that the passive, active, individual and collective participation of parents in their children's school and social life, in their daily lives, is essential, as it interacts more safely and easily with the contents worked in the development of the classes. For this reason, the presence of those responsible for their children in the teaching-learning process is fundamental for the construction of the knowledge of future reflective critical citizens in society.

keywords: family, school, learning, parents and education. A coleta de dados foi realizada no período de 26 de junho a 10 de julho de 2020. Foi definido como critério de inclusão: artigos publicados entre os anos de 2009 a 2019. Para a pesquisa foi utilizado somente artigos com o idioma em português. Posteriormente deu-se a busca dos artigos científicos no Google Acadêmico, que melhor se adequassem aos critérios do tema. Dentre os resultados foram encontrados aproximadamente cerca de 100 artigos, respectivamente relacionados ao tema, porém, foram selecionados apenas 10 para a elaboração do trabalho. Assis,2017). As transformações aceleradas em que a sociedade vem passando, criam cenários sociais, onde as atuais transformações científico-tecnológicas, sociais e económicas também têm levado a favorecer as mudanças na estrutura, organização e padrões familiares, bem como as expectativas e os papéis dos seus membros.

Ronchi e Avellar,2011). Conhecida como a mais antiga instituição social, a família não ficou indiferente perante todas as transformações que a têm atingido e influenciado. O mais importante ainda deveria girar no sentido de qual educação vem sendo construída dentre as famílias, independentemente de como está estabelecida. Assim, como em todas as áreas de atuação, também nas escolas torna-se imperativo planejar, construir seu Projeto Político Pedagógico, definir metas, estabelecer critérios de avaliação e progredir, cada vez mais, no processo educacional de seus alunos. Silva,2014). Além disso, cabe aos envolvidos no processo educacional tomar consciência de suas ações, proporcionando momentos de interação, afeto e compreensão das diferenças encontradas no espaço escolar, viabilizando a inclusão de todos os educandos para que estes possam sentir-se qualificados para uma aprendizagem satisfatória e qualitativa.

Silva,2014). Nessa perspectiva, pode se dizer que o professor não pode afirmar que sua tarefa se reduz apenas ao domínio cognitivo. Por isso, repensar papel da escola e a importância da qualidade implica mudanças nas características pessoais e profissionais das pessoas envolvidas e comprometidas com a educação. Sousa,2014). Ainda nesse contexto, a escola tem a obrigação de formar crianças e jovens capazes de criar, em cooperação com os demais, uma ordem social na qual todos possam viver com dignidade. Para que seja eficiente e ganhe sentido, a educação deve servir a um projeto da sociedade como um todo. Sousa,2014). A educação é um processo de mudança do qual a família, primeiro meio social da criança, precisa fazer parte, e esta participação deve acontecer por meio do auxílio e da motivação no processo de estudo.

Sendo assim a família e a escola são agências socializadoras que, apesar de distintas, buscam atingir objetivos complementares. Sousa,2014). A relação família e escola Para ter sucesso e levar os alunos à aprendizagem, a escola deve contar com a participação ativa de todos os participantes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem como: gestor, os pais, os alunos e os professores. Portanto, para entender a relação escola e família é necessário conceituar escola, pois está ainda é vista como um elemento estranho em meio à sociedade, o que na verdade seu papel deve ser de total atuação, ultrapassando o estágio em que os pais e a comunidade só são chamados para o tomarem conhecimento de resultados. Santos e Toniosso,2014). Para um bom êxito entre família e escola, a gestão precisa ser dinâmica e criar meios para trazer a família e demais setores da comunidade para dentro da escola, promovendo, em todos os sentidos de responsabilidade e de cuidado de um bem que é de todos.

Contar com a participação da família e da comunidade fortalece a segurança e faz com que a escola caminhe na direção de cumprir com a sua missão e persiga seus diferentes objetivos. Sousa,2014). Em síntese, pode se dizer que, com a participação ativa dos pais, ou demais familiares é possível construir uma forma eficaz para o aprendizado, que atenda aos anseios da sociedade e às necessidades dos alunos. Pois quando os pais acompanham a criança ou adolescente em todo o seu processo de desenvolvimento educacional, está se sente valorizada e importante na vida de seus pais. Tais sentimentos somente contribuem para o seu aprendizado. Santos e Toniosso,2014). Existem muitas maneiras dos pais participarem desde processo, sendo que algumas contribuições se tornam muito relevantes como o auxílio nas tarefas escolares, o incentivo à leitura, e o seu envolvimento nos eventos pedagógicos ocorridos na escola.

Sousa,2014). Abreu,2012). Ainda nesse contexto, a família deve manifestar interesse pelas atividades que os filhos realizam na escola, como expressão de sua preocupação pela atuação da instituição e de seu apoio a ela. Abreu,2012). Nesse contexto os pais devem manter contato periódicos com os professores para ter conhecimento constante do processo educativo dos filhos e prestar a colaboração que lhes for exigida por parte dos professores para tornar mais coerente e eficaz a atuação escolar, tanto no campo acadêmico escrito como no mais amplo das atitudes e dos hábitos de comprometimento que se pretende fomentar como parte do projeto educacional da escola. Nery,2014). Observa -se que quanto mais as famílias se envolvem com a educação dos filhos e participam ativamente da sua vida escolar, melhores são os resultados de aprendizagem dos alunos.

Ou seja, a maior participação dos pais resulta em melhores notas, como demonstra os autores dos dez artigos analisados. A seguir foi discutido as características das interações entre família, escola e comunidade, sobre as quais foi possível identificar certo grau de consenso entre os autores, além das principais perspectivas futuras apontada por eles sobre o potencial que essa interação pode contribuir para uma escola interativa, participativa e engajada. Segundo eles, essa interação também proporciona impactos positivos na melhoria do clima escolar e redução da indisciplina. Porém segundo alguns autores, o desafio é como fazer. Talvez, conhecer o tipo de família que ela está lidando, seja o ponto de partida para tal problema. Conforme este estudo, diferentemente do passado, existe vários núcleos familiares no seio de nossa sociedade e, cabe a escola conhecer e se inteirar sobre essas mudanças a fim de adaptar suas ações.

A importância de a família participar do mundo escolar da criança, apesar dos seus compromissos profissionais, é imprescindível diante da necessidade que ambas têm de se comprometerem no processo educacional do aluno. Diante dos compromissos da escola, ou seja, seus planejamentos voltados para a formação do ser e sua inclusão numa sociedade democrática e cidadã, verificou-se que, cabe a ela proporcionar, além de reuniões interativas, formativas e dinâmicas, momentos democráticos de aproximação e interação com a família para que ambas consigam formar seus filhos e alunos em verdadeiros pensadores, empreendedores, sonhadores, líderes não apenas do mundo em que estamos, mas do mundo que somos. Nessa perspectiva, entende-se que não basta conseguir somente que o aluno passe de ano, é preciso que ele consiga se interagir com o mundo na finalidade de alcançar seus objetivos de vida e isso só acontecerá se haver uma relação entre família e escola.

planalto. gov. br/ccivil_03/Leis/L9394. htm. Acesso em: 10 de julho de 2020. – ASSIS, Loureiro, Marta. Relação Família- Escola:Educação Dividida ou Compartilhada? International Jornal of Developmental and Educational Psychology, vol. núm. pp. Disponível em: <https://www. br/familia/filhos/como-vencer-a-falta-de-tempo-para-osfilhos-17465. html. Acesso em 10 de julho de 2020. – REINECK, Elisabete, Jussara. A Participação da Família no Contexto da Escola Contemporânea. vol. n. pp. ISSN 1677-1168. Disponivel em: http://pepsic. html. Acesso em 10 de julho de 2020. – SAMPÁIO, Leite, Talita. A importância da Relação Família e Escola na Formação do Aluno. Fauldade Cearense, 2012. Disponível em:< https://www. gog-search. com/?source=4607f8d0101740c6b17890b58d79ca07>. Acesso em 10 de julho de 2020. – SOUSA, Santos, Guedes, Socorro do, Maria.

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