A Importância da Família no Aprendizado Escolar

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Melhorar a comunicação, o diálogo e a convivência entre educando e educadores. Hoje é comum em nossas escolas a não participação da família na vida escolar da criança, percebemos que isso acontece por vários motivos, seja qual for a causa deve ser solucionado da melhor forma. A parceria escola-família que é o exercício no desenvolvimento do aluno, visto que a família que são trabalhadas as primeiras formações morais. Conclui-se que é necessário a união família-escola na condução do processo educacional dos alunos com o objetivo comum a aprendizagem escolar. Palavras-chave: Parceria escolar. O fechamento de escolas e universidades obrigou o sistema educacional a recorrer aos modelos de ensino a distância. Alunos e pais tiveram que se adaptar, em um curto espaço de tempo, ao uso de novas tecnologias de ensino e interação através de plataformas.

A família ficou com esse papel importantíssimo do aprendizado de seus filhos, houve um grande impacto no aprendizado perdendo o foco e em suas novas adaptações aulas online, plataforma e uma maior participação da família. Durante a pandemia viu-se a necessidade do reinvento no mercado de trabalho contemporâneo. Realizar um trabalho junto aos familiares é fundamental para garantir uma conformidade das atividades do ensino. Desenvolvimento É sabido que a relação família-escola é essencial para contribuir para o desenvolvimento integral da criança. Ninguém duvidaria que a educação é uma tarefa compartilhada entre pais e educadores. E não há nada mais essencial do que abrir canais de comunicação entre o lar e o centro educacional. Estabelecer uma ação conjunta e coordenada que contribua decisivamente para o desenvolvimento intelectual, social e emocional da criança.

Tais ideias serão revistas nos tópicos que se seguem. Paulo Freire disse: “Ninguém luta contra as forças que não compreende, cuja importância não mereça, cujas formas e contornos não discerne” (1979, p. A escola e a família devem aprender a trilhar de forma unida esse caminho complexo que é a constituição de propostas educacionais inclusivas para todo e qualquer aprendiz. Devem, juntas, aprender a discernir quais são as amarras que, de fato, impedem ou atrapalham o acontecimento de uma educação de qualidade para todas as crianças, adolescentes e jovens da educação básica brasileira, tanto na rede pública quanto na rede privada. ILLERIS, 2013). A importância da família Antes de darmos início a importância da presença familiar na escola para o ensino e aprendizagem da criança, é preciso entender o contexto de aprendizagem.

O potencial e a influência de ambos os contextos aumentarão se ambos os sistemas estabelecerem relações fluidas, complementares, cordiais e construtivas que visam otimizar o desenvolvimento infantil. O relacionamento de colaboração é possível se houver: delimitação clara de papéis e responsabilidades; confiança dos pais no saber profissional dos professores; os professores devem reconhecer a família como primeiros educadores. POLONIA; DESSEN, 2005). O que será aprendido depois na escola deverá continuar sendo moldado pela família de acordo com a realidade e a forma de ver o mundo década instituição familiar. No que se refere à presença da família na escola, há muito que ser considerado. As relações entre pais e professores devem ser cordiais e amigáveis, a fim de chegar a um acordo sobre objetivos, critérios educacionais e tratamento com as crianças, a fim de aproveitar a infância e construir uma personalidade equilibrada.

Em suma, a colaboração estabelecida entre a família e a escola deve tender a transformar esses dois contextos em comunidades de práticas educacionais compartilhadas. POLONIA; DESSEN, 2005). Um bom relacionamento entre pais e professores facilitará o processo de ensino e aprendizagem da criança. Portanto, esse relacionamento deve ser cordial e amigável, gerando um bom clima de confiança entre eles. A família deve opinar e informar a escola sobre o nível de autismo do seu filho como meio de conscientizar os professores e orientá-los para os devidos cuidados. POLONIA; DESSEN, 2005). Mesmo diante de tantos pontos a favor da participação da família na escola, o que vemos ainda hoje, é a dificuldade que ela tem de interagir com o corpo diretivo e ter essa participação mais ativa e mais próxima.

Assim, o que é observado, é que em muitos casos a reuniões obrigatórias que correm durante o ano são realizadas somente com o intuito de apresentar aos pais o comportamento ruim dos seus filhos e a notas baixas. BARROS, 1998). Conclusão A família possui atualmente uma grande importância para as escolas, pois está auxiliando alunos não somente no que se refere às práticas do conhecimento como muitas vezes é apontado, mas serve como um meio de a gestão controlar ou ter conhecimento de todas as atividades realizadas no aprendizado. Considere-se estabelecer uma comunicação entre os pais e a escola, porque essa parceria traz inúmeros benefícios que contribui de forma assertiva para o aprendizado. Dessa forma a escola passará a ter um controle maior e informações precisas de como estão ocorrendo às atividades, quais os pontos que precisam ser melhorados ou aperfeiçoados para que ela obtenha certo êxito no que realiza.

Observando todos os pontos apresentados ao longo do trabalho percebe que apresentam uma grande necessidade principalmente da escola-família, visando verificar de que forma os seus professores têm se comportado e quais posturas têm sido aplicada por eles na realização de suas atividades. A psicopedagogia apresenta ainda uma grande necessidade de incorporar as escolas internas em suas ações, buscando melhorar cada vez mais o desenvolvimento das suas atividades e observar os pontos organizacionais que precisam ser revistos para conceder aos seus alunos um serviço de qualidade. Inclusão: Rev. Educ. Esp. Brasília, v. n. Acessado em: 08/02/2023. DE AQUINO, C. Como aprender: andragogia e as habilidades de aprendizagem. ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. Teorias Contemporâneas da Aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013. POLONIA, Ana da Costa and DESSEN, Maria Auxiliadora.

Em busca de uma compreensão das relações entre família escola. Psicol. org/10. S1413-85572005000200012. Acessado em: 08/02/2023. OLIVEIRA, M. C. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

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