A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA CORPORATIVA COM ÊNFASE NA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Finanças

Documento 1

As ferramentas associadas à governança corporativa referem-se aos aspectos estruturais, processos e, principalmente, a relação do setor de TI – Tecnologia da Informação com os outros setores da organização, visando o aumento de qualidade sobre o cotidiano das atividades da organização, de maneira que os gestores realizem cada tomada de decisão com maior eficiência. Com base neste contexto, a presente pesquisa destacou o seguinte questionamento: quais as principais vantagens competitivas da governança corporativa com ênfase na TI para a gestão das organizações? Quanto ao objetivo geral desse estudo, foram analisadas as principais características sobre governança corporativa e governança de TI. Sobre os objetivos específicos, destacam-se: descrição sobre conceitos e características da TI e das TICs – Tecnologias da Informação e da Comunicação; caracterização de aspectos conceituais e mercadológicos sobre governança corporativa; análise sobre as vantagens competitivas da governança corporativa e da governança de TI para a gestão das organizações.

O presente estudo foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica narrativa, no qual foram analisadas as principais vantagens competitivas da governança corporativa com ênfase na TI para a gestão das organizações. Palavras-chave: Competitividade. Keywords: Competitiveness. Corporate governance. IT Governance. Information and Communication Technologies. Decision Making. Com base neste contexto, a presente pesquisa destacou o seguinte questionamento: quais as principais vantagens competitivas da governança corporativa com ênfase na TI para a gestão das organizações? Quanto ao objetivo geral desse estudo, foram analisadas as principais características sobre governança corporativa e governança de TI. Sobre os objetivos específicos, destacam-se: descrição sobre conceitos e características da TI e das TICs – Tecnologias da Informação e da Comunicação; caracterização de aspectos conceituais e mercadológicos sobre governança corporativa; análise sobre as vantagens competitivas da governança corporativa e da governança de TI para a gestão das organizações.

O presente estudo foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica narrativa, no qual foram analisadas as principais vantagens competitivas da governança corporativa com ênfase na TI para a gestão das organizações. A presente pesquisa foi estruturada da seguinte maneira: no primeiro capítulo, é realizada a introdução, com descrição sobre os objetivos gerais e específicos, justificativa, problema, metodologia e demais questões introdutórias ao presente estudo; no segundo capítulo, são descritos conceitos e características da TI e das TICs – Tecnologias da Informação e da Comunicação; no terceiro capítulo, são caracterizados aspectos conceituais e mercadológicos sobre governança corporativa; no quarto capítulo, são analisadas as vantagens competitivas sobre a governança corporativa e a governança de TI para a gestão das organizações; no quinto capítulo é descrita a metodologia aplicada ao desenvolvimento da presente pesquisa; na última etapa, finalmente, são descritas as considerações finais, onde são abordadas as conclusões sobre o presente estudo.

REFERENCIAL TEÓRICO 1. Isso significa que não basta apenas adicionar ou liberar novas tecnologias na organização e considerar apenas as questões financeiras, mas trabalhar na perspectiva de implementar o alinhamento estratégico nas organizações, pois essas atividades se traduzem em melhoria do desempenho organizacional (BERGERON et al. Podemos, portanto, concluir que o sucesso do ajustamento depende das dimensões sociais e intelectuais e é fortemente influenciado pela cultura organizacional (AVISON et al. CAMPELL et al. Por meio de pesquisas referente à relação entre gestores e proprietários de diversas organizações, identificaram-se valores referente ao custo máximo e custo mínimo quanto ao agenciamento financeiro, e como tais custos são considerados mercadologicamente. Para exemplificar, se acontecer dos sócios de fora da entidade e com mínimas oportunidades de controlar as tarefas dos administradores perceberem o aumento dos gastos daquela filial, conseguirão extrair do valor das ações no instante em que a entidade desejar obter capital no mercado, fazendo assim com que a empresa arque com os gastos realizados por ela (JENSEN; MECKLING, 2016).

Inicia-se, no meio do próprio método da governança, a igualdade e inclusão, já que a boa governança deve garantir igualdade de todos os grupos diante dos propósitos sociais, deve-se buscar a promoção do crescimento econômico dos demais grupos da sociedade; a tomada de decisão deve garantir que os membros da sociedade em sua totalidade façam parte com eficiência e precisão para executar os efeitos desejados pelos grupos sociais (CALAME; TALMANT, 2011). GOVERNANÇA CORPORATIVA E TI Governança de TI é utilizado referir-se ao modo como as pessoas responsáveis pela governança de uma empresa julgarão a TI em supervisão, fiscalização, controle e direção. O modo como a TI é utilizada na empresa terá uma grande expectativa sobre o entendimento da visão, da missão e dos propósitos da estratégia da empresa.

A governança de TI é a evidência dos privilégios de decisão e do framework de obrigações para incentivar a conduta esperada no uso da TI, e compreende o método responsável pela classificação de obrigações e privilégios sobre as decisões de TI, assim também pela gerência e domínio dos recursos tecnológicos da empresa, procurando, desse modo, assegurar o nivelamento da TI às estratégias e aos propósitos da organização (WEILL; ROSS, 2016; LUNARDI, 2018). Os conceitos de Governança de TI detêm características que tratam de estrutura, métodos, domínio e pessoas da TI, nivelamento da TI com os procedimentos de negócio estratégicos e propósitos da empresa, tomada de decisão e criação de valor para a empresa (PETERSON, 2014; ALVES et al.

Apoiada por revisão bibliográfica narrativa, o embasamento teórico da presente pesquisa foi baseado por consultas em livros, revistas acadêmicas, artigos científicos e websites na Internet reconhecidos na área científica. A revisão bibliográfica proporcionou sustentação teórica a situações exigidas, bem como na definição de termos específicos referente à área pesquisada. A natureza de uma pesquisa qualitativa apresenta as seguintes características: tem o ambiente natural como fonte direta dos dados e o pesquisador como principal instrumento; os dados coletados são predominantemente descritivos; a preocupação com o processo é muito maior que com o produto; o significado que as pessoas dão as coisas e à sua vida são focos de atenção especial pelo pesquisador; a análise dos dados tende a seguir um processo indutivo (LÜDKE; ANDRÉ, 2017).

A pesquisa bibliográfica é o levantamento ou revisão de obras publicadas sobre a teoria que irá direcionar o trabalho científico o que necessita uma dedicação, estudo e análise pelo pesquisador que irá executar o trabalho científico e tem como objetivo reunir e analisar textos publicados, para apoiar o trabalho científico. Para Gil (2002, p. Segundo o autor, esse modelo inclui significado, motivação, aspirações, valores, etc. incluindo objetificar fenômenos, graduar a descrição, compreensão, interpretação e comportamento preciso da relação entre o global e o local. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS As tomadas de decisão da governança de TI são concentradas e posicionadas em áreas de TI ou unidades de negócios e estão em geral estritamente ligadas a temas internos da empresa, o que significa que diretorias de TI são estabelecidas por direção de diminuição de gastos, em vez de colaborar para modelos inovadores de fazer negócio (ALVES et al.

Várias pesquisas apontam que a governança de TI é usada nas empresas por intermédio de um grupo de metodologias que se referem à estrutura, aos procedimentos e à relação da TI com os demais setores de negócio (PETERSON, 2014; ALVES et al. Os alicerces se relacionam com os responsáveis pelas ações de TI e as várias comissões na tomada de decisões. REFERÊNCIAS AVISON, D. JONES, J. POWEL, P. WILSON, D. Using and Validating the Strategic Alignment Model. ALVES, C. R. C. RIEKSTIN, A. C. Políticas e práticas de governança corporativa em empresas brasileiras de capital aberto. v. abr. mai. jun. n. p. DOMINGUES, Alexandre Albuquerque et al. Gestão estratégica de tecnologia da informação: estudo sobre a aplicação da TI como suporte de decisão as organizações.

v. Percepção dos gestores de TI em relação às práticas de governança de TI adotadas em empresas do Rio Grande do Sul. v. n. pp. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, 2019. Tese (Doutorado de Administração). UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2018. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. PETERSON, R. R. Integration strategies tatics form information technology governance. In: Van Grembergen W. V. VAN GREMBERGEN, W. V. DE HAES; GULDENTOPS, E. Structures, processes and relational mechanisms for information technology governance: theories and practices. In: W. J. S. da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. HENDERSON, J. C. VENKATRAMAN, N. São Paulo: Atlas, 2007. KOCHE, José Carlos. Fundamentos de Metodologia Científica.

Petrópolis: Vozes, 2003, p. KAPLAN, R. TALLON, P. P. KRAEMER, K. L. Investigating the Relationship between Strategic Alignment and IT Business Value: The Discovery of a Paradox.

55 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download